citação:Originalmente colocada por Paulo Raposo
Caro xicos perto,
Como alguns membros aqui do Fórum sabem, eu tenho um Accord Type-R de 1999, preto (a única côr que veio para Portugal, nesta versão).
Acho que por 10.000 é uma pechincha, uma vez que conheces a origem do carro. Claro que se o quiseres vender, nenhum comerciante te dá esse preço. Mas se quiseres comprar um não arranjas por menos de €15.000 no comércio especializado e sabe-se lá qual foi o seu historial. Eu diria que um preço intermédio (entre 12.000 - 12.500) seria justo para ambas as partes. Mas também não sei qual a quilometragem e o ano.
Só um coisa: O Accord Type-R não tem uma caixa longa. Longe disso. Esgota a 5ª velocidade nas calmas (aliás a 5ª até podia ser um pouco mais longa que não se perdia nada). Entre a 2ª e a 4ª é que devia ter um escalonamento ligeiramente mais curto por forma a que a rotação caísse sempre dentro da zona de disparo do VTEC (cerca de 5700-5800 rpm.). O ideal era que a Honda lhe tivesse colocado uma caixa de 6 vel. Mas na altura caixas de 6 vel. ainda eram muito pouco utilizadas.
O melhor do ATR é o seu comportamento, que é de excelente qualidade. Na altura era considerado das melhores berlinas FWD em comportamento. E os bancos (Recaro) são só os melhores bancos que alguma vez tive. Simplesmente fantásticos. Soberbos mesmo. Em viagens longas chegas ao destino como se tivesses acabado de fazer uma viagem de 30 minutos.
Direcção muito comunicativa, bons travões, excelente motor e sonoridade impar (mas que se torna cansativa em longas tiradas de auto-estrada. Aqui compensa com os já referidos super bancos da Recaro).
A manutenção é muito em conta, dado o tipo de carro em causa.
Talvez o pior defeito seja uma qualidade de construção algo aquém do esperado para um Accord, muito por culpa de ser montado em Inglaterra.
Mas em termos mecânicos tem tudo do melhor, inclusivé algumas soluções retiradas do BTCC.
O meu ATR está todo de origem excepto a suspensão à qual fiz um upgrade tendo-lhe colocado um kit B12 da Bilstein. Ah e não tem o spoiler (opção) que acho horrível.
Tens que usar gasolina com índice mínimo de octanas igual a 98.