Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Como hoje amanheceu com um dia farrusco é só para lembrar a necessidade de que se usem os médios...![]()
Pois é, deve ser tudo de olhão e jogam no boavista...[xx(]citação:Originalmente colocada por tiagosoares
citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Como hoje amanheceu com um dia farrusco é só para lembrar a necessidade de que se usem os médios...![]()
Acho que continua a haver muita gente que em vez de ter os médios acesos prefere ter o ar condicionado ligado. Ainda hoje, na A1 e A29, nada de médios, o pessoal não precisa.
citação:Originalmente colocada por Costa.RF
Já agora, porque é que em certos carros é possível ligar os farois de nevoeiro só com os mínimos?
Não é proibido???
citação:Originalmente colocada por Enter_Sandman
citação:Originalmente colocada por Costa.RF
Já agora, porque é que em certos carros é possível ligar os farois de nevoeiro só com os mínimos?
Não é proibido???
Pelo que me consta é proibido. Os FN devem estar ligados
com os médios e deve existir um botão para os ligar/desligar
agora porque sucede de outra forma já não sei.
Posso dizer que na 4x4 tenho os FN ligados aos mínimos porque
teria de fazer umas alterações no sistema contudo o interruptor
está instalado e estes (os FN) apenas são liagdos quando se
justifica, ou seja, quando há nevoeiro.
Quanto à instalação dos FN de série num carro já não sei
como são ligados se com os mínimos ou com os médios.
Cpts e Viagens Seguras.
citação:Originalmente colocada por Eliselotus
o pessoal usa os minimos e farois de nevoeiro por varias razoes (uma delas ou um conjunto delas)
- dá estilo (eu pelo menos noto logo que ali vai um otario)
- nao fazem ponta de ideia quais sao os medios e os FN (nem no interruptor, nem no painel, nem olhando de frente)
- nao fazem ideia que farois ligaram (ligaram uns farois porque senao a policia multa, mas nao sabem quais teem que ligar)
- pensam que assim vao bem
- pensam que se ve melhor mesmo sem nevoeiro
em tempos li algo que indicava o porque dos carros permitirem isso, e ate fazia sentido. nao me lembro qual era a razao...
quanto ao andar sem farois ligados à noite, ontem encontrei um condutor um pouco melhor que os outros! tudo bem que era meia noite e nao lhe dava jeito ter farois ligados. mas so saiu para a A2 porque estava a chover, e ai o spray que o carro levanta denuncia logo que está ali um carro (algures numa das 3 faixas+bermas), impedindo que outros carros se aproximem...garantindo assim a segurança necessaria![]()
citação:Originalmente colocada por Eliselotus
o pessoal usa os minimos e farois de nevoeiro por varias razoes (uma delas ou um conjunto delas)
- dá estilo (eu pelo menos noto logo que ali vai um otario)
- nao fazem ponta de ideia quais sao os medios e os FN (nem no interruptor, nem no painel, nem olhando de frente)
- nao fazem ideia que farois ligaram (ligaram uns farois porque senao a policia multa, mas nao sabem quais teem que ligar)
- pensam que assim vao bem
- pensam que se ve melhor mesmo sem nevoeiro
em tempos li algo que indicava o porque dos carros permitirem isso, e ate fazia sentido. nao me lembro qual era a razao...
quanto ao andar sem farois ligados à noite, ontem encontrei um condutor um pouco melhor que os outros! tudo bem que era meia noite e nao lhe dava jeito ter farois ligados. mas so saiu para a A2 porque estava a chover, e ai o spray que o carro levanta denuncia logo que está ali um carro (algures numa das 3 faixas+bermas), impedindo que outros carros se aproximem...garantindo assim a segurança necessaria![]()
citação:Originalmente colocada por Enter Sandman
Devido às condições de visibilidade reduzida originadas
pelos incêndios talvez não fosse má ideia acender os faróis.
Por isso já sabem.
Cpts e Viagens Seguras.
citação:Originalmente colocada por Enter Sandman
Devido às condições de visibilidade reduzida originadas
pelos incêndios talvez não fosse má ideia acender os faróis.
Por isso já sabem.
Cpts e Viagens Seguras.
citação:TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I
Disposições comuns
SECÇÃO VIII
Iluminação
Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes
1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2– É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
5– Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
6– Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.