Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Está a chover copiosamente, a visibilidade é muito reduzida e, claro, não se esqueçam que se torna necessário acender os faróis! Bem, já agora, reduzam também a velocidade...

Cmprs.

Pé Leve.

Hoje continua tudo na mesma... Na mesma não, mais grave! Hoje são raros os carros com que me cruzei que traziam os faróis acesos...

Ó pessoal espalhem a notícia: os faróis são para acender quando a visibilidade diminui! E hoje, com chuva, é um desses dias... apesar de ser Sábado!...

Cmprs.

Pé Leve.

Eu liguei médios e, em alguns momentos em que a chuva se intensificou, liguei os faróis dianteiros de nevoeiro, que desliquei quando a mesma acalmou!

Cmprs.

Pé Leve.

Os minimos pq? Em situações de visibilidade reduzida ligam-se os medios, a ÚNICA função dos minimos é servirem de luz de presença se o carro ficar parado na berma de uma estrada de noite.

Pé Leve não há necessidade de ligar os farois de ->"nevoeiro"<- quando chove mais, os médios vêm-se muito bem [:P]

Eu vi 2 carros empanados, um ******* ****** (acontece aos melhores [|)] e um Fiat Punto [V] , tinha de ver um Fiat pra normalidade se repor [:p]

citação:Originalmente colocada por Bolide

Os minimos pq? Em situações de visibilidade reduzida ligam-se os medios, a ÚNICA função dos minimos é servirem de luz de presença se o carro ficar parado na berma de uma estrada de noite.

Pé Leve não há necessidade de ligar os farois de ->"nevoeiro"<- quando chove mais, os médios vêm-se muito bem [:P]
Os faróis de nevoeiro, quando chove com intensidade, têm a vantagem de se verem debaixo do carro que vai à nossa frente quando este tapa os nossos médios... Isso, por exemplo em cruzamentos, fornece a informação adicional aos outros carros que é mais uma luz auxiliar acesa e que pode fazer a diferença entre o entrar num cruzamento, fazer uma ultrapassagem, ou não!

Digo isto porque comigo já se passou ter dúvidas se atrás de determinado carro vinha algum outro (pela forma da via...) e foi apenas um pequenino farol de nevoeiro (que até se reflectia no chão) que me deu a informação que precisava para esperar. Se tivesse entrado podia ter-me arrependido... Ah, já me esquecia, nesse dia do caso que refiro chovia copiosamente também.

Cmprs.

Pé Leve.

Se a chuva for muita também uso os farois de nevoeiros dianteiros... sempre é mais uma luz para me verem bem. E se estiver mesmo muita chuva, até os de trás uso. Não é dificil encontrar chuva que cause pior visibilidade que muitos nevoeiros.

Mais uma manhã, que apesar de molhada, não fez com que no meu trajecto aparecessem carros acidentados e empanados.
Isto parece estar a melhorar[8D]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Fui repescar este tópico porque recomeçou a chover e, claro, correndo o risco de "chover no molhado", achei por bem "repisar" este, sempre actual tema, penso, até porque sempre que chove recomeçam os acidentes em consequência.

Ainda ontem, como anteontem, na minha zona fez nevoeiro de manhã e, mais uma vez, os habituais faróis apagados...

...Pois é, mais um tema que por mais que seja debatido, pisado e repisado, parece ser, simplesmente e sempre, "malhar em ferro frio"!

Por isso o apelo, de novo, aqui fica, ACENDAM OS FARÓIS, PORRA! Pelas nossas vidas! Obrigado.

Obrigado.

Pé Leve.

Ora aqui está uma excelente cruzada. O código da estrada devia ser explicito nas questões da chuva e nevoeiro e aumentar a penalização pela negligência e perigo que representam ...

citação:Originalmente colocada por Luis Maia

Por exemplo mas eles teimam em não perceber que há mais causas de acidentes para além da velocidade, alcool e condução sem carta[xx(]
É verdade.

Mas também é verdade que conduzir sob o efeito do àlcool e sem carta é muitíssimo grave...

A velocidade, dentro de determinados limites de tolerância (...), até nem é muito censurável, mas se a juntarmos (excessíva...) aos outros dois factores anteriores, e, ainda, às manobras perigosas, à desadequação da condução às condições meteorológicas (onde se inclui, também, a necessidade de acender os faróis...), às condições das vias e respectiva sinalização (e aqui tanto há a dizer...), à qualidade possível de tantos automóveis do nosso parque rolante (idem...), provocaremos uma mistura ultra explosiva de tantos e tão nefastos resultados, como temos, infelizmente, visto...

Por isso, independentemente do que os responsáveis preferem, como politicamente correcto, dizer, se formos controlando as probabilidades nas variáveis dessa equação a que temos acesso, independentemente do que os políticos pensam e exteriorizam (...), já estaremos a diminuir, por certo, alguns números negros!...

Bem, e passem palavra que amanhã é outra vez segunda, dia de labuta (...): é preciso acender os MÉDIOS se (e quando) as condições de visibilidade forem reduzidas!

Cmprs.

Pé Leve.

Neste fds estive em Lisboa e na minha ida a Santarém à Feira Gastronómica (o dia era reservado a Bragança) começou a chover. Pois era ver pessoal na A1 com as luzes apagadas. Estava a chover e a estrada molhada e liberta todo aquele spray que faz com que não se veja os carros. E os carros cinzentos são os piores. E por mais sinais de luzes que se faça é escusado...

Voltar
Superior