Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Quando as condições de visibilidade são normais os médios não fazem com que se veja melhor a estrada, posto isto, porque não levar os mínimos?

É esse o problema. É que ninguém vê melhor a estrada por levar os médios de dia e por isso andam com eles desligados mesmo que esteja nevoeiro ou chuva intensa, o objectivo de os levar acesos é ser melhor visto pelos outros.

Nesta semana para dar mais interesse à condução coloquei-me a coca de quem liga ou não liga as luzes, quando ainda é de noite ( seja de manha cedo ou ao fim da tarde inicio da noite ).

2ª Feira contei 15 carros de luzes apagadas 11 conduzidos por mulheres 4 por homens.

3ª Feira contei 20 carros de luzes apagadas 17 conduzidos por mulheres 3 por homens ( aqui reparei que dois eram hibridos provavelmente estariam a poupar as baterias )

4ª Feira contei 13 carros de luzes apagadas todos conduzidos por mulheres.

Curiosamente isto fez-me lembrar que noutras ocasiões já tinha estado atento a esse pormenor, e repetidamente as mulheres não acendem as luzes, sera que tem visão nocturna e nunca disseram a ninguem??????

Amanha vou estar atento outra vez.
RMVC

Já há muito que tinha reparado nisso, só nunca o comentei aqui porque é o tipo de comentário que nunca é levado a sério e é frequentemente conotado com machismo, etc

Isto tinha pano para mangas se fossemos a analisar os porquês mas não me vou meter nisso.[;)]

É esse o problema. É que ninguém vê melhor a estrada por levar os médios de dia e por isso andam com eles desligados mesmo que esteja nevoeiro ou chuva intensa, o objectivo de os levar acesos é ser melhor visto pelos outros.

Mas em condições normais para se ser visto pelos outros basta levar os mínimos acesos, usar os médios já é cair em exagero a não ser que esteja nevoeiro ou chuva intensa. Só nestes últimos dois casos a visibilidade é reduzida e como tal é necessário uma luz mais forte (médios) que os mínimos e/ou luzes diurnas.
Eu apoio o uso de médios quando há as condições reduzidas, não percebo é porque implicam com o uso de mínimos quando as condições são as normais, visto que mais vale ir de mínimos do que de luzes apagadas.:sh)

Mas em condições normais para se ser visto pelos outros basta levar os mínimos acesos, usar os médios já é cair em exagero a não ser que esteja nevoeiro ou chuva intensa. Só nestes últimos dois casos a visibilidade é reduzida e como tal é necessário uma luz mais forte (médios) que os mínimos e/ou luzes diurnas.
Eu apoio o uso de médios quando há as condições reduzidas, não percebo é porque implicam com o uso de mínimos quando as condições são as normais, visto que mais vale ir de mínimos do que de luzes apagadas.:sh)

Num dia de sol, teres os minimos ligados ou não teres é exactamente a mesma coisa. Agora, se ligares os médios, mesmo que o sol bata de frente, faz diferença.

Tu costumas andar de carro com más condições de visibilidade?:confused:

Ou eu vejo muito mal (fiz um teste à visão há 8 dias, e deu-me 100%), ou então reparo muito mais facilmente num carro com médios ligados do que com mínimos - vejo-o, mas é muito mais difícil, e é preciso muito mais atenção.

Corrijam-me se estiver errado mas...
Pelo que aprendi no código.
Os minimos apenas na maioria dos casos para o não encandeamento do veiculo de frente, por exemplo numa passagem de linha ferrea...

Agora circular apenas com os minimos aí já não é (logicamente) a mesma coisa, até de noite tenho dificuldade em ver os minimos....:sh)

Acendam as luzes meus senhores. Sejam Vistos![;)]

Última edição:
Num dia de sol, teres os minimos ligados ou não teres é exactamente a mesma coisa. Agora, se ligares os médios, mesmo que o sol bata de frente, faz diferença.

Nas situações que referi anteriormente, ou seja, ao amanhecer e entardecer/anoitecer sim, os mínimos fazem diferença. Quanto ao sol, já não chega o sol encandear ainda tenho de levar com os médios.:sh) Para mim só faz sentido durante o dia e com boas condições climatéricas andar de médios numa AE por exemplo.
Hoje de manhã às 8:30 saí de casa, estava céu limpo mas o sol ainda estava a nascer (ainda não estava alto portanto) e a maioria dos carros andava de luzes desligadas, porque não andar de mínimos? Garanto-te que faz a diferença... Vocês esquecem-se que ao ligar os mínimos as luzes de trás também se ligam e essas não variam de intensidade ao ter os médios ou os mínimos.

Tu costumas andar de carro com más condições de visibilidade?

Nunca te aconteceu durante o dia ires muito calmamente na AE e de repente encontras-te sobre uma zona de nevoeiro intenso?:confused: Geralmente acontece quando são estradas de montanha por exemplo... Não me digas que em vez de seguires a viagem com precaução e com as devidas luzes ligadas (médios, luzes de nevoeiros frontais e traseiras) encostas o carro na berma.:sh)

AstonM, a questão dos médios para mim é simples: melhora a visibilidade do veículo que vem de frente ou o que vem atrás. E isso só te dá melhores condições de segurança.

Os mínimos são pequenos e não iluminam nada (por isso são apenas luzes de presença). São um acrescento, a ser utilizado em casos específicos.

Quando não há obrigatoriedade de usar luzes, faz mais sentido usar os médios porque melhoram, bem mais e de longe, a visibilidade que os outros vão ter do meu veículo.

Exemplos:

- carro em sentido contrário e sol de frente: Os mínimos não me alteram nada, os médios sim;

- início da noite: mínimos dá-me muito pouco (no máximo, percepção da dimensão do veículo), e nunca me dá percepção da chegada do veículo a um entroncamento.

Já para não falar que, muitas vezes, a malta circula apenas com um mínimo (porque hoje em dia circula-se com muitas luzes fundidas) não me ajuda nada; médios sim, porque vejo perfeitamente.

Ou seja, a ver, que se veja bem. A utilização dos mínimos é incipiente e, a maior parte das vezes, a malta usa só para o estilo ou para poder ligar os faróis de nevoeiro. Que ainda é pior.

(...)Quanto ao sol, já não chega o sol encandear ainda tenho de levar com os médios.:sh) (...)

Nesse aspecto, ligo sempre os médios, quer vá a favor ou contra o sol: se for a favor posso ser visto ( e não encadeio, porque estou com os médios acesos) pelos outros condutores que circulam contra o sol; se for contra, posso ser visto pelos condutores que circulam no mesmo sentido.

Nas situações que referi anteriormente, ou seja, ao amanhecer e entardecer/anoitecer sim, os mínimos fazem diferença. Quanto ao sol, já não chega o sol encandear ainda tenho de levar com os médios.:sh) Para mim só faz sentido durante o dia e com boas condições climatéricas andar de médios numa AE por exemplo.
Hoje de manhã às 8:30 saí de casa, estava céu limpo mas o sol ainda estava a nascer (ainda não estava alto portanto) e a maioria dos carros andava de luzes desligadas, porque não andar de mínimos? Garanto-te que faz a diferença... Vocês esquecem-se que ao ligar os mínimos as luzes de trás também se ligam e essas não variam de intensidade ao ter os médios ou os mínimos.

Nunca te aconteceu durante o dia ires muito calmamente na AE e de repente encontras-te sobre uma zona de nevoeiro intenso?:confused: Geralmente acontece quando são estradas de montanha por exemplo... Não me digas que em vez de seguires a viagem com precaução e com as devidas luzes ligadas (médios, luzes de nevoeiros frontais e traseiras) encostas o carro na berma.:sh)
Não percebi o que isso tem que ver com o que disse...:confused:

Não percebi o que isso tem que ver com o que disse...:confused:

Então quem não percebeu a tua pergunta fui eu. Tu perguntaste se eu andava de carro em situações com má visibilidade, que eu saiba nevoeiro intenso é uma situação onde possuímos má visibilidade ou não?:confused:

Dark_Sorcerer percebo o teu ponto de vista, mas julgo que o meu também faz algum sentido tanto é que vão ser obrigatórias as luzes diurnas que embora tendo mais intensidade que alguns mínimos, tem menos intensidade que os médios e tem o factor só "presença". Eu pessoalmente "agradeço" quando de manhãzinha levam os mínimos ligados em vez das luzes apagadas. Para mim é o suficiente para ver o carro...

(...)

Dark_Sorcerer percebo o teu ponto de vista, mas julgo que o meu também faz algum sentido tanto é que vão ser obrigatórias as luzes diurnas que embora tendo mais intensidade que alguns mínimos, tem menos intensidade que os médios e tem o factor só "presença". Eu pessoalmente "agradeço" quando de manhãzinha levam os mínimos ligados em vez das luzes apagadas. Para mim é o suficiente para ver o carro...

Sim, mas como na segurança todos os cuidados são poucos, mais vale a menos que a mais, né? [;)]

Sim, mas como na segurança todos os cuidados são poucos, mais vale a menos que a mais, né? [;)]

Sem dúvida.[;)]
De qualquer forma e como disse eu já dou graças por os condutores levarem qualquer um deles ligados (ou mínimos ou médios ou luzes diurnas) daí fazer-me impressão as pessoas que reclamam por "só" ir de mínimos. A maioria dos condutores leva desligado...

Então quem não percebeu a tua pergunta fui eu. Tu perguntaste se eu andava de carro em situações com má visibilidade, que eu saiba nevoeiro intenso é uma situação onde possuímos má visibilidade ou não?:confused:

Problema de interpretação. My bad.[;)]

No entanto, sempre que tiver que circular com luzes acesas, fá-lo-éi com médios.[:p]

Voltar
Superior