ABS - Dùvida

Centro de colisão é onde as oficinas de marca mandam arranjar os sinistrados. Ora se te dirigires a um, evitas pagar a margem da marca.
Ng te vai propor um bom negócio para o teu salvado. Toda a gente vai dizer que não vale nada. É a regra nº 1 do comprador de salvados.:sh)

No teu lugar, procurava um centro de colisão ou uma oficina jeitosa em chapa ( devem existir várias na tua zona).

Penso que a melhor forma de procederes é pagares o "desmancho" numa oficina jeitosa ( ou centro de colisão) e só depois poderás ter uma ideia do custo real da reparação.

Em breve terei orçamento na Marca. Para já vou atacar por aí. Curioso é um concessionário cobrar Orçamento (em caso de não reparar lá o carro) e outro não cobrar. A olhómetro no primeiro atiram para 15000+€ e no segundo para ~10000€. Outra coisa engraçada é o conceito de Orçamento Aberto. Que é como quem diz, 15000 podem-se transformar em 18000 ou 20000 ou. É aberto pessoal!:confused:

Em ambos os Concessionários fazem lá a reparação, não enviam para Centros de Colisão. Eu sinceramente estou inclinado para a Marca (alguém já disse que eu era filet mignon para as Marcas [:blush:]). O descanso não tem preço, por assim dizer. Mas nada é definitivo.

Obrigado pela ajuda[;)]

Primeira coisa, estás bem, estás vivo, não te aleijaste. Só isto já é óptimo.
Segundo, velocidade e percepção de velocidade são coisas muitíssimo diferentes. Da mesma forma que distância para parar e parar efectivamente também o são. O que te pareceu uma travagem má, é bem possível que até tenha sido uma travagem excelente. Depende das condições em que foi feita, se demoraste a reagir ou não, etc...O facto do teres saído sem mazelas já leva a crer que o embate terá sido a velocidade moderada porque raras são as vezes a que se embate perto da velocidade a que se circula - ainda bem!
Terceiro, o ABS só se nota quando se bloqueiam as rodas. Travagens fortes podem ou não bloquear as rodas e portanto é possível que o ABS não tenha actuado ou tenha actuado por breves instantes, pelo menos na fase inicial da travagem. Na fase final, quase que aposto contigo que o pedal até podia estar a gritar que tu não ias notar, a tua atenção estava toda virada para o acidente que estava a ver a acontecer e que já estavas a prever não conseguir evitar.
Claro que ainda assim é possível que tenha falhado qualquer coisa, mas penso que o problema é a percepção que temos da situação que é sempre condicionada pelos nossos sentidos.

Em forma de exemplo, se formos a 150 Km/h e ao nosso lado for um carro a 160, ele "vai devagar", se estivermos parados e passar um a 50, parece um foguete. Se travarmos sem nada à frente é uma grande travagem, se for frente a um obstáculo o carro parece que nunca mais pára.

Bom Post sem dúvida! Falas bem quanto à percepção porque afinal também é disso que se trata. Como disse há pouco só me apercebi que ía demasiado depressa quando travei e realizei que ía bater. Lembro-me até de ter ficado furioso comigo mesmo. Até aí ía a velocidade normal, pensava. Rapidamente a minha percepção mudou, portanto.

O último exemplo que dás focas os princípios da relatividade, neste caso de velocidade relativa, e de facto assim é o universo.

Mas! Mas ainda digo que o carro travava mal! Mesmo antes do acidente, digo. Aliás juntamente com o deficiente Ar Condicionado, o mau escalonamento das mudanças e insuficiente binário era dos pontos que pretendia referir no questionário que nunca cheguei a responder da Millard Brown.

Bom Post sem dúvida! Falas bem quanto à percepção porque afinal também é disso que se trata. Como disse há pouco só me apercebi que ía demasiado depressa quando travei e realizei que ía bater. Lembro-me até de ter ficado furioso comigo mesmo. Até aí ía a velocidade normal, pensava. Rapidamente a minha percepção mudou, portanto.

O último exemplo que dás focas os princípios da relatividade, neste caso de velocidade relativa, e de facto assim é o universo.

Mas! Mas ainda digo que o carro travava mal! Mesmo antes do acidente, digo. Aliás juntamente com o deficiente Ar Condicionado, o mau escalonamento das mudanças e insuficiente binário era dos pontos que pretendia referir no questionário que nunca cheguei a responder da Millard Brown.

e que te disseram relativamente a isso na oficina?

Bem, isso levado ao limite deveriamos todos andar a uns 30km/h*... Ou deveríamos?

Mas eu admito-me culpado, pois reconheço velocidade excessiva.

*Suposição: Vais na faixa da esquerda a rolar a 100/120 em fila semi-compacta, toda a rolar na boa. De repente o carro à tua frente trava a fundo. Ele não tem luzes de travão e naturalmente não tens hipótese de travar a tempo. Como não conseguiste parar, ías com velocidade excessiva?
Aquela parte do "parar no espaço livre e visível" é mesmo a definição legal do que é a velocidade adequada. É óbvio que para respeitar completamente este princípio, nalgumas situações teríamos que andar muito mas muito devagar.

e que te disseram relativamente a isso na oficina?

"Pode ser que dê para ver na centralina". Não se puseram de fora, eles sabem que nem sempre os carros vêm perfeitos (a título de exemplo o meu BMW vinha com o sistema Start/Stop avariado). Quando mandar o carro arranjar vou pedir para verificarem se havia algo de errado com os travões.

"Pode ser que dê para ver na centralina". Não se puseram de fora, eles sabem que nem sempre os carros vêm perfeitos (a título de exemplo o meu BMW vinha com o sistema Start/Stop avariado). Quando mandar o carro arranjar vou pedir para verificarem se havia algo de errado com os travões.

eu estava a dizer antes, como te queixavas disso devias ter perguntado na oficina

Bem, isso levado ao limite deveriamos todos andar a uns 30km/h*... Ou deveríamos?

Mas eu admito-me culpado, pois reconheço velocidade excessiva.

*Suposição: Vais na faixa da esquerda a rolar a 100/120 em fila semi-compacta, toda a rolar na boa. De repente o carro à tua frente trava a fundo. Ele não tem luzes de travão e naturalmente não tens hipótese de travar a tempo. Como não conseguiste parar, ías com velocidade excessiva?

nessa suposição sem duvida que seguias em velocidade excessiva e a culpa do embate era tua.

No caso deste acidente só tens alguma hipótese de por o seguro de um dos outros carros a pagar o arranjo do teu se tiver existido uma invasão da tua faixa de rodagem.

Por exemplo segues na faixa da esquerda e seguem 2 carros na faixa do meio que tem um acidente e em consequência desse acidente um dos carros vai imobilizar-se na faixa da esquerda, acabas por embater no carro que se despistou, ai em teoria a culpa pode ser assacada ao seguro do carro que invadiu a tua faixa de rodagem. (as companhias de seguros é que vão tentar enrolar isso ao máximo)

Voltar
Superior