Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Já agora se alguém me souber explicar...
Porque é que regularmente vejo carros com os médios acesos e apenas um dos faróis de nevoeiro (dianteiro) ligado? Arrisco-me a dizer que 75% dos casos que reparo são Mercedes (e recentes)!

Luzes direccionais. Que nesse caso são... fixas, mas que têm como função iluminar o interior da curva.

Já agora se alguém me souber explicar...
Porque é que regularmente vejo carros com os médios acesos e apenas um dos faróis de nevoeiro (dianteiro) ligado? Arrisco-me a dizer que 75% dos casos que reparo são Mercedes (e recentes)!

É um sistema da Mercedes que "ilumina o chão" do lado para onde se está a dar pisca.

Não percebo a utilidade, mas "mal" não há-de fazer...

É simplesmete inútil pq (e agora vou chocar mt gente) numa AE ás 15 horas não faz a mínima diferença teres as luzes acesas ou não, em termos de visibilidade é igual, o tempo de reacção a detectar um carro é igual!!!!!

As luzes usam-se (tal como diz no código da estrada, e o qual é cumprido religiosamente por todos voçes [;)])

"durante o dia, nos túneis e sempre que existam condições meteorológicas ou
ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de
nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó."

Neste situação não existe visibilidade insuficiente, para que andar com as luzes ligadas? Para mostrar os xenons do chinês e encandear as pessoas também durante o dia?
x2
O nosso pais neste aspecto nunca pode ser equiparado com outros paises em que na maiorparte do ano têm pouca luz solar, tanto devido a sua localização geografica como pelas usuais condições atmosfericas, devido a chuvas, nuvens, nevoeiro e neve.
La estão de novo a tentar meter uma lei que está bem feita para alguns paises mas para outros não.

E sinceramente, se isto va pra frente nem 50% das pessoas vão usar ou saber que é obrigatorio. Se já é obrigatorio acender os medios quando esta a chover e muitos não os acendem quanto mais isto e durante todo o dia.
Já pra n dizer que muitas baterias vão ir ao ar, pois irão se esquecer de desligar as luzes. Não sei como é q é nos carros nos paises em q é obrigatorio, mas aqui a maioria dos carros tem que ser "a la pata".

x2
O nosso pais neste aspecto nunca pode ser equiparado com outros paises em que na maiorparte do ano têm pouca luz solar, tanto devido a sua localização geografica como pelas usuais condições atmosfericas, devido a chuvas, nuvens, nevoeiro e neve.
La estão de novo a tentar meter uma lei que está bem feita para alguns paises mas para outros não.

E sinceramente, se isto va pra frente nem 50% das pessoas vão usar ou saber que é obrigatorio. Se já é obrigatorio acender os medios quando esta a chover e muitos não os acendem quanto mais isto e durante todo o dia.
Já pra n dizer que muitas baterias vão ir ao ar, pois irão se esquecer de desligar as luzes. Não sei como é q é nos carros nos paises em q é obrigatorio, mas aqui a maioria dos carros tem que ser "a la pata".

Na Itália, país mediterrânico, é obrigatório usar luzes de cruzamento de dia.

Portanto, lá se vai a tua linha de argumentos...

Que eu saiba em todos os países é obrigatório o uso de luzes de dia quando há nuvens, chuva, nevoeiro e neve.

Quanto à adesão dos portugueses, podes te surpreender porque já viste como foi quando se "ouviu falar" que se estava a pensar introduzir a obrigatoriedade de se ter um colete retrorreflector no carro? Foi tudo a correr aos chineses comprar e pendurar nas costas do banco, mesmo ANOS antes de ser obrigatório. Muitos foram os coletes comprados sem o mínimo de condições (as bandas de reflector nada tinham, eram apenas cinzentas na maioria dos casos!!!!).

O problema está quando a malta tem o colete, mas não quer saber dos limites de velocidade, ou quando a malta de facto usa as luzes de cruzamento 24H/dia, mas de resto é um mau condutor.

Nenhuma destas soluções serve de si só para resolver os problemas na estrada, fazem é parte de um somatório de itens necessários para que haja menos acidentes. Não podemos descartar a importância de cada uma destas ajudas, na busca de uma estrada com menos acidentes. [;)]

Pode ser que todos os carros comecem a ser projectados com ópticas já a pensar nas DRL (como já vai acontecendo) em formato LED para poupar energia (como já vai acontecendo) e depois é só uma questão de software, ao dar à chave elas ligam, simples. [;)]

Venham de lá as DRL obrigatórias para toda a UE!

É um sistema da Mercedes que "ilumina o chão" do lado para onde se está a dar pisca.

Não percebo a utilidade, mas "mal" não há-de fazer...

É para iluminar a berma em curva. [;)] Bastante útil, mas como teimamos em chamar faróis de nevoeiro a tudo o que se situa no pára-choques acabamos por tirar a ideia errada... [8b] Se em vez de faróis de nevoeiro fossem conhecidos por faróis de berma porque apontam para baixo e lado iluminando a estrada.

x2

Não concordo minimamente. Faço cerca de 60000kms/ano e em AE/IC/IP/EN ando sempre com as luzes de médios ligadas. Em cidade ligo sempre que o sol começa a ficar baixo.

Faço isto porque já não é a 1ª, 2ª nem 3ª vez que, por exemplo, aborto uma intenção de ultrapassagem (antes de a começar) quando parecia que o podia fazer em segurança. No entanto, lá vinha o tal carro escuro a confundir-se com a sombra ou com a vegetação. Quando circulam de luzes ligadas isto nunca acontece pois é bem mais perceptivel a presença do outro veiculo. Isto tanto acontece em AE a olhar pelos espelhos como em EN a olhar para a frente.

Para alguns talvez possa parecer que estamos a discutir o sexo dos anjos, mas experimentem andar com atenção a este facto, reflictam e vejam se não alteram, mesmo que em parte a vossa opinião.

Será que a malta que diz que as luzes diurnas não são necessárias só conduz em cidade e em hora de ponta com trânsito? Desculpem a generalização, mas é a ideia com que fico.

Alguém que faça mais quilómetros em auto-estradas, nacionais ou ic's certamente que se apercebe do valor em termos de segurança dos médios acesos para sinalização de viaturas terceiras e da nossa também.

Em relação às desculpas, elas vão evoluindo. Primeiro era que gastava bateria, agora que já foi desmentido é a questão de se esquecerem delas acesas e gastar a bateria com o carro desligado. Eu não sei, mas em todos os carros que já andei ou conduzi se abrir a porta com as luzes acesas normalmente existe sempre um aviso sonoro.

Última edição:
Será que a malta que diz que as luzes diurnas não são necessárias só conduz em cidade e em hora de ponta com trânsito? Desculpem a generalização, mas é a ideia com que fico.

Alguém que faça mais quilómetros em auto-estradas, nacionais ou ic's certamente que se apercebe do valor em termos de segurança dos médios acesos para sinalização de viaturas terceiras e da nossa também.

Em relação às desculpas, elas vão evoluindo. Primeiro era que gastava bateria, agora que já foi desmentido é a questão de se esquecerem delas acesas e gastar a bateria com o carro desligado. Eu não sei, mas em todos os carros que já andei ou conduzi se abrir a porta com as luzes acesas normalmente existe sempre um aviso sonoro.

Bem visto. Gostei desta opinião.

Pode ser que todos os carros comecem a ser projectados com ópticas já a pensar nas DRL (como já vai acontecendo) em formato LED para poupar energia (como já vai acontecendo) e depois é só uma questão de software, ao dar à chave elas ligam, simples. [;)]

Venham de lá as DRL obrigatórias para toda a UE!

É para iluminar a berma em curva. [;)] Bastante útil, mas como teimamos em chamar faróis de nevoeiro a tudo o que se situa no pára-choques acabamos por tirar a ideia errada... [8b] Se em vez de faróis de nevoeiro fossem conhecidos por faróis de berma porque apontam para baixo e lado iluminando a estrada.

Eduardo já vi que és cá dos meus (luzes sempre ligadas dia ou noite). Já fiz esta pergunta no tópico das lampadas mas deixo aqui:

Existe alguma maneira de fazer com que os nossos farois passem a funcionar como as DRL de origem? Existe alteração a fazer ou só de origem?

Com uma saída destas não deves perceber bem para que servem as luzes diurnas. O objectivo é sinalizar e não iluminar......
Sei muito bem pra q servem as luzes diurnas, mas tamb sei q esta é uma medida escamoteada do governo pra debelar a sinistralidade rodoviária [;)]. Quem conhece o IP3 sabe muito bem como é q se acabou com as mortes lá, foi metendo separadores de cimento no meio da via. O governo FOI ao cerne da questao neste caso e resultou em pleno apr:). É obvio q mal n faz ter os medios ligados mas isso se formos por ex. numa VCI, porque tamb dependerá das ruas e seu trafego.
Nas cidades opta-se por ligar os medios porque, quem sabe, devido ao elevado custo, n se pode ter radares em todas as ruas. Vao aqui tamb ao cerne da questao, apostem mas é na formaçao e sensibilizaçao rodoviária e depois falemos em estatisticas.

Eduardo já vi que és cá dos meus (luzes sempre ligadas dia ou noite). Já fiz esta pergunta no tópico das lampadas mas deixo aqui:

Existe alguma maneira de fazer com que os nossos farois passem a funcionar como as DRL de origem? Existe alteração a fazer ou só de origem?

Existem kits para isso à venda por $24.00 da Hamsar para os piscas à frente ou para os médios (USA/Canada), mas com um relé a receber sinal da caixa de fusíveis que dê sinal apenas quando o motor está ligado também serve. [;)]

Sei muito bem pra q servem as luzes diurnas, mas tamb sei q esta é uma medida escamoteada do governo pra debelar a sinistralidade rodoviária [;)]. Quem conhece o IP3 sabe muito bem como é q se acabou com as mortes lá, foi metendo separadores de cimento no meio da via. O governo FOI ao cerne da questao neste caso e resultou em pleno apr:). É obvio q mal n faz ter os medios ligados mas isso se formos por ex. numa VCI, porque tamb dependerá das ruas e seu trafego.
Nas cidades opta-se por ligar os medios porque, quem sabe, devido ao elevado custo, n se pode ter radares em todas as ruas. Vao aqui tamb ao cerne da questao, apostem mas é na formaçao e sensibilizaçao rodoviária e depois falemos em estatisticas.

Isto não tem nada a ver com o governo, a medida é europeia e até tem o apoio de alguns países que em termos de sinistralidade rodoviária nos fazem abrir um buraco e enterrar a cabeça lá dentro. [;)]

Aqui também ninguém ainda disse que basta circular de faróis acesos que se acaba com a sinistralidade em Portugal, já foram dados foi vários exemplos onde a adopção das luzes diurnas poderiam evitar acidentes ou situações de "quase que..." [;)]

Se é para falar mal por falar não vale a pena, caso contrário contraponham a ideia com argumentos válidos.

Existem kits para isso à venda por $24.00 da Hamsar para os piscas à frente ou para os médios (USA/Canada), mas com um relé a receber sinal da caixa de fusíveis que dê sinal apenas quando o motor está ligado também serve. [;)]

Isto não tem nada a ver com o governo, a medida é europeia e até tem o apoio de alguns países que em termos de sinistralidade rodoviária nos fazem abrir um buraco e enterrar a cabeça lá dentro. [;)]

Aqui também ninguém ainda disse que basta circular de faróis acesos que se acaba com a sinistralidade em Portugal, já foram dados foi vários exemplos onde a adopção das luzes diurnas poderiam evitar acidentes ou situações de "quase que..." [;)]

Se é para falar mal por falar não vale a pena, caso contrário contraponham a ideia com argumentos válidos
.
Exactamente!

Existem kits para isso à venda por $24.00 da Hamsar para os piscas à frente ou para os médios (USA/Canada), mas com um relé a receber sinal da caixa de fusíveis que dê sinal apenas quando o motor está ligado também serve. [;)] (...)

No entanto, tais sistemas não passam na IPO.

Tem que haver divisão clara entre os tipos de luzes nos veículos segundo a lei portuguesa.

Conheço quem tenha trazido carros do Canadá e que foram obrigados a mudar o sistema de luzes para se adequarem à lei portuguesa. Isto é uma parvoíce porque qualquer dia se as luzes forem obrigatórias de dia, esses carros "afinal estavam bem"!!!

Não tens consciência das tuas capacidades? Eu tenho.

PS: E tb tens aqueles que gostam de seguir a carneirada....São os chamados tónis.

O ser humando não é perfeito; está cheio de limitações. Se existem seres vivos com pior visão que os humanos, outros há que são bastante superiores.

As luzes acesas durante o dia não se destinam (tanto) a melhor sinalizar um veiculo automóvel quando olhamos directamente para ele... (duh??) mas a que nos aperceba-mos melhor sobretudo ao nível da visão periférica.

Tal como questionou/referiu o eduardo, quem não vê qq vantagem nesta medida, é pq... deve conduzir pouco, e do pouco que conduz é em condições em que as vantagens se desvanecem mais.

BTW hugolini, manda aí outra carapuça pq essa n me serve.

o hugolini deve é ter problemas oculares, se fica encandeado com os médios num dia de sol lol
imagino que ele não conduza de noite, porque os médios devem derreter-lhe os olhos ou coisa do género lol

Voltar
Superior