citação:
Originalmente colocada por Luis Maia
citação:Originalmente colocada por sketch
Não vi mais ninguem com eles acesos, mas quando cruzavam carros comigo vinham de máximos ligados. Não é preferivel ligar os de nevoeiro?
Pá eu sinceramente nunca vi grande mal em andar com os farois de nevoeiro dianteiros, vulgo
varredores ligados.
Aliás não tenho dúvidas que incrementam a segurança de quem conduz.
Contudo é proibido ligá-los quando não há nevoeiro e muitas pessoas insistem que essas luzes as incomodam[xx(]
A mim pessoalmente não me incomodam nada, incomodam-me muito mais certos xenox e médios de halogénio a apontar para cima[8D]
Também nunca ligo os faróis de nevoeiro sem que seja necessário, mas quando chove, claro, ligo-os. E se chover mesmo muito ligo os faróis de nevoeiro traseiros que, evidentemente, logo desligo quando as condições de tráfego voltam a ser de visibilidade ou o mesmo se torna tão compacto que não só são desnecessários como irritantes para quem vier atrás!
Quanto aos "varredores", que também podem ser "de berma", também não acho nada de mais que pudessem ser ligados quando houvesse necessidade de ligar os médios desde que, claro, estejam bem regulados (o que nem sempre acontece, já que este tipo de farol é frequentemente negligenciado nesse aspecto...)! Mas, como é proibido...
Relativamente a alguns xénon também concordo que sejam incomodativos, porventura por mal regulados, ou fenómenos de dispersão de luz dispensáveis... Mas, saliento, são apenas alguns desses faróis os que podiam, também nesse aspecto, ser mais eficazes!
Entretanto, repisando, e porque hoje choveu "se Deus a dava", com fortes ventos que me obrigaram a fazer o percurso até Setúbal entre os 80/90 km/h,
é obrigatório acender os médios e, inclusivé,
se a chuvada for, como hoje foi,
diluviana, até, para além dos faróis de nevoeiro todos,
é conveniente ligar os quatro piscas pois é preciso que todos se apercebam quão perigoso é circular nestas condições, atendendo, sobretudo mas também, aos extraordinariamente perigosos lençóis de água que se formam nestas condições, como hoje aconteceu!
Viajemos sempre em segurança, com visibilidade...
Cmprs.
Pé Leve.