Aborto - Terá a Igreja legitimidade para opinar?

PeLeve

Well-known member
Já sei que esta questão aqui foi abordada pela vertente da opinião pública geral, mas a questão que aqui trago é profundamente diferente, porquanto diz respeito a dogmas e às suas raízes mais profundas na história do Homem, nas quais a Igreja tem estado sempre presente como pretensa "verificadora de consciências"!

Já tive "acesas discussões", noutros contextos, sobre a legitimidade, ou não, da Igreja opinar sobre este tema, assistindo a diversas opiniões! Uns dizem que os padres têm tanto direito a opinar sobre as decisões da vida e da morte como qualquer outro ser humano, mas outros defendem que os padres não fazem parte dessa equação na medida em que não vivem o problema na sua génese nem na sua possibilidade de escolha, pois não têm filhos (...), nem intervém na formação das famílias, não podendo, desse modo, ser nem parte do problema nem da solução...

E vocês, o que acham?

Pode a Igreja opinar, fazer alguma força, sobre esta questão? Terá moral, "propriedade", legitimidade para intervir no tema tentando pressionar as conciências e as opiniões?

todos temos direito a uma opinião,
era o que faltava silenciar a igreja...
voltamos à ditadura? dass...

Só é contra quem quer que o sim
ganhe à força.

citação:Originalmente colocada por andmiguel

a minha resposta é: nem pensar, nunca já mais em tempo algum!

num estado laico as religiões não podem ter nenhuma influencia!

tudo dito, podem fechar! ;)

Um tópico bastante interessante, Pé Leve.

Não votei na Poll que colocaste porque julgo faltar uma opção," poder opinar", isto é, acho que toda a gente tem direito de opinar agora legitimidade ou moral para proibir... já é outro assunto.

Eu não sou apologista, das ideias, crenças ou seja o que for da igreja ou de outra religião qualquer mas respeito as ideias de cada um.

Agora ao que interessa..., "que a igreja tem moral, propriedade ou legitimidade para intervir", de maneira nenhuma.

Não concordo que digam o que cada um deve fazer. Todos temos uma consciência( embora por vezes pareça que só funciona em algumas pessoas)e como tal, a igreja não tem direitos sobre o que cada um deve ou não fazer.

Opinar sobre algo é uma coisa, fazer lei dessa opinião é outra... e completamente diferente.;)

Talvez, não sei, não tenho opinião

Nem sei bem porque escolhi esta opção...basicamente cada um pode dar a sua opinião, tal como eu tenho a minha...;)

As religiões podem dar a sua opinião e têm toda a legitimidade para o fazer. É um meio para informar os seus seguidores da sua visão sobre um determinado assunto.

Tem exactamente o mesmo direito que qualquer cidadão lambda...

Inferteis, gays, solteiros, ect... não deveriam ter esse direito so por nao ter familia ?!?

citação:Originalmente colocada por yaris

Um tópico bastante interessante, Pé Leve.

Não votei na Poll que colocaste porque julgo faltar uma opção," poder opinar", isto é, acho que toda a gente tem direito de opinar agora legitimidade ou moral para proibir... já é outro assunto.

Eu não sou apologista, das ideias, crenças ou seja o que for da igreja ou de outra religião qualquer mas respeito as ideias de cada um.

Agora ao que interessa..., "que a igreja tem moral, propriedade ou legitimidade para intervir", de maneira nenhuma.

Não concordo que digam o que cada um deve fazer. Todos temos uma consciência( embora por vezes pareça que só funciona em algumas pessoas)e como tal, a igreja não tem direitos sobre o que cada um deve ou não fazer.

Opinar sobre algo é uma coisa, fazer lei dessa opinião é outra... e completamente diferente.;)
Obrigado!

Quanto ao que está a bold considerei essa opção na possibilidade "Sim, mas não devem expressar a sua opinião publicamente" (edit: mas, ainda assim, "afinei" a poll)!;)

Não percebo como a religião vos incomoda tanto..
Então se os partidos políticos podem intervir e dar a sua opinião porque não pode a Igreja ou qualquer outra confissão religiosa?
Mais, a Igreja não 'faz força'. A Igreja tem a sua posição. Só a segue quem quiser.
Eu como católico ainda não ouvi um único padre a fazer 'lavagens' sobre o aborto..

Boas Mário!

Num contexto um pouco diferente do que escreveu o pé leve mas em que a igreja intervem... Tenho a dizer-te que eu não sou casada pela igreja. Tenho uma sobrinha de 11 meses e a minha irmã fazia questão que eu fosse madrinha mais o meu marido, da menina.

Não existe nenhum padre nos arredores que aceite baptizar a menina se não nos casarmos pela igreja.

Já nem se trata de opinar sobre o facto de não sermos casados pelos olhos da igreja, trata-se de não baptizarem a criança porque eu - futura madrinha- sou casada pelo civil.

Desculpem ter saído um pouco do descrito no tópico, mas era só para mostrar a mentalidade da igreja ainda nestes casos. E como conseguem cativar as pessoas...

citação:Originalmente colocada por pensante

todos temos direito a uma opinião,
era o que faltava silenciar a igreja...
voltamos à ditadura? dass...

Só é contra quem quer que o sim
ganhe à força.

cada um tem direito à sua opinião, não vamos impor a opinião da igreja, isso sim é ditadura.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

As religiões podem dar a sua opinião e têm toda a legitimidade para o fazer. É um meio para informar os seus seguidores da sua visão sobre um determinado assunto.

Opinar, aceito que as religiões opinem, quer em nome individual quer em nome colectivo....

Fazer lobbye, bem hoje em dia toda a gente faz lobbye para tudo e mais alguma coisa....

O que eu não aceito, é que as religiões tenham poderes legislativos ou governamentais, ou qualquer outro tipo de influencia directa sobre os órgãos de soberania...

Felizmente o nosso estado é laico, por isso diga o que a igreja disser, é apenas uma opinião que não tem influencia DIRECTA sobre as decisões governamentais...

Pessoalmente penso que a Igreja pode, e deve, ter a sua opinião sobre o tema, afinal os padres são homens de pleno direito, como nós!

Mas, é há sempre um "mas", não considero próprio que tentem impor a sua opinião, conforme, e bem, referem quer a yaris que o Excalibur! É que essa opinião é, demasiadas vezes, imposta de forma intimidatória e claramente manipulativa, tudo fazendo para manipular as conciências, aliás como fazem relativamente à política...

Atenção que esta minha opinião é sobre tomadas de posição, nunca sobre as pessoas!

Obviamente que têm direito a dar a sua opinião.

Se é manipulativa? Talvez. Tal como é a dos partidos políticos sobre esta mesma matéria.

Todos pretendem atingir os seus intentos e usam as armas que têm à disposição para o fazer.

Ultimamente tem-se assistido muito à tentativa de fazer da Igreja uma espécie de força obscura. Como se por algum motivo tivessem menos direitos que os outros. Não se vê, todos os dias, pessoas em jornais, revistas, televisões, internet, etc, a dizerem parvoíces? A fazerem campanhas, a manipularem pessoas, a dizerem falsidades?...

Se eu, como ateu, acho que a Igreja tem vindo a ser muito mal tratada, questiono-me o que acharão os crentes.

Voltar
Superior