Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Lá vai mais uma vez....

A lei diz que se utiliza APENAS os minimos de dia para aguardar abertura das p. de nivel , á noite para estacionar em locais escuros onde o veiculo não seja conveniente mente visivel, daí rodares a chave toda para trás e eles acenderem sempre, mesmo com o carro desligado, outros têm um pequeno botão junto á ignição para ela rodar um pouco mais para trás. De resto é para acender sempre os medios.
Os minimos só podem ser BRANCOS E SÓ BRANCOS á frente e VERMELHOS e SÓ VERMELHOS á rectaguarda, caso contrario a policia pode passar a coima e apreender os documentos até inspecção especial.
Quanto a medios é assim:
DE DIA- 1.º Sempre que se circule em condições de visibilidade reduzida devido ás condições atmosfericas " isto inclui dias de verão fora das localidades onde o asfalto fica extremamente espelhado."
2.º Dentro de tuneis.
3.º Vias de transito reversivel
4.º Motociclos e ciclomotores sempre
5.º Transportes de mercadorias perigosas sempre
De noite:
1.º Do escurecer ao amanhecer
2.º Quando do cruzamento com outro veiculo ,peão ou animal em sentido contrario
3.º Sempre que se circule a menos de 100m de atras de outro elemento circulante rodoviario.
Os maximos só se utilizam de forma a não provocar encandeamento " Contra ordenação mto Grave"

Não se deve utilizar luzes de nevoeiro em dias de chuva, pois estas refletem no pavimento e tornam as marcas rodoviarias irreconheciveis.

Acreditem que sei o que digo.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Como hoje amanheceu com um dia farrusco é só para lembrar a necessidade de que se usem os médios...;)

Acho que continua a haver muita gente que em vez de ter os médios acesos prefere ter o ar condicionado ligado. Ainda hoje, na A1 e A29, nada de médios, o pessoal não precisa.

citação:Originalmente colocada por tiagosoares

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Como hoje amanheceu com um dia farrusco é só para lembrar a necessidade de que se usem os médios...;)

Acho que continua a haver muita gente que em vez de ter os médios acesos prefere ter o ar condicionado ligado. Ainda hoje, na A1 e A29, nada de médios, o pessoal não precisa.
Pois é, deve ser tudo de olhão e jogam no boavista...[xx(]

Eu ando de médios sempre que as condiçoes atmosfericas não estão boas e em AE para verem melhor que algo se aproxima mto rapidamente! ;)

Ja agora pego neste tema e para não estar a abrir outro topico cá vai:

É impressionante a falta de cuidado e respeito que certos condutores em Portugal têm uns pelos outros.
Alem de se espelhar nas atitudes que foram referidas neste topico(não acender os medios em situações climatericas anormais) eu alerto para a falta que faz sinalizar as mudanças de direcção.
É raro o carro que a faz e quando vejo fazer, fazem de forma incorrecta.
Nas rotundas, onde é mais importante, é uma alegria, 98% das pessoas entra sem dar conhecimento de vai sair na primeira ou noutra saida.
Esta é uma situação que tambem nao é levada em conta pelas autoridades, não é minimamente controlada, uma vez que nem a propria policia os utiliza.

Cumprimentos a todos.

citação:Originalmente colocada por Costa.RF

Já agora, porque é que em certos carros é possível ligar os farois de nevoeiro só com os mínimos?
Não é proibido???

Pelo que me consta é proibido. Os FN devem estar ligados

com os médios e deve existir um botão para os ligar/desligar

agora porque sucede de outra forma já não sei.

Posso dizer que na 4x4 tenho os FN ligados aos mínimos porque

teria de fazer umas alterações no sistema contudo o interruptor

está instalado e estes (os FN) apenas são liagdos quando se

justifica, ou seja, quando há nevoeiro.

Quanto à instalação dos FN de série num carro já não sei

como são ligados se com os mínimos ou com os médios.

Cpts e Viagens Seguras;).

citação:Originalmente colocada por Enter_Sandman

citação:Originalmente colocada por Costa.RF

Já agora, porque é que em certos carros é possível ligar os farois de nevoeiro só com os mínimos?
Não é proibido???

Pelo que me consta é proibido. Os FN devem estar ligados

com os médios e deve existir um botão para os ligar/desligar

agora porque sucede de outra forma já não sei.

Posso dizer que na 4x4 tenho os FN ligados aos mínimos porque

teria de fazer umas alterações no sistema contudo o interruptor

está instalado e estes (os FN) apenas são liagdos quando se

justifica, ou seja, quando há nevoeiro.

Quanto à instalação dos FN de série num carro já não sei

como são ligados se com os mínimos ou com os médios.

Pergunto porque já várias vezes vi atrás de mim carros com os mínimos e FN, o que incomoda um bocado qd não há nevoeiro...

o pessoal usa os minimos e farois de nevoeiro por varias razoes (uma delas ou um conjunto delas)

- dá estilo (eu pelo menos noto logo que ali vai um otario)
- nao fazem ponta de ideia quais sao os medios e os FN (nem no interruptor, nem no painel, nem olhando de frente)
- nao fazem ideia que farois ligaram (ligaram uns farois porque senao a policia multa, mas nao sabem quais teem que ligar)
- pensam que assim vao bem
- pensam que se ve melhor mesmo sem nevoeiro

em tempos li algo que indicava o porque dos carros permitirem isso, e ate fazia sentido. nao me lembro qual era a razao...

quanto ao andar sem farois ligados à noite, ontem encontrei um condutor um pouco melhor que os outros! tudo bem que era meia noite e nao lhe dava jeito ter farois ligados. mas so saiu para a A2 porque estava a chover, e ai o spray que o carro levanta denuncia logo que está ali um carro (algures numa das 3 faixas+bermas), impedindo que outros carros se aproximem...garantindo assim a segurança necessaria:D

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

o pessoal usa os minimos e farois de nevoeiro por varias razoes (uma delas ou um conjunto delas)

- nao fazem ponta de ideia quais sao os medios e os FN (nem no interruptor, nem no painel, nem olhando de frente)
- nao fazem ideia que farois ligaram (ligaram uns farois porque senao a policia multa, mas nao sabem quais teem que ligar)

em tempos li algo que indicava o porque dos carros permitirem isso, e ate fazia sentido. nao me lembro qual era a razao...

quanto ao andar sem farois ligados à noite, ontem encontrei um condutor um pouco melhor que os outros! tudo bem que era meia noite e nao lhe dava jeito ter farois ligados. mas so saiu para a A2 porque estava a chover, e ai o spray que o carro levanta denuncia logo que está ali um carro (algures numa das 3 faixas+bermas), impedindo que outros carros se aproximem...garantindo assim a segurança necessaria:D

:D:D:D:D

Boa explicação :D

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

Esqueceste-te de:

-"sim, tenho um carro com faróis de nevoeiro!"

Devido às condições de visibilidade reduzida originadas

pelos incêndios talvez não fosse má ideia acender os faróis.

Por isso já sabem ;).

citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

Por isso já sabem ;).

Hoje fiz a A29 e A1 até Aveiro sempre com médios, e já eram 9 horas...

Via-se muito mal!

citação:Originalmente colocada por Enter Sandman

Por isso já sabem ;).

Tal como vem no código:

citação:TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais

CAPÍTULO I
Disposições comuns

SECÇÃO VIII
Iluminação

Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes

1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;

b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;

c) De estrada, nos restantes casos;

d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.

2– É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

3– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.

4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.

5– Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.

6– Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Portanto, em caso de nuvem de fumo, liguem os MÉDIOS.

Voltar
Superior