Em relação aos consumos em AE não são de especial. Desde que não se passe dos 180 Km/h, altura em que o timbre do motor se altera (e de que maneira) devido à alteração das cams (às 5800 rpms), não é nadaa do outro mundo. Consegues médias até 10 - 10,5 litros. A partir dos 180 km/h para cima em AE já se nota uma diferença no consumo mas para fazeres médias acima dos 12 litros é preciso ires mesmo a abrir (acima dos 200 - 210 km/h).
Mas também o ATR não é um carro para se andar a altas velocidades na AE. Sobretudo pelo ruído emanado pelo motor acima das 5800 rpms. Só por isso. O comportamento a alta velocidade é impressionante. O que eu gosto mesmo é de andar numa estrada com boas curvas e onde podemos utlizar bem a caixa, travões, direcção e estar constantemente a sentir/ouvir a entrada do VTEC nas rotações mais elevadas. É um espectáculo! E é nestas condições (e não a andar a direito ou em curvas muito largas, típico das AE's) que o autoblocante é uma mais valia.
Quanto ao upgrade que fiz na suspensão, em termos dinâmicos ficou bem melhor. O carro ficou 35 mm mais baixo, o que também lhe confere um visual mais agressivo. Não me cria problemas na passagem de certos obstáculos (tipo entradas em garagens com declive exagerado, etc.) uma vez que o ATR, de origem, tem uma elevada altura ao solo.
Claro que não há bela sem senão, o conforto regrediu. O carro está agora mais rijo, mas onde se nota mais é a andar devagar nas nossas cidades esburacadas. A velocidades médias/altas é só vantagens. Mas tens sempre a hipótese de optares pelos amortecedores Bilstein B6 Sport, que mantêm a altura original. O kit B12 que montei é composto por amortecedores B8 Sprint que, em termos de amortecimento, são exactamente iguais aos B6 Sport só que são mais curtos.
Se fosse hoje, não tinha optado pelo kit B12. Ia para os B8 Sprint mas punha umas molas Eibach Pro (o kit vem com umas molas H&R, que são boas mas não estão ao nível das Eibach PRO). Penso que com as Eibach PRO o carro ficaria mais confortável a baixas velocidades e manteria ou até melhoraria o aprumo evidenciado pelas H&R nas médias/altas velocidades.
Como disse o Honda sales, o mercado de usados não é nada receptivo a este tipo de carros. Mas por isso mesmo é que acho que se pode fazer grandes negócios com ATR's. O problema é que existem poucos (por acaso gostava de saber quantos foram vendidos em Portugal) e os que aparecem nos comerciantes do ramo automóvel geralmente apresentam preços pouco convidativos. Mas concordo que é um carro só mesmo para conhecedores.
Se fores aqui de Lisboa aparece num dos cafézitos aqui do Fórum. Quanto posso apareço nesses encontros e se quiseres dou-te mais umas dicas sobre esta máquina (inclusivé onde deves fazer a manutenção).
Alguma dúvida que tenhas podes mandar PM.