Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

A ter em atenção 2 pormenores que são excepções à utilização dos farós de berma:

Hà uma directiva qualquer que mais cedo ou mais tarde vai obrigar a circular de dia com faróis acesos (médios, claro). No entanto, alguns construtores, antecipando-se, equiparam os seus modelos com 'faróis de dia'. O único exemplo que me vem à cabeça é o Citroen C6. Estes faróis estão no mesmo sítio dos de berma pelo que podem ser facilmente confundidos como tal, mas não são de berma, nem funcionam da mesma forma. Os "faróis de dia" têm como função serem vistos e não iluminar o que quer que seja.

Outra situação. Pelo menos o Fiat Bravo e alguns Mercedes, acedem uma luz de berma, a do lado para o qual vão virar. Acontece apenas de noite, a velocidades abaixo dos 30Km/h e ao accionar o pisca ou virar o volante.
Como é algo útil e práctico, é natural que a moda pegue.

Nenhum dos casos é irregular, afinal de contas são veículos homologados.

Michael

Última edição:
A ter em atenção 2 pormenores que são excepções à utilização dos farós de berma:

Hà uma directiva qualquer que mais cedo ou mais tarde vai obrigar a circular de dia com faróis acesos (médios, claro). No entanto, alguns construtores, antecipando-se, equiparam os seus modelos com 'faróis de dia'. O único exemplo que me vem à cabeça é o Citroen C6. Estes faróis estão no mesmo sítio dos de berma pelo que podem ser facilmente confundidos como tal, mas não são de berma, nem funcionam da mesma forma. Os "faróis de dia" têm como função serem vistos e não iluminar o que quer que seja.

Outra situação. Pelo menos o Fiat Bravo e alguns Mercedes, acedem uma luz de berma, a do lado para o qual vão virar. Acontece apenas de noite, a velocidades abaixo dos 30Km/h e ao accionar o pisca ou virar o volante.

Michael

Mas o q se fala por aqui n é nenhum desses casos.

Mas é sempre bom, para quem n sabe, ficar a saber.

Por acaso aqui na Polónia não é costume ver isso mas temos de ter os médios acessos durante todo o ano e em todas as circunstâncias.

Não me parece nada mal, já o vou fazendo.

Essa moda do farois de nevoeiro não há maneira de passar, no entanto, cada vez mais vejo uma moda maior (se calhar por causa do custo do combustivel) que é não ligar qq luz...
Cada vez mais recorrente!:sh)

Michael

O novo ibiza também já tem esse sistema. E penso que a velocidade em que acende no bravo é superior a 30km/h...pelo menos no que andei pareceu-me que ligava sempre que virava.

Eu passo-me com os farois de nevoeiro traseiros... :mad:

É moda, quando começa a chover e há, uns que ainda ligam os quatro piscas [8b] Faz-me lembrar os coletes enfiados no banco [:vm)]

A verdade é que encandeia toda a gente, reflexos por todo o lado, não se percebe se estão a travar ou não... e é proibido! Como já não bastasse o maravilhoso efeito spray do nosso alcatrão rascófio!

Dá multa e não é pouco (200 ou 300euros?)

E a Polícia não liga nenhuma :(

Enquanto as autoridades não levarem a sério estas e outras questões rodoviárias (como circular na faixa do meio) e só andarem atrás de quem ultrapassa o limite de velocidade, pouco podemos fazer, a não ser debafar aqui [:p] [:D]

E soube-me bem desabafar! [;)]

PS: Devíamos criar abaixo assinados para temas como este e passá-los às autoridades competentes (que, infelizmente, duvido que apareçam a assumir essa responsabilidade!)

A principal responsabilidade devia ser dos condutores, não da Policia.

Sem me querer estar a elogiar, acho que eu e outros colegas meus tivemos melhor formação a tirar a carta do que tiveram os nossos pais, que civismo nas aulas de código era tema nulo..

Tenho esperança que de pouco em pouco tempo as coisas vão mudando :)

continuo na minha, os carros deviam ter um sistema simples como tem o meu golf, os de nevoeiro so acendem com os medios acessos. É mau andar com os de nevoeiro acessos sem nevoeiro, mas agora ate andam de nevoeiros acessos com minimos e as ate esses as vezes tao apagados.
E continuo sem perceber para que servem mininos.

Eu passo-me com os farois de nevoeiro traseiros... :mad:

É moda, quando começa a chover e há, uns que ainda ligam os quatro piscas [8b] Faz-me lembrar os coletes enfiados no banco [:vm)]

A verdade é que encandeia toda a gente, reflexos por todo o lado, não se percebe se estão a travar ou não... e é proibido! Como já não bastasse o maravilhoso efeito spray do nosso alcatrão rascófio!

Dá multa e não é pouco (200 ou 300euros?)

E a Polícia não liga nenhuma :(

Enquanto as autoridades não levarem a sério estas e outras questões rodoviárias (como circular na faixa do meio) e só andarem atrás de quem ultrapassa o limite de velocidade, pouco podemos fazer, a não ser debafar aqui [:p] [:D]

E soube-me bem desabafar! [;)]

PS: Devíamos criar abaixo assinados para temas como este e passá-los às autoridades competentes (que, infelizmente, duvido que apareçam a assumir essa responsabilidade!)

Desde qd é que a moina sabe o codigo?

continuo na minha, os carros deviam ter um sistema simples como tem o meu golf, os de nevoeiro so acendem com os medios acessos. É mau andar com os de nevoeiro acessos sem nevoeiro, mas agora ate andam de nevoeiros acessos com minimos e as ate esses as vezes tao apagados.

È pro estilo pa!
A segurança que se lixe, o que importa é parecer bem..

Não vejo que isso resolva grande coisa... A maior parte dos carros mais modernos são assim e penso que já é uma norma europeia.

O maior problema é de noite e, quando chove, acendem-se os médios, o que não resolve nada.
Deve haver condutores que nunca desligam os faróis de nevoeiro, já que estes só ligam quando se acendem os médios.
E devem achar normal e bonito aquelas luzinhas todas no tablier [8b]

Todos os carros que tive desde os anos 90 têm um comportamento semelhante ao que referes.

No caso dos Fiat por exemplo:

O farol traseiro de nevoeiro só acende em 2 situações:
1 - com médios ligados
2 - com 'bermas' ligados

Já os de berma acendem desde que estejam acesos os mínimos.

Isto acontece porque em situações extremas de nevoeiro, vê-se melhor só com os de berma, porque nestas condições, os médios provocam uma parede de luz que dificulta a visibilidade.

De referir ainda que são botões de toque 'que não prendem'. Ou seja, se o condutor se esquecer deles ligados, da próxima vez que pegar no carro, estes estarão naturalmente desligados.
Por isso quando se vê um Fiat com faróis de berma acesos (como se vêm alguns Punto) ...estes foram deliberadamente ligados e não são esquecimento de outra utilização (a menos que tenha sido um condutor inexperiente à procura dos botões para ligar as luzes).

Em qualquer circunstância, em qualquer automóvel, os faróis de nevoeiro, atrás e à frente, têm sinalização própria, standard, no painel de instrumentos, pelo que se pode concluir que é desleixo do condutor (ou desconhecimento das regras).

Michael

O problema de quem conduz com os médios ligados é não fazerem a devida manutenção aos faróis e às vezes estão tão desalinhados que mais parecem máximos.

só as pessoas que conduzem com médios ligados é que não fazem manutenção aos mesmos? [:D]
durante o dia dificilmente serás encandeado por uns médios desalinhados. à noite, qualquer carro desalinhado terá efeitos adversos, mas não há aí qualquer relação com o facto de os usar sempre ligados [:D]

Voltar
Superior