Academia de código - Alguém conhece?

senhorpedro

New member
Bom dia caros.
Alguém conhece a academia de código? É uma empresa que dá formação na área da programação. São formações intensivas de 3 meses naquilo que eles designam por bootcamps que funcionam em algumas cidades do país. Não é necessário ter qualquer experiência na área das TI para as poder frequentar e os relatos dos vídeos promocionais vão no sentido de a formação ter mudado a vida às pessoas que as frequentaram. Não duvido que a área das TI seja talvez a área profissional que tem o futuro mais risonho, mas pergunto-me se será tanto assim ou se não passa do compreensível marketing.

Nesta medida e porque me poderá interessar enquanto projeto futuro, gostava de saber se alguém tem conhecimento da qualidade da formação e da aceitação por parte do mercado da malta "graduada" por lá.

Ora bem, pegam em malta sem experiência em TI e em 3 meses de formação intensiva a malta sai de lá a programar mais que o "Hello World"?

Oh pá, não duvidando mas duvidando, gostava de entrevistar alguém nessas condições...

Não digo que não aprendam programação, mas vai faltar muita coisa...

Tens link para o programa curricular?

Naturalmente que isso pode abrir portas a muita gente.
Não duvido que alguém que tenha jeito natural para programar, e um cérebro ágil, consiga ter sucesso profissional com isso.
Mas há que ver que os cursos são isso mesmo : alicerces e não a casa toda.
Por muito bons que os bootcamp sejam, porque depois há coisas que só os anos de experiência conseguem polir.

Vai daí, acho que pode ser uma boa aposta, mas não é para qualquer um.

Tambem há umas coisas parecidas em termos de administração de sistemas para quem percebe zero de informática. São cerca de 9 meses em que se começa com aulas básicas de HW e SW e depois se vai até ao MCSE, passando por MCSA, etc.
Até podem sair de lá a saber muita coisa, mas além do jeito natural, têm de se aplicar mais do que numa universidade.

Sou advogado e face a outros colegas meus, até nem me posso queixar muito em termos de trabalho.
No entanto, estou a ponderar mudar de área de trabalho e isto pode ser uma hipótese.

Naturalmente que isso pode abrir portas a muita gente.
Não duvido que alguém que tenha jeito natural para programar, e um cérebro ágil, consiga ter sucesso profissional com isso.
Mas há que ver que os cursos são isso mesmo : alicerces e não a casa toda.
Por muito bons que os bootcamp sejam, porque depois há coisas que só os anos de experiência conseguem polir.

Vai daí, acho que pode ser uma boa aposta, mas não é para qualquer um.

Tambem há umas coisas parecidas em termos de administração de sistemas para quem percebe zero de informática. São cerca de 9 meses em que se começa com aulas básicas de HW e SW e depois se vai até ao MCSE, passando por MCSA, etc.
Até podem sair de lá a saber muita coisa, mas além do jeito natural, têm de se aplicar mais do que numa universidade.

Concordo em absoluto.
Apenas acrescento que na Academia de Código o valor do curso é obsceno!
Dá para pagar as propinas de uma licenciatura e mestrado.
Também tive em 2016 ideias de ingressar na Academia de Código para acelerar um pouco o meu crescimento (não tenho Lic mas trabalho na área da programação) mas facilmente desisti.
Com uns livros, videos de indianos no Youtube e um PC juntamente com um bom (grande) par de horas consegues quase chegar ao mesmo lugar.
Apenas a prática te leva lá.

Concordo em absoluto.
Também tive em 2016 ideias de ingressar na Academia de Código para acelerar um pouco o meu crescimento (não tenho Lic mas trabalho na área da programação) mas facilmente desisti.
Com uns livros, videos de indianos no Youtube e um PC juntamente com um bom (grande) par de horas consegues quase chegar ao mesmo lugar.

De facto, é muita pasta. Mas considero que investimento pessoal é o melhor que se pode fazer e, portanto, caso valha a pena, não me importo.

Tens raciocínio lógico / matemático?

Se sim, faz uns bons cursos online. Se tiveres sucesso e começares a encarar como um desafio, vão te dar as mesmas valências que essa academia.

Se não tens, não é a academia que te vai tornar num bom programador.

ve o EDX.ORG, tens la muito curso de programação (e de muitas outras areas) dos mais variados niveis (desde introduction to computer science até algorithms and data structures, ou mesmo artificial intelifence/machine learning) e custa bola. so pagas se quiseres o certificado autenticado.

Isso começou com um conjunto de univesidades norte americanas (entre as quais, o MIT que antes até ja disponibilizava gratuitamente muito do seu material) e foi crescendo. Atualmente ja tens cursos da fundação linux e até da microsoft.

Alem deste, ainda tens outros sites como o coursera ou o audacity, e de certeza que ha mais.

ve o EDX.ORG, tens la muito curso de programação (e de muitas outras areas) dos mais variados niveis (desde introduction to computer science até algorithms and data structures, ou mesmo artificial intelifence/machine learning) e custa bola. so pagas se quiseres o certificado autenticado.

Isso começou com um conjunto de univesidades norte americanas (entre as quais, o MIT que antes até ja disponibilizava gratuitamente muito do seu material) e foi crescendo. Atualmente ja tens cursos da fundação linux e até da microsoft.

Alem deste, ainda tens outros sites como o coursera ou o audacity, e de certeza que ha mais.

Como assim custa bola? Todos os que vi eram a pagar.

Não sei se te safas por aqui... https://www.academiadecodigo.org/

Não tem grande info...

"Vais poder desenvolver um full-stack programming mindset que te permitirá transitar livremente entre back-end && front-end like a bo$$. Experimentarás as mais actuais técnicas de produção de software, num ambiente de singular criatividade e disrupção, altamente estimulante e descontraído. Tornar-te-ás fluente em boas práticas de programação e acelerarás as tuas mad development skills recorrendo às frameworks mais cool available to mankind. But, above all, vais aprender a aprender; o que é, basicamente, a skill mais útil que se pode ensinar a um programador EVER!"

Isto não diz nada... é só chavões... [:D]

Concordo em absoluto.

6.5k???

Realmente...

Como assim custa bola? Todos os que vi eram a pagar.

podes fazer curso em modo audit. tens o curso feito mas não tens um certificado. se quiseres um certificado bonito e integração com linkedin e por ai fora, ai sim vale o preço. Se so te interessa o conhecimento, o modo audit serve perfeitamente. Pelo menos, era assim quando eu os fazia.

CT1AWuy.png

Tudo depende do objectivo. Mas para aprender a programar ou ficar, pelo menos, com umas bases isto é mais que bom. Depois, é como ja disseram acima: só com experiencia é que se vai subir o nivel, até lá não ha curso que safe o pessoal.

Concordo em absoluto.
Exacto.
Mas, já agora, quanto custa uma coisa destas de bootcamp de programação?

Sou advogado e face a outros colegas meus, até nem me posso queixar muito em termos de trabalho.
No entanto, estou a ponderar mudar de área de trabalho e isto pode ser uma hipótese.

Advogado e vais mudar para IT?

Qual é a ideia? O que procuras/pretendes em termos profissionais?

Nunca pensei sobre isso, e também sou dos “Direitos”.

A Critical Software tem um programa de reconversão profissional para as TI, em que pegam em pessoal de outras áreas e lhes dão formação, e têm tido bastante sucesso. Claro que o objectivo não é tirarem dali licenciados em código, mas até têm arranjado bons profissionais.

Algum link para a Critical?

Eu tenho 42 anos, trabalhei em informática até 2005 mas por opções e oportunidades do momento sai da área até agora.

Por acaso até tenhho noções de programação e isso não é nenhum bicho.

Já pensei seriamente em um dia investir e reconverter-me.

De facto, é muita pasta. Mas considero que investimento pessoal é o melhor que se pode fazer e, portanto, caso valha a pena, não me importo.

Então podes começar por isto: https://online-learning.harvard.edu/course/cs50-introduction-computer-science?delta=0
Curso CS50 de Harvard. Custa 0€.
Um dos cursos de computer science mais reconhecidos a nível mundial. Pelo que sei é um dos requesitos para entrar na ACademia de Código.
Eu fiz e gostei muito.

Advogado e vais mudar para IT?

Qual é a ideia? O que procuras/pretendes em termos profissionais?

Nunca pensei sobre isso, e também sou dos “Direitos”.

Não sei se exerces e o que exerces. No entanto, falando da advocacia, acho que já viveu os anos de ouro. É complicado cobrar dos clientes, o que se recebe do apoio judiciário envergonha a classe e não justifica o trabalho. Para além disso, é uma profissão cheia de encargos: CPAS, quotas, renda de escritório, etc. Sobra muito pouco no final do mês. E eu até nem me posso queixar muito porque ainda vou tendo trabalho e tenho umas avenças que me equilibram as contas. Daí estar a pensar em mudar de rumo. Obviamente que, caso isso se venha a concretizar, vou suspender a inscrição na OA e posso reativa-la sempre que quiser. Portanto, a "qualidade" de advogado nunca vou perder.
TI, porque neste momento é um dos ramos mais promissores e existe existe este género de formações que pode significar a transição para uma carreira com mais futuro e estabilidade.

A UPskill parece ser porreira.

Back