Abs

O Abs não é nada de extraordinário, permite travar sem bloquear as rodas o que te permite travar e desviar de um obstáculo ao mesmo tempo.

Se a tragavem for efectuada sempre em frente sem mudança de trajetorias um carro com abs e outro sem a distância deve ser a mesma, creio eu. Vais é ter mais desgaste no pneu num carro sem Abs.

Utilizei poucas vezes e as travagens foram sempre em frente, nada de desvios.

Isso depende. Repara numa coisa: os carros, devido à transferência de massas, têm muito mais força de travagem à frente do que atrás. Por esta razão, eles bloqueiam as rodas da frente antes das de trás. Se fizeres uma travagem a fundo, sem ABS, numa estrada em que o atrito é diferente de um lado e de outro da estrada, vais ter uma das rodas da frente a bloquear antes da outra e o carro entra em pião. Isto acontece muito no Inverno, especialmente com chuva. Por exemplo, numa estrada em que haja sujidade acumulada do lado direito, que "empapa" com a chuva, ao fazer uma travagem numa passadeira, com uma roda na parte pintada e outra no alcatrão, quando uma das rodas passa por cima de um pouco de gelo, etc.

Uma coisa que noto (e num Mégane II de 2003 que tive era demais), em descidas com aquelas linhas pintadas em relevo atravessadas antes das passadeiras, o ABS actua e parece que "solta" o carro, tendo eu de aliviar a pressão no pedal e voltar a pressionar senão parece que não trava. Nestas situações, é simplesmente porque as rodas perdem momentaneamente a aderência com a estrada devido ao ressalto do relevo da linha. Mesmo com amortecedores e pneus novos (o carro tinha acabado de sair do stand) era mato isto acontecer. Com o Altea, acontece menos (talvez por ser mais pesado) e com o iQ também acontece bastante. Agora, se preferia fazer o mesmo sem ABS, não posso dizer que sim.

img263m.jpg

img264c.jpg

Voltar
Superior