Academia de código - Alguém conhece?

Não sei se exerces e o que exerces. No entanto, falando da advocacia, acho que já viveu os anos de ouro. É complicado cobrar dos clientes, o que se recebe do apoio judiciário envergonha a classe e não justifica o trabalho. Para além disso, é uma profissão cheia de encargos: CPAS, quotas, renda de escritório, etc. Sobra muito pouco no final do mês. E eu até nem me posso queixar muito porque ainda vou tendo trabalho e tenho umas avenças que me equilibram as contas. Daí estar a pensar em mudar de rumo. Obviamente que, caso isso se venha a concretizar, vou suspender a inscrição na OA e posso reativa-la sempre que quiser. Portanto, a "qualidade" de advogado nunca vou perder.
TI, porque neste momento é um dos ramos mais promissores e existe existe este género de formações que pode significar a transição para uma carreira com mais futuro e estabilidade.

A UPskill parece ser porreira.

Compreendo o que tu disses mas deixa-me resalvar alguns pontos.
- Programação não é para todos. Ponto.
- Tens de ter uma grande capacidade de raciocínio e lógica.
- É preciso muita paciência.
- É necessário estudo contínuo ao longo da carreira.
E para finalizar, e apenas a minha opnião, não se deve mudar de carreira apenas pelo motivo de um futuro melhor.

Compreendo o que tu disses mas deixa-me resalvar alguns pontos.
- Programação não é para todos. Ponto.
- Tens de ter uma grande capacidade de raciocínio e lógica.
- É preciso muita paciência.
- É necessário estudo contínuo ao longo da carreira.
E para finalizar, e apenas a minha opnião, não se deve mudar de carreira apenas pelo motivo de um futuro melhor.
Tens razão em tudo.
Mas como a área de IT está como estava nos anos 90, excepto no pagamento, que continua a ser bom mas na altura era ainda melhor, e então as pessoas seduzem-se.

A minha sugestão para o user, seria no sentido de começar por algo grátis e fazer um pouco de formação self service para ver se gosta e se continua com jeito.

Mas uma acabarmos de sysadmin tem um plano curricular, ou não?

No bootcamp não consigo perceber o que vão ensinar...
Tem, e tem a duração de 9 meses salvo erro.
Não é mau investimento mas é algo arriscado.
Porque quem começa do zero, sabe lá se tem aptidão natural para sys admin.
Ou o que quer que seja.
E nos bootcamps ou academias de programação, vai dar ao mesmo.

Conheço uma pessoa que fez reconversão de carreira neste programa:

https://www.pcguia.pt/2017/09/qualifica-it-vai-reconverter-75-licenciados-desempregados/

Esta pessoa é formada em matematica e ainda hoje trabalha na empresa que o contratou no seguimento desse programa.

Neste caso era para desempregados.

A parte a bold é muito importante! muito diferente de quem tem formação em linguas, arqueologia ou muitas outras areas (entre elas, o direito). programar não é mais do que logica e saber usar as ferramentas ao dispor do programador.

Percebo pouco de TI, mas diria o seguinte com base no que vejo.

Se após o 9º ou 12º se pode tirar um CET , não me parece que alguém Licenciado esteja impedido de o fazer.

Ok, pode não ter perfil e portanto não ser O programador. Mas entre o 8 e o 80, há muita coisa.

Tenho um amigo que era administrador de sistemas, nunca gostou de estudar e portanto resolveu ir tirar um CET. Não é nenhum burro, mas também não é nenhum Einstein.

Acho que com dedicação , tudo se consegue.

@senhorpedro,

Percebo o que me disseste. Eu não exerço , estou no departamento jurídico de uma multinacional. Nunca fiz a ordem, precisamente pelo valor que atribuo a auferir um valor certo ao fim do mês.

No entanto, o ponto mais importante da tua “mudança” acho que ainda ninguém referiu: não sei a tua idade , mas podes não estar interessado em passar de uma carreira sólida qb para rookie numa consultora de TI.

Eu tenho ideia de ser mais novo que tu (tenho 26) e, a não ser que seja forçado a tal, não me revejo novamente na situação de estagiário ou equivalente, seja em que área for e seja em que empresa for.

E isto não significa não ter humildade para aprender. Mas podem-me ensinar on job sem eu ser estagiário.

Não sei se exerces e o que exerces. No entanto, falando da advocacia, acho que já viveu os anos de ouro. É complicado cobrar dos clientes, o que se recebe do apoio judiciário envergonha a classe e não justifica o trabalho. Para além disso, é uma profissão cheia de encargos: CPAS, quotas, renda de escritório, etc. Sobra muito pouco no final do mês. E eu até nem me posso queixar muito porque ainda vou tendo trabalho e tenho umas avenças que me equilibram as contas. Daí estar a pensar em mudar de rumo. Obviamente que, caso isso se venha a concretizar, vou suspender a inscrição na OA e posso reativa-la sempre que quiser. Portanto, a "qualidade" de advogado nunca vou perder.
TI, porque neste momento é um dos ramos mais promissores e existe existe este género de formações que pode significar a transição para uma carreira com mais futuro e estabilidade.

Um facto, que só par CPAS + quotas... vão mais de 300€... sem praticamente "nenhum" retorno/utilidade...

Tens razão em tudo.
Mas como a área de IT está como estava nos anos 90, excepto no pagamento, que continua a ser bom mas na altura era ainda melhor, e então as pessoas seduzem-se.

Eu não concordo. A área de IT em Portugal tem duas coisas fantásticas:

1) não existe desemprego;
2) a cultura das empresas de IT é bastante progressista, são ambientes de trabalho relaxado, sem grandes stresses ou horas extra de maior (ok, há excepções, mas a norma é assim)

Agora não acho que o pagamento continue a ser bom. O salário minimo em 2000 era de 318 euros e um engenheiro informático com licenciatura tirada há menos de 2 anos, nessa altura ganhava confortavelmente 1500 euros brutos. Hoje, em 2020, o salário minimo é de 635 (o dobro do ano 2000) um engenheiro informático com mestrado tirado há menos de 2 anos ganha menos que os 1500 euros brutos que ganhava há 20 anos atrás. E nem sequer vou meter a inflação ao barulho aqui.

não te vou dizer que não ha trabalho em informática, e durante os proximos tempos é quase certo que oportunidades não faltem. Estamos numa era de informatizar muita coisa, e mesmo o que ja está informatizado precisa de reformas constantes para acompanhar tecnologias e melhor processos como cruzamento de dados (há não muito tempo ainda havia muita coisa que só funcionava bem com o já falecido Internet Explorer). Quase que me arrisco a dizer que mesmo que sejas mau, vai sempre haver trabalho para ti como progamador, porque por muitos programadores que existam parece que há sempre falta! basta olhar para os centros de desenvolvimento indianos, aquilo são mais que as mães e andam la a fazer codigo a metro.

Mas vê que vais competir com todos os que saem das faculdades com cursos bonitos de Engenharia Informática ou similares quando tu "só" tens um curso de programação. Não sei (e atenção que não sei mesmo) se isto não pode ser um factor determinante para seres aceite numa posição de trainee. Pelo teu discurso, presumo que até ja sejas alguém com algum tempo de advogado, o que me indica que ja não tens propriamente 20 anos. Mais um factor contra ti quando, no minimo, tens tanta experiencia como o pessoal acabado de sair da universidade.

Ainda te coloco noutra perspectiva: qual é a diferença entre contratar um advogado com 2 anos de experiencia ou 10? o que acontece se o de 10 parar de trabalhar durante 5 anos e voltar, continua a valer o mesmo? continua tão eficaz? Isto apenas para dizer que essa "qualidade de advogado" que dizes nunca vir a perder pode, efetivamente, vir a emagrecer.

Não estou com isto a dizer que não deves mudar de area, so quero dizer para ires com calma porque parece-me que há muito factor a ser considerado. Quando tens 21 anos e sais da universidade, nao tens nada a perder. Mas quando ja tens uma vida começada, isto pode nao ser bem assim, mas isso és tu que sabes melhor do que qualquer um de nós. como ja disseram, faz uns cursos gratis, há muito por onde escolher desde introduções até á IA, e depois logo decides.

Back