Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Boas!
È verdade que se ve muitos carros de luzes desligadas com condições de visibilidade fraca, mas por favor desliguem os maximos e calibrem o raio das luzes.
Agora à vinda para casa do emprego, se não era artistas com os maximos, era artistas com as luzes mal reguladas que parecia que estavam a iluminar o tejadilho do meu carro.
RMVC
Essa é outra questão. A maior parte das vezes estarão mesmo mal regulados, mas também há aqueles que não os ajustam quando levam peso na parte de trás do carro.

Mik,em que situações usas os máximos?
Gostava que dessem as vossas opiniões sobre quando usam os máximos...
Posso estar a pedir ideias estranhas,é certo,mas é tudo porque conduzo pouco de noite e nas aulas de condução era muito raro usar luzes...
Até ao momento,nas minhas únicas saídas à noite usei médios...
Só por 3 vezes foram saídas fora da localidade(como quem diz,zona urbana de Viseu,uma para ir à Hangar e 2 para ir ao Retail Park...).
E ontem,numa viagem a Coimbra,o meu pai levava os máximos ligados em zonas que se viam bem com médios...
Há membros do fórum que perguntam sobre o tipo de perguntas que faço,mas por vezes trocar opiniões sobre assuntos para o qual ainda não temos muita experiência não existe mal...
Outra dúvida,no cruzamento com animais.Incluem-se cães,gatos,passáros ou são os chamados VTA?
Também gostava que me confirmassem se é ou não correcto o seguinte:quando vamos com os máximos ligados,ao chegarmos a um cruzamento ou intersecção passar para médios?

Uso de máximos em:

Nacionais, IC,IP e até auto-estrada..

Ainda hoje fiz Coimbra-Fundão fazendo IC8 e depois a A23 ( viagem entre as 8 e 10 da noite) e seguramente metade do caminho no ic8 vim de máximos ligados. Desligava-os sempre que vinha outro carro em sentido contrário ou sempre que vinha alguém a minha frente.

Neste tipo de estradas no meio do nada, não vês absolutamente nada de médios.

Uma das coisas que me irrita quando vejo pessoal nas aulas de condução, é que mesmo a chover não ligam ( nem lhes dizem )a porra dos médios!

Última edição:
Ok,pronto...
Se estiver a chover passo a ligar os médios...

Aproveitando esta questão das luzes,gostava da saber se o meu raciocinio está corrente quanto ao uso dos máximos:
zonas que não estão iluminadas(que não tenham postes de iluminação,em suma,certas zonas auto estradas e estradas nacionais.).
É esta a minhas perspectiva do uso dos máximos.

Usa os máximos sempre que te apetecer ou te der jeito desde que:

Nâo provoques o encandeamento a outros veículos que circulem à tua frente (em qualquer sentido) ou a pessoas e animais
.

Face à esperada legislação (lá para 2010) que vai obrigar todos os carros a circular com luzes diurnas, estou a habituar-me a andar permantentemente com os médios ligados. Nem mexo no botão.

Michael
Exactamente. Os máximos são também designados por luz de estrada (artº. 60º), ou seja, são as luzes para circular sempre e quando não encandeiem os demais utentes da via. [;)]

Hoje estava um grandessíssimo anormal, besta do caraças, num Seat Ibiza com os máximos ligados em plena Lisboa num local movimentado e bem iluminado.

Eu estava sentada no carro e quando olhei para o espelho até ceguei por uns momentos...

Havia necessitade? [8b] [8b][8b]

O que é que este gajo merecia?

Ainda achei piada ao estilo dele basofiano a olhar para mim.

PS: Peço desculpa pelo nível.

Última edição:
Eu uso os médios ligados em toda e qualquer situação em que olhe para tráz pelos retrovisores e me custe ver se vem algum carro atráz, seja por encadeamento do sol, se por estar a anoitecer, nublado etc. Se me custa a mim ver os outros também custa aos outros verem a mim.

AE, IC, etc SEMPRE de médios ligados, ao contrário do que alguns teóricos dizem não senti perca de potencia nenhum nem notei um consumo superior [:D]

Não, não sei.
Onde é que isso está escrito mesmo?

Michael

Tanto quanto eu sei, é proibido circular só com mínimos nas situações em que sejam obrigatórios os médios.

Quanto a utilização dos médios, eu ligo-os sempre! Seja em cidade, AE, IP, nacional, etc. [:cool:] Já os uso de há alguns anos para cá e, realmente, não noto diferença na performance do carro nem nos consumos. Só mesmo as lâmpadas a durarem-me menos. Mas trocar uma lâmpada de médios à razão de uma por ano não me parece grande prejuízo. :sh) Para mim, não usar os faróis com medo de gastar lâmpadas tem a mesma lógica de não usar o cinto com medo de "pasmar" a mola do enrolador! [:D]

Tanto quanto eu sei, é proibido circular só com mínimos nas situações em que sejam obrigatórios os médios.
Há uma certa diferença entre ser obrigado a circular com "X" ...e ser proíbido de circular com "Y".
No caso de serem obrigatórios os médios (fraca visibilidade), qualquer outra opção, mínimos incluídos, está fora de hipótese.
Com boa visibilidade, é permitida a utilização de mínimos. Nâo atrapalha ninguém.

Nâo vejo razão por exemplo para protestar com quem usa os mínimos em dias de chuva. Se a visibilidade for razoável, como é frequentemente, os mínimos têm a vantagem de não incomodar os condutores que circulam no sentido inverso. Algo que acontece com facilidade com os médios que apontam para o chão molhado reflectindo a luz. E como já foi referido, para quem circula atrás é igual, pois vê as luzes de presença tal como se o veículo circulasse com médios.

Michael

Hoje estava um grandessíssimo anormal, besta do caraças, num Seat Ibiza com os máximos ligados em plena Lisboa num local movimentado e bem iluminado.

Eu estava sentada no carro e quando olhei para o espelho até ceguei por uns momentos...

Havia necessitade? [8b] [8b][8b]

O que é que este gajo merecia?

Ainda achei piada ao estilo dele basofiano a olhar para mim.

PS: Peço desculpa pelo nível.

Acende-lhe os faróis de nevoeiro traseiros
Pode ser que perceba a mensagem[;)]

Acende-lhe os faróis de nevoeiro traseiros
Pode ser que perceba a mensagem[;)]

Eu estava parada com o carro desligado...

Quem estava à frente é que poderia fazer isso.

Aliás, a minha vontade era de me colocar atrás dele e ligar os máximos também... Mas pronto. Fica para a próxima vez! [:D]

Isto acontece várias vezes quando estou lá mais para o Norte do país, onde existem estradas lá no interior com pouca visibilidade, e até se compreende que há pessoas que se esquecem dos máximos ligados... Agora em plena Lisboa? [8b] Pura sacanagem!

Comissão Europeia quer luzes ligadas

A partir de 7 de Fevereiro de 2011, os veículos ligeiros, tanto de passageiros, como comerciais, terão que incluir iluminação diurna, com a obrigatoriedade a estender-se aos pesados a partir de Agosto de 2012. A partir de 7 de Fevereiro de 2011, os veículos ligeiros, tanto de passageiros, como comerciais, terão que incluir iluminação diurna, com a obrigatoriedade a estender-se aos pesados a partir de Agosto de 2012.

A que horas ligar os farois??

Se forem como eu, é desde que entram no carro.

Se querem poucar 10ml em cada deposito de combustivel, convem ligar naquela altura em que nos incomoda ver um carro a vir de frente com as luzes desligadas (e que nem com sinais as acende :( )

Com certeza sabes que é proíbida a circulação com mínimos.[;)]

Não, não sei.
Onde é que isso está escrito mesmo?

Michael

Artigo 61.o Utilização de luzes

1. Sempre que, nos termos do artigo 59.o, seja obrigatória a utilização de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;

Só nessas situações é possível circular apenas de mínimos ligados. Nas restantes situações, se ligas as luzes, tem de ser mesmo médios...

Artigo 61.o Utilização de luzes

1. Sempre que, nos termos do artigo 59.o, seja obrigatória a utilização de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;

Só nessas situações é possível circular apenas de mínimos ligados. Nas restantes situações, se ligas as luzes, tem de ser mesmo médios...

Nâo deves ter visto os posts anteriores.
Circular com os mínimos não é proíbido em nenhuma circunstância.

É errado dizer que é proíbida a utilização dos mínimos, nas situações
1. Onde não é obrigatória a utilização destes, ou...
2. Onde é obrigatória a utilização dos médios

Existem até muitos carros que mantém os mínimos acesos, mesmo com os médios ligados.

Michael

Voltar
Superior