Aborto - Terá a Igreja legitimidade para opinar?

Eu longo da história sempre se deu demasiada importancia á opinião dos padres, devemos caminhar para a religião não intervir na vida politica nem na vida pessoal de cada um.

se eu nao mando nos dinheiros que eles gastam nas decorações de igrejas..... sustentação dos vicios careiros de toda a elevada comunidade religiosa... bispos cardeais e afins ate chegar ao papa... se eu nem sequer vou com os ideais deles... porque raio devem eles opinar sobre o que faço ou deixo de fazer....

Estamos a falar da Igreja como um todo ou estamos simplesmente a falar de padres individualmente ?

É que eu quando se trata do meu trabalho eu defendo a ideia da minha organização que pode ou não ser coincidente com a minha ideia pessoal ....

citação:Originalmente colocada por yaris

Boas Mário!

Num contexto um pouco diferente do que escreveu o pé leve mas em que a igreja intervem... Tenho a dizer-te que eu não sou casada pela igreja. Tenho uma sobrinha de 11 meses e a minha irmã fazia questão que eu fosse madrinha mais o meu marido, da menina.

Não existe nenhum padre nos arredores que aceite baptizar a menina se não nos casarmos pela igreja.

Já nem se trata de opinar sobre o facto de não sermos casados pelos olhos da igreja, trata-se de não baptizarem a criança porque eu - futura madrinha- sou casada pelo civil.

Desculpem ter saído um pouco do descrito no tópico, mas era só para mostrar a mentalidade da igreja ainda nestes casos. E como conseguem cativar as pessoas...

De que zona és ?
Já ouvi e já tive conversas com vários padres a afirmarem claramente que padrinho pode ser qq um, casado ou não pela igreja, solteiro divorciado, viúvo .....
Esses padres estão "fora do contexto" da Igreja ....

citação:Originalmente colocada por Nephilim
devemos caminhar para a religião não intervir na vida politica nem na vida pessoal de cada um.
então para que serve a religião?
pensava que era uma forma de estar na vida.
se a tua religião diz que deves defender a vida (e logicamente ser contra o aborto), porque é que vais contra isso?

as diversas religiões (e a "igreja" dominante em portugal) querem difundir uma filosofia de vida, como tal é natural que apresentem o seu ponto de vista. e os supostos "crentes" deviam seguir esse ponto de vista. ou são crentes ou não.

PS: eu não tenho religião nem ligação politica de qualquer espécie.

Omega eu vivo na zona de Sintra. A minha irmã é da Póvoa de sta Iria.

Na Póvoa, foi-lhe negado e na Amadora também( zona dos meus pais), em Belas também...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Pessoalmente penso que a Igreja pode, e deve, ter a sua opinião sobre o tema, afinal os padres são homens de pleno direito, como nós!

Mas, é há sempre um "mas", não considero próprio que tentem impor a sua opinião, conforme, e bem, referem quer a yaris que o Excalibur! É que essa opinião é, demasiadas vezes, imposta de forma intimidatória e claramente manipulativa, tudo fazendo para manipular as conciências, aliás como fazem relativamente à política...

Atenção que esta minha opinião é sobre tomadas de posição, nunca sobre as pessoas!

Ninguém é obrigado a ser manipulado, temos 1 cabeça com um cérebro lá dentro.

Omega eu vivo na zona de Sintra. A minha irmã é da Póvoa de sta Iria.

Na Póvoa, foi-lhe negado e na Amadora também( zona dos meus pais), em Belas também...

Escrevam uma carta ao Cardeal Patriarca de Lisboa a perguntar como devem proceder.

citação:Originalmente colocada por Omega

Boas Mário!

Num contexto um pouco diferente do que escreveu o pé leve mas em que a igreja intervem... Tenho a dizer-te que eu não sou casada pela igreja. Tenho uma sobrinha de 11 meses e a minha irmã fazia questão que eu fosse madrinha mais o meu marido, da menina.

Não existe nenhum padre nos arredores que aceite baptizar a menina se não nos casarmos pela igreja.

Já nem se trata de opinar sobre o facto de não sermos casados pelos olhos da igreja, trata-se de não baptizarem a criança porque eu - futura madrinha- sou casada pelo civil.

Desculpem ter saído um pouco do descrito no tópico, mas era só para mostrar a mentalidade da igreja ainda nestes casos. E como conseguem cativar as pessoas...

De que zona és ?
Já ouvi e já tive conversas com vários padres a afirmarem claramente que padrinho pode ser qq um, casado ou não pela igreja, solteiro divorciado, viúvo .....
Esses padres estão "fora do contexto" da Igreja ....

Ali o de Évora não foi nessa conversa. E penso que a regra seja essa, se não és casado pela igreja não podes ser padrinho. Tal como não é muito bem visto (e muitos padres não aceitam) seres padrinho sem seres baptizado e sem teres a 1ª comunhão.

Omega, com todo o respeito, eu nem gosto destas coisas...

Adoro a minha sobrinha mas andar a chatear-me com estas coisas... não é vida para mim.

Foi só um aparte ao que estava a ser comentado porque para ser madrinha da minha irmã, já fui um pouco contrariada.

Sem querer ofender ninguém mas eu quando posso recuso casamentos e baptizados,etc...

Sou o que escrevi mais acima...

Claro que podem opinar!
Mas que moral é que uma "empresa" como a igreja tem par o fazer, se muitos dos abortos são feitos pelos "seus"?!

Que valor pode ter a opinião deles, quando até são contra o preservativo?!

Acho que a igreja "diz" não tem nenhum valor moral, seja qual for o assunto!

Eles não são exemplo para ninguém, antes pelo contrário!

Eles que não deêm muito nas vistas, para ver se continuam a ter fieis ("ceguinhos") para os sustentar!!

Sinceramente, não sei como é que ainda existem pessoas que, depois de saberem como a igreja "funciona", continuam a ir lá levar dinheiro![8][8]

Como qualquer um de nós, também a igreja tem toda a legitimidade para opinar e manifestar publicamente a sua opinião e de influênciar os outros!

No tópico "Aborto - Sim ou Não?" eu manifestei publicamente a minha opinião e através da mesma deu para ter uma ideia de qual será a minha intensão de voto.

Opinar, claro que pode. São pessoas de pleno direito.

Deve contudo, na minha opinião, abster-se de tentar influenciar a opinião de outrém.

citação:Ninguém é obrigado a ser manipulado, temos 1 cabeça com um cérebro lá dentro.

Se me disseres que nunca foste influenciado por nada/ ninguém, dou-te os meus parabéns ! És capaz de ter sido a 1ª pessoa no mundo a quem isso aconteceu !

Eu acho bem que a Igreja defenda as suas ideias. Se concordamos ou não com elas, cabe a cada um decidir. Como qualquer movimento a favor do sim ou do não, também a Igreja tem todo o direito de defender as suas convicções.
O que não falta por aí são pessoas que escolhem não ter filhos e que concerteza terão uma opinião sobre o problema do aborto em Portugal.

citação:Originalmente colocada por PowerSlide

Eu acho bem que a Igreja defenda as suas ideias. Se concordamos ou não com elas, cabe a cada um decidir. Como qualquer movimento a favor do sim ou do não, também a Igreja tem todo o direito de defender as suas convicções.
O que não falta por aí são pessoas que escolhem não ter filhos e que concerteza terão uma opinião sobre o problema do aborto em Portugal.

Ora aí está. Eu também não sou treinador de futebol mas mando palpites sobre táctica e tenho direito a fazê-lo.

citação:A Igreja tem direito à sua opinião, mas que a guarde para si própria. Já todos sabemos o que diz a Bíblia e Roma sobre este assunto...

Para além disso acho que a igreja deve-se limitar aos assuntos da alma e deixar os politico-sociais para o povo e governantes pois igreja e politica dão raia....E todos sabemos o poder perigoso que a igreja pode exercer quando anda metida com a politica...

Voltar
Superior