Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

citação:Originalmente colocada por AMR

citação:Originalmente colocada por hugolini

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

208920351_9864a1913f.jpg

208920352_6e6e277294.jpg

Acendam os faróis, porra!!![8][8][8][8]

Faz uma diferença abismal, levar os farois ligados ou nao nesta situacao [8)] continuo a dizer, se vem mal os carros ao longe, deviam marcar uma consulta de oftomologia :D

Pois é... Agora vamos supor que pretendiamos ultrapassar um camião, em que a visibilidade é muito menor. Com bons ou maus olhos, as luzinhas ali acesas vão sempre permitir ver melhor o que lá vem, e isso um facto que os poupadores de luz custam a engolir.
Parece que o hugolini, como muitas outras pessoas, ainda não entenderam muito bem os benefícios de circular com as luzes ligadas em pleno e claro dia.

Acho que não se perde nada em levar os faróis acesos. Ainda se houvesse um motivo desvantajoso... mas é que não há!

Para responder hugolini e para complementar e melhorar a correcta explicação do AMR do porquê e das vantagens em circular com os faróis acesos durante o dia é muito simples.

hugolini, supondo que todas as pessoas têm fisicamente uma visão a 100%, há coisas que de certeza todos, incluindo tu, sabem perfeitamente e que me vão dar razão: uma coisa é tu estares a olhar de frente e teres uma percepção do que estás a ver quase a 100%. Outra coisa é a visão perfiérica e esta de certeza que não tem uma percepção total da imagem, tem apenas uma noção! O que é que eu quero dizer isto e o que é que isto tem a ver com o assunto das luzes ligadas de dia? Simples! Se tomarmos como exemplo as fotos em cima e se tivermos a conduzir olhando sempre directamente para o carro que está à nossa frente, é inegável através da nossa visão perférica que chame muito mais fácilmente a atenção o carro que segue em direcção contrária com os faróis acesos do que aquele que segue com os faróis apagados.

Nunca se aperceberam que quando há um carro que se cruza convosco com os faróis acesos, a vossa tendência/reacção é de por instinto imediatamente olhar para esse carro? Já pensaram nisso? É porque chamou a vossa atenção!!! Um carro com os faróis desligados de certeza que não vos chama a atenção da mesma forma, passando mais despercebido!!! É nisto que se chama alertar, é uma forma de prevenir os acidentes! É claro que não é uma causa directa de acidentes o facto de andar com os faróis desligados, mas na certeza porém que se os ligarem estão a reduzir, nem que seja um pouco, as probabilidades de acidente. É que não se perde nada! Pode-se ganhar, pois é sempre bom ser visto!

Reflictam bem naquilo que vos acabei de explicar... ;)

Há muita gente que pensa como o hugolini que não entendem estudos que comprovam que é mais seguro circular com os faróis acesos em pleno dia e julgam que quem acede sempre as luzes é uma espécie de tótó. Tendo isso em conta, agora pergunto eu: e outros países mais evoluídos que nós são tótós também? E não me venham com histórias que são países nórdicos em que é de noite quase todo o dia, chove a potes, sofrem com nevoeiros terríveis... que eu saiba, também têm dias limpos e solarengos e não é por isso que desligam as luzes! Dassssss

Como sabes que vêm equipados com faróis automáticos? Dentro das mesmas gamas, há muitas variações de equipamento. E para além disso é possivel o condutor ter isso desactivado ou simplesmente nunca o ter sequer activado.

Para além de que, é como tu dizes, isso não iliba os condutores de terem a responsabilidade de verificar se está tudo a funcionar em condições ou não!
:)

citação:Originalmente colocada por blindness2005

No chuvosa quarta-feira passada, ao passar na A5 à tarde em plena hora de ponta, notei (como sempre :() vários carros a circular com os faróis desligados. [8] [8)]

Mas o que me chocou ainda mais foi ver que alguns eram carros que vinham equipados com faróis automáticos!!! [:0] Vi sem exagero 3 Renault Mégane II e uma Renault Scénic II com os faróis desligados (desculpem, mas não tem nada a ver com a Renault, mas era um facto que eram todos dessa marca como podiam ser de outra qualquer!)!!!

Como sei que estes modelos vêm todos equipados com luzes automáticas, pergunto eu: meus senhores, como é possível num dia de fraca visibilidade circularem todos às escuras??? [8] Será que é assim tão fiável e seguro um equipamento destes falhar nesta situação???

Parece que apesar de tudo, o sistema pode enganar o condutor, fazendo-o pensar que os faróis vão ligar perante estas condições (not!). Mas o que acontece também é que isso não iliba a incúria dos condutores em acreditarem piamente em todas as tecnologias, não se certificando manualmente se as luzes vão mesmo acesas!!! É inadmissível!!! [:0] [8] [xx(] [8)] :(

citação:Como sabes que vêm equipados com faróis automáticos?
Mas os Mégane's e Scénic's II não vêm todos? Parece-me ser equipamento de série em todas as versões... alguém confirma?

citação: E para além disso é possivel o condutor ter isso desactivado ou simplesmente nunca o ter sequer activado.
Eu sei disso e por isso é que eu afirmei em bom português (reparem na palavra destacada ;)): "isso não iliba a incúria dos condutores em acreditarem piamente em todas as tecnologias, não se certificando manualmente</u> se as luzes vão mesmo acesas!!!"

citação:Para além de que, é como tu dizes, isso não iliba os condutores de terem a responsabilidade de verificar se está tudo a funcionar em condições ou não!
Ora, nem mais!!! Mesmo os manuais dos carros alertam para estas situações! As pessoas são demasiado relaxadas perante os componentes eléctrónicos de segurança dos carros, confiando a 100% que estão lá para resolver tudo e mais alguma coisa. O que é certo é que estes sistemas foram feitos para aumentar a segurança ao máximo, mas não é 100% e pode variar muito em variadas situações. As marcas avisam que se não respeitarem esses avisos e se não for por avaria do sistema, não se responsabilizam pelo erro humano! No caso das luzes automáticas, serve e muito bem para o caso de esquecimento em diversas situações potencialmente perigosas. Mas também não pensem que é à prova de tudo! Se alguém tem carros com luzes automáticas, não deve fiar-se a 100% nelas, pois podem não ligar as luzes em fracas condições de visibilidade causadas por intempéries! Não há desculpa!

No megane mesmo com a opcção auto ligada é sempre possivel ligar manualmente as luzes.

Por vezes tenho de o fazer para colmatar alguns dias de chuva

citação:Originalmente colocada por kokas

No megane mesmo com a opcção auto ligada é sempre possivel ligar manualmente as luzes.

Por vezes tenho de o fazer para colmatar alguns dias de chuva
Pois! É isso que eu estou a dizer que deve ser feito. É que muita gente não presta atenção a isso, não ligando os faróis manualmente.

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

os do meu so se acendem quando o sensor de luz os activos, ptt se eles nao se acenderem é porque nao ha necessidade disso ^^
Eu sei como funcionam.

"se eles nao se acenderem é porque nao ha necessidade disso". Estás a dar uma prova de total confiança num componente que pode não determinar com exactidão todas as situações em que deve actuar (pondo de parte avarias). Acho que o pessoal confia demais nestes componentes... e depois não se queixem! Pelo que vejo há casos em que a sensibilidade destes sistemas não é assim tão linear...

Acho que a sensibilidade de o sensor de luz determinar artificialmente se há mesmo necessidade ou não de acender as luzes, em alguns casos, deixa muito a desejar. Para mim, ajuda mas não substitui completamente a sensibilidade humana. É que eu comprovei isso na quarta-feira passada. Por questões de segurança, era mesmo necessário acender as luzes pois naquele dia a visibilidade era manifestamente pouca e o sistema não teve a sensibilidade suficiente de os acender. Como tal, requeria que a (pouca) sensibilidade daqueles condutores fizesse acender manualmente as luzes e não o fizeram!!!

União Europeia quer faróis acesos durante todo dia

União Europeia quer faróis acesos durante todo dia

Comissão Europeia também quer faróis acesos durante o dia

A Comissão Europeia (CE) pretende que os estados-membros obriguem qualquer tipo de veículo automóvel a circular de faróis acesos durante o dia e em todas as estradas, como objectivo de diminuir a sinistralidade rodoviária. Para o efeito, já colocou a sua proposta em discussão pública. Os contributos e os comentários podem ser feitos até dia 17 de Novembro.

Segundo as estimativas daDirecção-Geral de Energia e Transportes da CE, aquela medida pode evitar 1.200 a 2.000 mortes nas estradas, por ano. "É uma importante contribuição para a meta europeia de salvar 25.000 vidas por ano nas estradas", observa a proposta da CE.

Embora com regras diferentes, há já 14 estados-membros da União Europeia que obrigam os condutores a circularem de luzes acesas durante o dia. Em Portugal, por exemplo, essa obrigatoriedade foi introduzida nos perigosos itinerários principais nº 4 e nº 5 (IP4 e IP5), com a implementação do programa Tolerância Zero, no final da década passada.

A discussão agora despoletada pela CE não é nova. E, por cá, há quem já tenha argumentado que Portugal beneficia de uma exposição solar mais favorável do que os países sombrios do centro e norte da Europa, para contestar a generalização da medida. O director-geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, discorda totalmente.

"Isto não é uma questão de opinião. Toda a argumentação tem de ser baseada em estudos. E os que foram feitos provam que qualquer veículo com as luzes acesas é muito mais visível e ligerissimamente antes. Esse tempo de antecipação pode ser suficiente para evitar um acidente", sustenta Trigoso, que também lidera a Prevenção Rodoviária Internacional, a que está associada meia centena de países.

Além dos referidos contestatários, é provável que também surjam protestos de ambientalistas. Como admite a própria CE, a adopção da sua proposta pelos estados-membros poderá aumentar o consumo de combustível e emissões de CO2 em 1,5%. Acréscimo, porém, que será apenas de 0,3%, se os automóveis forem equipados com sistemas modernos e dedicados de manutenção das luzes sempre acesas (já há marcas de automóveis nórdicas que fazem os faróis acenderem assim que é ligada a ignição).

Neste caso, tendo em conta a previsível diminuição da sinistralidade, a CE calcula que, "por um euro investido na circulação de luzes acesas durante o dia, haverá um benefício de dois euros para a sociedade".

Quando terminar a discussão pública da sua proposta, a CE vai ouvir os parceiros envolvidos (associações, ambientalistas, indústria, etc.)

O JN remeteu um pedido de esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna, mas foi-lhe comunicado que a tutela não queria, para já, emitir declarações sobre o assunto.

Realmente isso em Portugal não faz sentido, mas se fôr para andar para a frente façam-no só fora das cidades, porque andar no pára-arranca de Lisboa num dia soalheiro de 40º a levar com faróis o dia todo...[8]

Acho que sim!!! Os carros, por defeito, deveriam acender as luzes quando os pomos a trabalhar. Á semelhança do controlo de estabilidade, só se desligavam por opção do condutor, voltando a ligar-se automaticamente acima de uma determinada velocidade...sujeitando-se, caso contrário, o condutor á respectiva multa e sem hipotese de recorrer á desculpa do esquecimento.

Parece-me boa a ideia, apesar de não ser nova e já está implementada no ip4 e ip5.
Todas as medidas que contribuam para o decréscimo da sinistralidade são bem-vindas!

citação:Originalmente colocada por Methanex

Isso não se aplica bem aqui em Portugal. As luzes de dia encadeiam muito a nossa visibilidade quando os cruzamos.

Sim, os máximos e médios a apontar para os passaros, desconfio que encadendeiam [8][8]

Pois eu estou em pulga que isso vá para a frente, para ver se os poupadores de luz começam a acender as luzes.

citação:Originalmente colocada por mjm

Comissão Europeia também quer faróis acesos durante o dia

A Comissão Europeia (CE) pretende que os estados-membros obriguem qualquer tipo de veículo automóvel a circular de faróis acesos durante o dia e em todas as estradas, como objectivo de diminuir a sinistralidade rodoviária. Para o efeito, já colocou a sua proposta em discussão pública. Os contributos e os comentários podem ser feitos até dia 17 de Novembro.

Segundo as estimativas daDirecção-Geral de Energia e Transportes da CE, aquela medida pode evitar 1.200 a 2.000 mortes nas estradas, por ano. "É uma importante contribuição para a meta europeia de salvar 25.000 vidas por ano nas estradas", observa a proposta da CE.

Embora com regras diferentes, há já 14 estados-membros da União Europeia que obrigam os condutores a circularem de luzes acesas durante o dia. Em Portugal, por exemplo, essa obrigatoriedade foi introduzida nos perigosos itinerários principais nº 4 e nº 5 (IP4 e IP5), com a implementação do programa Tolerância Zero, no final da década passada.

A discussão agora despoletada pela CE não é nova. E, por cá, há quem já tenha argumentado que Portugal beneficia de uma exposição solar mais favorável do que os países sombrios do centro e norte da Europa, para contestar a generalização da medida. O director-geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso, discorda totalmente.

"Isto não é uma questão de opinião. Toda a argumentação tem de ser baseada em estudos. E os que foram feitos provam que qualquer veículo com as luzes acesas é muito mais visível e ligerissimamente antes. Esse tempo de antecipação pode ser suficiente para evitar um acidente", sustenta Trigoso, que também lidera a Prevenção Rodoviária Internacional, a que está associada meia centena de países.

Além dos referidos contestatários, é provável que também surjam protestos de ambientalistas. Como admite a própria CE, a adopção da sua proposta pelos estados-membros poderá aumentar o consumo de combustível e emissões de CO2 em 1,5%. Acréscimo, porém, que será apenas de 0,3%, se os automóveis forem equipados com sistemas modernos e dedicados de manutenção das luzes sempre acesas (já há marcas de automóveis nórdicas que fazem os faróis acenderem assim que é ligada a ignição).

Neste caso, tendo em conta a previsível diminuição da sinistralidade, a CE calcula que, "por um euro investido na circulação de luzes acesas durante o dia, haverá um benefício de dois euros para a sociedade".

Quando terminar a discussão pública da sua proposta, a CE vai ouvir os parceiros envolvidos (associações, ambientalistas, indústria, etc.)

O JN remeteu um pedido de esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna, mas foi-lhe comunicado que a tutela não queria, para já, emitir declarações sobre o assunto.

[^]

Aleluia..há muito que esperava isto, agora a ver se anda para a frente!:)

citação:Originalmente colocada por AlfaZor

Num dia intenso de verão são muito utéis... [8]
Se o princípio básico é a fracção de segundos de alerta com os faróis ligados que podem evitar um acidente, qual é a dúvida que no verão também funcione????
A captação dos reflexos humanos varia consoante a estação do ano????[}:)][}:)][}:)]

É melhor usarmos todos num dia quente de verão do que naquelas rectas perigosas(nacionais) cheias de arvores e de sombras, as 19h não conseguires perceber se na tua direcção vêm carros a ultrapassar ou é apenas ilusão óptica do sol juntamente com as sombras, pois se tivessem os médios ligados era muito mais seguro, isto é apenas um exemplo, outro é que à noite já ninguem anda às escuras..habituavam-se a andar de luzes ligadas de dia..!

Mas cada um tem a sua opinião, a volta nem vai para frente!

Voltar
Superior