[Economia] Acabar com o dinheiro moeda

BrunoBrlto

New member
Vemos todos os dias noticias sobre evasão fiscal, apreensão de material, dinheiro e afins.
Todos vemos o que se passa nas feiras, na restauração e comércio onde não se passa fatura.
Todos sabem de que vivem os lideres das claques desportivas, e muito “empresário” que os rendimentos não batem certo com o nível de vida que tem.

Por outro lado, começa a fazer menos sentido andar com dinheiro físico. Já é possível fazer pagamentos com o telemóvel e usar cartão é banal.

Pergunto-me muitas vezes porque não se acaba com o dinheiro moeda.

Sabendo que a economia paralela representa 15% do PIB (fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/117761/2/303930.pdf), isto seria equivalente ao orçamento do estado para a saúde, educação e sobrava outro tanto.
Ao acabar com o dinheiro moeda, os bancos centrais deixariam de ter o custo do próprio dinheiro moeda, que daria para suportar o investimento em terminais de pagamento automático (TPA), tornando-se assim gratuitos para as empresas. (https://expresso.pt/sociedade/2016-12-17-O-dinheiro-tambem-tem-preco)
O crime relacionado com a obtenção de dinheiro fácil, teria que forçosamente de baixar, tendo também um impacto positivo na economia e na vida do cidadão comum.

O fim do dinheiro moeda não seria um benefício para uma sociedade mais justa e equilibrada?

Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.

nao da ainda
a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar
:sh)

os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa

Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura. [;)]

o estado já tem demasiado poder e controle sobre os cidadãos

além disso o estado tem sempre aonde malbaratar dinheiro, não é bem visto dizer isto mas se o estado conseguir deitar mão a mais dinheiro a carga fiscal aumenta, aficiencia da economia diminui e a melhoria dos serviços públicos não chega para compensar esse aumento do peso do estado na economia

mas acredito que venha a ser uma realidade, pois mais cedo ou mais tarde os estados podem sentir a necessidade de controlar o mais pequeno movimento de todas as pessoas

Não podem controlar mais.

Se acabar o papel moeda simplesmente outras formas de pagamento ganham destaque como ouro ou outros metais.

Não te esqueças que acabar com o dinheiro em papel não significa necessariamente que passas a controlar todos os passos de toda a gente. Continua a ser possível fazer muita falcatrua.

E não te esqueças principalmente de que a tecnologia evolui, prova disso são as crypto moedas. Fossem as crypto moedas mais estáveis em termos de cotação e seriam de longe a maneira mais fácil de guardar dinheiro de forma totalmente anónima e segura. [;)]

Cryptomoedas e anonimato é um mito. Uma criptomoeda assente em blockchain contém em si mesma todas as transações a que foi sujeita desde a sua criação!

Nos países do Norte da Europa a esmagadora maioria dos pagamentos é feita com cartão, incluindo quantias muito pequenas. Evoluirmos para isso é bom para toda a gente, as vantagens são diversas. Desde o conforto na utilização passando pela mais difícil evasão fiscal.

Contudo não acho possível acabar com o numerário/moeda física. Ou sequer desejável.

Numa sociedade onde todo o dinheiro é virtual, um qualquer governo tem poder para automaticamente desvalorizar o dinheiro dos seus cidadãos de um dia para o outro. Podemos achar um exemplo de extremo mas essa possibilidade passa a existir e isso constitui um risco. E só a existência desse risco diminui a liberdade dos cidadãos.

Acho também que, só essa possibilidade, levaria a um aumento da constituição de poupanças em produtos físicos móveis (ouro, por exemplo) que possam ser transportados e mantidos na posse factual. Era literalmente andar para trás, ao tempo prévio à existência de notas.

P.S. Infelizmente o contactless está muito atrasado em Portugal e os comerciantes continuam muito resistentes ao uso dos TPAs para valores <5 euros. As taxas devem ser elevadas para muitos deles, é a única explicação.

Não faz sentido. Basta eu querer viajar, por exemplo, para outro local do mundo e precisar de levar dinheiro físico.

Para isso acontecer teria de ser uma concertação global, que não será tecnicamente possível. Logo a ideia morre na praia.

Falava em Portugal, e em concreto na Europa / Zona Euro.
Quando se vai a outro país que não tenha euro, como se faz?... "compra-se" moeda com cartão.

nao da ainda
a maior parte dos sitios nem tem mb o que me irrita
alias andava a tomar cafe aqui no unico sitio com mb e o dono viu e chamou-me a atençao "isso da-me prejuizo"
fui a app do banco e enviei-lhe carta com o pagamento de 250 euro de cafes ao longo dos tempos para eele me mandar as taxas para pagar
:sh)

os chinocas uma chave nao dava tive que pagar 1 euro a mais e recusaram o mb tive que ir levantar dinheiro a c d c
se ha coisa que me irrita é os atrofios por causa da recusa

A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

A minha sugestão vai nesse sentido, os TPAs e taxas associadas serem gratuitas para o comércio. O dinheiro que não se gasta a fazer o dinheiro fisico, podia ser utilizado para suportar esse custo.

Eu ainda vou mais longe: nos restaurantes, nos cabeleireiros e nas oficinas de automóveis SÓ se devia poder pagar com cartão :sh)

Ia ser um fartote [:)]

Portugal, dez anos depois …

Telefonista: Pizza Hut, boa noite!

- Cliente: Boa noite, quero encomendar Pizzas…

- Telefonista: Pode-me dar o seu NIN?

- Cliente: Sim, o meu Número de Identificação Nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.

- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. O seu endereço é na Avenida Paes de
Barros, 19, Apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo?
O telefone do seu escritório na Liberty Seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel
é o 96 266 25 66, correcto?

- Cliente: Como é que conseguiu todas essas informações?

- Telefonista: Porque estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

- Cliente: Ah, sim, é verdade! Quero encomendar duas Pizzas: uma Quatro
Queijos e outra Calabresa…

- Telefonista: Talvez não seja boa ideia…

- Cliente: O quê…?

- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão
e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de
vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.

- Cliente: Claro! Tem razão! O que é que sugere?

- Telefonista: Por que é que não experimenta a nossa Pizza Superlight, com
Tofu e Rabanetes? O senhor vai adorar!

- Cliente: Como é que sabe que vou adorar?

- Telefonista: O senhor consultou a página ‘Receitas Gulosas com Soja’ da
Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 14:27 e permaneceu
ligado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão…

- Cliente: Ok, está bem! Mande-me então duas Pizzas tamanho familiar!

- Telefonista: É a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos
quatro filhos, pode ter a certeza.

- Cliente: Quanto é?

- Telefonista: São 49,99.

- Cliente: Quer o número do meu Cartão de Crédito?

- Telefonista: Lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. O
limite do seu Cartão de Crédito foi ultrapassado.

- Cliente: Tudo bem. Posso ir ao Multibanco levantar dinheiro antes que
chegue a Pizza.

- Telefonista: Duvido que consiga. A sua Conta de Depósito à Ordem está com
o saldo negativo.

- Cliente: Meta-se na sua vida! Mande-me as Pizzas que eu arranjo o
dinheiro. Quando é que entregam?

- Telefonista: Estamos um pouco atrasados. Serão entregues em 45 minutos.
Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar
duas Pizzas na moto, não é lá muito aconselhável. Além de ser perigoso…

- Cliente: Mas que história é essa? Como é que sabe que eu vou de moto?

- Telefonista: Peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas
prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga e
então, pensei que fosse utilizá-la.

- Cliente: Foooddddddd…….!!!!!!!!!

- Telefonista: Gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado… Não se
esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em
público a um Agente da Autoridade

- Cliente: (Silêncio).

- Telefonista: Mais alguma coisa?

- Cliente: Não. É só isso… Não. Espere… Não se esqueça dos 2 litros de
Coca-Cola que constam na promoção.

- Telefonista: O regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo
095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas
diabéticas…

- Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou atirar-me pela janela!!!!!

- Telefonista: E torcer um pé? O senhor mora no rés-do-chão…!

copiei esta coisa da net
fala de dinheiro físico, mas a ideia de copiar para aqui é para dar a perceber o tipo de conhecimento que a eliminação do dinheiro físico dá ao estado

o estado, que pode configurar-se num vizinho qualquer, passa a poder saber os mais ínfimos pormenores da vida de cada pessoa e passa por isso a ter um poder enorme sobre ele

a simples escolha de uma refeição pode ser condicionada pelo estado

não são estáveis, porque a confiança não é assegurada por uma entidade central, mas por um mecanismo de consenso.

o conceito é interessante e meritório, mas para moedas continuo a achar que o modelo mais estável é mesmo confiança numa entidade central.

o blockchain tem centenas de outras aplicações que provavelmente terão mais sucesso que as moedas.

Voltar
Superior