Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Não concordo minimamente. Faço cerca de 60000kms/ano e em AE/IC/IP/EN ando sempre com as luzes de médios ligadas. Em cidade ligo sempre que o sol começa a ficar baixo.

Faço isto porque já não é a 1ª, 2ª nem 3ª vez que, por exemplo, aborto uma intenção de ultrapassagem (antes de a começar) quando parecia que o podia fazer em segurança. No entanto, lá vinha o tal carro escuro a confundir-se com a sombra ou com a vegetação. Quando circulam de luzes ligadas isto nunca acontece pois é bem mais perceptivel a presença do outro veiculo. Isto tanto acontece em AE a olhar pelos espelhos como em EN a olhar para a frente.

Para alguns talvez possa parecer que estamos a discutir o sexo dos anjos, mas experimentem andar com atenção a este facto, reflictam e vejam se não alteram, mesmo que em parte a vossa opinião.
Completamente de acordo.

E mesmo em qualquer artéria citadina, o simples facto de circular com médios acesos diminui a frequência com que peões e outras viaturas se atiram para a nossa frente como se não nos vissem.

Existem kits para isso à venda por $24.00 da Hamsar para os piscas à frente ou para os médios (USA/Canada), mas com um relé a receber sinal da caixa de fusíveis que dê sinal apenas quando o motor está ligado também serve. [;)]

Isto não tem nada a ver com o governo, a medida é europeia e até tem o apoio de alguns países que em termos de sinistralidade rodoviária nos fazem abrir um buraco e enterrar a cabeça lá dentro. [;)]

Aqui também ninguém ainda disse que basta circular de faróis acesos que se acaba com a sinistralidade em Portugal, já foram dados foi vários exemplos onde a adopção das luzes diurnas poderiam evitar acidentes ou situações de "quase que..." [;)]

Se é para falar mal por falar não vale a pena, caso contrário contraponham a ideia com argumentos válidos.
Mas aonde é q leste q eu sou contra essa medida ? [8b] É obvio q usando as luzes diurnas as probabilidades de acidentes diminuem, mas acho q no nosso caso deveriam tomar medidas de prevençao ao nivel da formaçao de condutores q é o cerne da questao. Sabes q em PT imitam tudo o q vem lá de fora excepto o aumento dos ordenados [;)] .

eu vivi 7 anos na suiça e uam das coisas que se nota lá é que 70/80% usam os medios ligados durante o dia! Para mim é algo a seguir.

Quanto aos farois de nevoeiro...se bem afinados nao encadeiam ninguem.As luzes so apontam para o chão...Agora nao venham os chicos pertos dizer...olha mais um que usa os farois de nevoeiro so para mostrar que teve guita para eles...por acaso é raro usar derivado ao facto de dar multa...

E se nao estou em erro no codigo da estrada nao diz que os farois de neoveiro sirvam so para nevoeiro mas sim quando a visibilidade está muito reduzida...portanto em muitas situações, uma delas quando esta a chover a potes...dá muito jeito!! Então para conseguirmos nos desviar das crateras que existem na estrada...

Outra questao que li para ai tambem... o xenon do xinoka..Eu tenho um kit de xenon e no entanto nao encadeio ninguem...Qualquer carro encadeia até usando uma vela....se o mesmo tiver os farois mal afinados...quantos com luzes normais com os farois apontados para a lua...deve ser para ver os americanos a passearem por la...

eu vivi 7 anos na suiça e uam das coisas que se nota lá é que 70/80% usam os medios ligados durante o dia! Para mim é algo a seguir.

Quanto aos farois de nevoeiro...se bem afinados nao encadeiam ninguem.As luzes so apontam para o chão...Agora nao venham os chicos pertos dizer...olha mais um que usa os farois de nevoeiro so para mostrar que teve guita para eles...por acaso é raro usar derivado ao facto de dar multa...

E se nao estou em erro no codigo da estrada nao diz que os farois de neoveiro sirvam so para nevoeiro mas sim quando a visibilidade está muito reduzida...portanto em muitas situações, uma delas quando esta a chover a potes...dá muito jeito!! Então para conseguirmos nos desviar das crateras que existem na estrada...

Outra questao que li para ai tambem... o xenon do xinoka..Eu tenho um kit de xenon e no entanto nao encadeio ninguem...Qualquer carro encadeia até usando uma vela....se o mesmo tiver os farois mal afinados...quantos com luzes normais com os farois apontados para a lua...deve ser para ver os americanos a passearem por la...

Os FN da frente também não me fazem muita confusão, embora eu também só use os FN quando há nevoeiro ou chuva intensa. A mim incomodam-me são os de trás usados indevidamente, especialmente em situações onde nos é impossível ultrapassar quem os leva acesos. :sh)

sim mas existe malta que atrofia com as pesssoas que usam farois de nevoeiro a torto e a direito.Eu por exemplo durante o dia em autoestrada perfiro levar os minimos e farois de nevoeiro acessos do que os minimos e os medios.Porque? Porque quando necessário fazer algum sinal de luz com os maximos com os medios de dia nao é tao visivel! E como é claro cá em protugal tem-se de passar o tempo todo a fazer sinais de luz na autoestrada porque ha muitos carros que nao trazem espelhos nem retrovisores de serie :p

Faróis de Nevoeiro são faróis de... nevoeiro.

Faróis de quê? Nevoeiro. Quando é que se usam? com Nevoeiro.

Dúvidas?

Quanto aos faróis normais, chamam-se "luzes de cruzamento" e não "luzes de usar de noite".

sim mas existe malta que atrofia com as pesssoas que usam farois de nevoeiro a torto e a direito.Eu por exemplo durante o dia em autoestrada perfiro levar os minimos e farois de nevoeiro acessos do que os minimos e os medios.Porque? Porque quando necessário fazer algum sinal de luz com os maximos com os medios de dia nao é tao visivel! E como é claro cá em protugal tem-se de passar o tempo todo a fazer sinais de luz na autoestrada porque ha muitos carros que nao trazem espelhos nem retrovisores de serie :p

Eu atrofio com as pessoas que usam os faróis de nevoeiro a torto e a direito...
Ensinaram-me na escola de condução que os faróis de nevoeiro servem para o ...nevoeiro!

[:D] [:D] [:D] Que cena! Então tu és mesmo dessa malta que aderiu a essa moda?

Tu tens carta? Fazes ideia para que servem os mínimos, médios, máximos e faróis de nevoeiro?

Volta a ler o código.

Quanto aos faróis normais, chamam-se "luzes de cruzamento" e não "luzes de usar de noite".
Caro amigo permita-me discordar com o nome atribuido a essas lampadas [:blush:]!!! Apesar de terem esse nome tecnico, a funçao principal delas é iluminar a estrada [;)].
Ps: sao raros os tugas q usam os farois de nevoeiro quando HÁ nevoeiro, fica MAIS bonito usá-los de noite pó estilo [8b]!!!

Pior são aqueles "estilosos" que à noite, usam os mínimos azuis ou verdes com os faróis de nevoeiro ligados.

"Epá o meu carro tem uns mínimos azuis...que lindo, que style!"[8b] [:vm)]

Faróis de Nevoeiro são faróis de... nevoeiro.

Faróis de quê? Nevoeiro. Quando é que se usam? com Nevoeiro.

Dúvidas?

Mas o CE diz que se devem utilizar em situações de visibilidade reduzida. Ora o nevoeiro não é a unica situação em que se considera visibilidade reduzida... Sendo assim em que é que ficamos?

Mas o CE diz que se devem utilizar em situações de visibilidade reduzida. Ora o nevoeiro não é a unica situação em que se considera visibilidade reduzida... Sendo assim em que é que ficamos?

Em caso de chuva muito intensa, creio que também se devem usar. [;)]

Mas o Jarod diz que não [:D]

É engraçado que para umas coisas as legislações estão desfazadas e desactualizadas da realidade. Mas para outras já estão mais que ok...

Ok sim sr, se o sr legislador diz que são faróis de nevoeiro, então só se liga, se estiver mesmo nevoeiro. E nada de brincadeiras com uma neblinazinha... [:p] tem que estar mesmo nevoeiro [:D]

Voltar
Superior