Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Apaguem a luz de nevoeiro!!

Á pouco vinha eu a caminho de casa, uma bela noite limpa, e sem qualquer vestígio de humidade e apanho um carro com a bela de luz de nevoeiro dianteira ligada, faz-me impressão a luz e não poder olhar pelo retrovisor, liga a minha luz de nevoeiro traseiro para se aperceber que estava a fazer-me impressão, o senhor faz-me sinais de luzes e mantém, volto a repetir o gesto, e ele volta a fazer o mesmo, um pouco mais à frente ultrapassa-me e faz aquela cara de "o que é que queres?" eu aponto para as luzes de nevoeiro ele manda-me... Será a luz de nevoeiro o prolongamento de algo?!?!? Enfim, devia ser para ver os buracos no chão...:confused:

Eu acho que isso agora é "moda"! Farto-me de ver carros com os faróis de nevoeiro dianteiros ligados. Será que querem ser como alguns carros que têm faróis de presença por debaixo dos ditos faróis e como uns têm, os outros também querem ter, apenas e só por uma questão de igualdade! Não há um único dia em que não ande por Lisboa e não veja um saloio qualquer com a porcaria dos faróis de nevoeiro ligados!

Qualquer dia abro um tópico "Hoje eu vi...e tinha os faróis de nevoeiro ligados"

Ás vezes penso que "dá estilo" ter as luzes de nevoeiro ligadas... o mais engraçado é ver em plena noite pessoal com apenas os minimos ligados e as luzes de nevoeiro acesas!!! [8b]

Não é necessário sistemas automáticos nem tretas dessas... é só uma questão de habito!!!

Assim como eu tenho, quando entro no carro, rodar a chave, enquanto apaga as luzes mete o cinto, liga o carro, liga as luzes, repara nos espelhos, destrava, e vamos embora... não tem nada de mais.

Que durante o dia as pessoas não queiram utilizar os médios, é lá com elas (pra mim!), mas quando o sol já se põe, e fica aquela luz no horizonte, que nem é claro nem é MT escuro, e vejo gente de luzes apagadas... isso é que me mete confusão!! Em casos extremos, gente que anda a noite de luzes desligadas!!! Como tem os candeeiros lá da rua deles, nem percebem :( Só quando chegam a um lugar com menos luz, ou quando alguém lhes apita em cima.

Eu não vejo qual a utilidade.. afinal não precisei que fosse obrigatório para eu usar luzes acesas de dia HÁ ANOS!!!

.....AH!!!! PARA OBRIGAR OS OUTROS A USAR!!!

Sendo assim: apr:)apr:)apr:)

Acho que ja o disse anteriormente, mas digo novamente!! Em pleno dia, com um belo sol, num parque de estacionamento da Pontinha (onde carros mal parados é o prato do dia) evitei um acidente, graças as luzes do outro carro que reflectiram no meu espelho...

Ai está uma utilidade...

Finalmente!

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)
Mas com que tipo de faroios? Com os medios??
Em todo o caso, discordo completamente. Acho que n faz sentido mesmo nenhum, para quando ha boas condições de visibilidade. Daqui a nada andamos que nem umas arvores de natal.

Eu acho que isso agora é "moda"! Farto-me de ver carros com os faróis de nevoeiro dianteiros ligados. Será que querem ser como alguns carros que têm faróis de presença por debaixo dos ditos faróis e como uns têm, os outros também querem ter, apenas e só por uma questão de igualdade! Não há um único dia em que não ande por Lisboa e não veja um saloio qualquer com a porcaria dos faróis de nevoeiro ligados!

Qualquer dia abro um tópico "Hoje eu vi...e tinha os faróis de nevoeiro ligados"
É por estas e por outras que adoraria ter algo que pudesse escrever e visualizar mensagens no vidro traseiro do carro para que certos condutores aprendessem a conduzir !!

ja alguem aqui andou na IP5?

se ja sabem que e OBRIGATORIO la circular com os medios DIA OU NOITE

se calhar tem alguma logica de prevencao...

ja agora...alguem aqui sabe que deve esperar numa passagem de nivel com os minimos ligados de dia????

ja alguem aqui andou na IP5?

se ja sabem que e OBRIGATORIO la circular com os medios DIA OU NOITE

se calhar tem alguma logica de prevencao...

ja agora...alguem aqui sabe que deve esperar numa passagem de nivel com os minimos ligados de dia????

Creio que na IP5 já não é obrigatório porque... já não existe. Agora chama-se A25 e reveste forma de auto-estrada em toda a sua extensão. Portanto, deixou de ser obrigatório, embora se passares por gajos como eu, nós levaremos os médios ligados porque ligamo-os sempre que rodamos a chave. [;)]
Agora as estradas onde é obrigatório circular de médios acesos sempre são algumas IP's como o IP3 e o IP4, e ainda em túneis e vias de sentido reversível.

Quanto às passagens de nível, deve-se desligar os médios e permanecer de mínimos (de noite ou de dia) ou então desliga tudo (de dia, caso ainda sejas daqueles poucos que andam sem médios de dia enquanto for permitido).

Eu só desligo os médios quando desligo o carro, ou nos momentos em que por lei não os possa ter ligado (paragens em passagens de nível, quando o veículo está parado para cargas/descargas, etc).

Sigo a filosofia de muitos países desenvolvidos do mundo, que adoptaram os médios de dia (ou pelo menos, luzes frontais mais fortes que os nosso "mínimos") para que os automobilistas sejam mais visíveis na estrada.

Antes de mandarem bocas sobre os médios "diurnos", preparem-se para mandar bocas também contra países desenvolvidos como o Canadá e os países Nórdicos. E não digam que "ah é porque eles passam grande parte do ano às escuras" porque na Itália, país mediterrânico, é obrigatório também. [:p]

O aumento de consumos é praticamente inexistente. Se forem picuinhas ao ponto de acharem isso pertinente, então é bom que nunca andem com o ar condicionado ligado, nunca abram os vidros, nunca liguem o rádio, nunca mexam com as regulações eléctricas de espelhos, nunca usem o desembaciador traseiro, e desactivem as luzes de cortesia dentro do veículo (nas portas, no tecto, nas palas de sol, na bagageira, e de leitura).

Médios de dia. Não custa nada ser mais visível.

P.S. já pensaram porque é que é obrigatório usar os médios mesmo de dia em alguns IP, como o IP3 e IP4? Porque permite uma mais rápida percepçãovisual da presença de um veículo em sentido contrário, independentemente das condições climatéricas.
apr:) Mais uma medida pra tapar o sol com a peneira [8b]!!! Se assim é entao obriguem tamb a ligar as luzes das ruas pra toda a gente ser vista , inclusivé os peoes nos passeios [;)]!!! Deviam era apostar na formaçao dos condutores, só deveria tirar a carta quem completasse o secundário, apostando assim na aprendizagem da conduçao baseada na formaçao escolar. É sabido q a escolaridade além de ensinar os valores básicos sociais, cada vez mais nos induz a inter agir entre todos de modo saudavel e responsavel, e de certeza q os futuros formandos teriam as bases necessarias para haver a civilizaçao q falta nas nossas estradas.

Aqui na zona as empresas de transportes de passageiros optaram por andar com os médios ligados a toda a hora: faça chuva, faça sol, seja dia, seja de noite. São elas a Rodoviária de Lisboa e a TST.

O principal argumento das empresas é a segurança não só dos passageiros, mas também quem cruza com os autocarros, e defendem que com os médios sempre ligados vêem-se melhor e aumentam a segurança de todos.

apr:) Mais uma medida pra tapar o sol com a peneira [8b]!!! Se assim é entao obriguem tamb a ligar as luzes das ruas pra toda a gente ser vista , inclusivé os peoes nos passeios [;)]!!! Deviam era apostar na formaçao dos condutores, só deveria tirar a carta quem completasse o secundário, apostando assim na aprendizagem da conduçao baseada na formaçao escolar. É sabido q a escolaridade além de ensinar os valores básicos sociais, cada vez mais nos induz a inter agir entre todos de modo saudavel e responsavel, e de certeza q os futuros formandos teriam as bases necessarias para haver a civilizaçao q falta nas nossas estradas.

Concordo plenamente com o que dizes.

Porém, em nada o facto de se andar com luzes acesas contradiz o que dizes, apenas complementa. As luzes permitem que um veículo seja mais rapidamente percepcionado, seja qual for a luminosidade.

Se não custa nada, se não prejudica ninguém, não cega, não gasta bateria e o eventual "desgaste das lâmpadas" é um custo irrisório comparado com o ganho de segurança ao estar-se mais visível, então não existe razão para não aderir, e fazer como fazem em alguns dos países mais desenvolvidos do mundo: o Canadá, a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Dinamarca. Se quiserem contem a Itália nesse lote porque também é obrigatório por lá.

Se estiverem contra o uso de médios de dia, então argumentem para que se criem umas luzes diurnas mais fortes que os mínimos mas "não tão fortes" como os médios, como são exemplo os LED's dos Audi novos ou os Angel Eyes da BMW.

Até que haja luzes dessas, eu por mim uso os médios de dia.

Creio que na IP5 já não é obrigatório porque... já não existe. Agora chama-se A25 e reveste forma de auto-estrada em toda a sua extensão. Portanto, deixou de ser obrigatório, embora se passares por gajos como eu, nós levaremos os médios ligados porque ligamo-os sempre que rodamos a chave. [;)]
Agora as estradas onde é obrigatório circular de médios acesos sempre são algumas IP's como o IP3 e o IP4, e ainda em túneis e vias de sentido reversível.

Quanto às passagens de nível, deve-se desligar os médios e permanecer de mínimos (de noite ou de dia) ou então desliga tudo (de dia, caso ainda sejas daqueles poucos que andam sem médios de dia enquanto for permitido).

do IP5 ainda restam alguns troços, bem como a obrigatoriedade de circular com médios acesos. No IP3 não é obrigatório ligar luzes.

Isso de circular com luzes ligadas durante o dia acho que devia ser deixado ao critério de cada um, e haver sim uma constante atenção à estrada, porque se todos estivessemos com os olhos na estrada, certamente veríamos os outros. Circulei durante anos com luzes ligadas e acabei por deixar essa prática, e não notei diferença absolutamente nenhuma em relação ao ser visto num dia de perfeita visibilidade. Acho que o problema do ser visto passa mesmo pela consciencialização dos condutores de que quando se conduz, é isso que se faz... não é ir a ler o jornal no trânsito, comer, ir ao telefone. Respeitar o código... Ligar as luzes sempre : quando a visibilidade (ou a falta dela) assim o "obrigar". Acho que seria mais do que suficiente para baixar a sinistralidade... porque também vejo muitos que têm DRL e num dia de chuva ou nevoeiro, não ligam os médios...

100

Luzes diurnas obrigatórias?
[ 18:54 | 2008-02-13 ]
sondagem_barra1.gif
70.00%
A favor, aumenta segurança
sondagem_barra2.gif
10.00%
Contra, só serve para estilo
sondagem_barra3.gif
20.00%
indiferente

do IP5 ainda restam alguns troços, bem como a obrigatoriedade de circular com médios acesos. No IP3 não é obrigatório ligar luzes.

Isso de circular com luzes ligadas durante o dia acho que devia ser deixado ao critério de cada um, e haver sim uma constante atenção à estrada, porque se todos estivessemos com os olhos na estrada, certamente veríamos os outros. Circulei durante anos com luzes ligadas e acabei por deixar essa prática, e não notei diferença absolutamente nenhuma em relação ao ser visto num dia de perfeita visibilidade. Acho que o problema do ser visto passa mesmo pela consciencialização dos condutores de que quando se conduz, é isso que se faz... não é ir a ler o jornal no trânsito, comer, ir ao telefone. Respeitar o código... Ligar as luzes sempre : quando a visibilidade (ou a falta dela) assim o "obrigar". Acho que seria mais do que suficiente para baixar a sinistralidade... porque também vejo muitos que têm DRL e num dia de chuva ou nevoeiro, não ligam os médios...

Como é que tu vais notar na rapidez com que os outros reparam no teu carro? Se guinam ou não o volante?!?

Nós não reparamos se vemos mais depressa um carro com as luzes acesas de dia porque reparamos imediatamente no carro de forma inconsciente... vejo luzes, vem um veículo na minha direcção. Sem luzes podemos ver o carro logo, mas com as luzes a probabilidade de o avistarmos é imensamente maior.

É como eu digo, se não quiserem andar com os médios não andem, mas não neguem as evidências. Andar com os médios de dia (ou outras luzes que sejam mais fortes que os mínimos mas não tão fortes como os médios, como são muitas "Daytime Running Lights" nos países onde é obrigatório), É MAIS SEGURO, não custa NADA, e NÃO prejudica ninguém.

Por isso, andar de luzes desligadas... para quê?

Voltar
Superior