Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

O problema de quem conduz com os médios ligados é não fazerem a devida manutenção aos faróis e às vezes estão tão desalinhados que mais parecem máximos.

tens a certeza absoluta do que dizes ou estás apenas a generalizar?

Estava aqui a pensar com os meus botões e realmente faz sentido... Um gajo, por ligar os médios mais vezes que os outros, faz com eles desalinhem mais depressa. Bem visto...

Última edição:
O problema de quem conduz com os médios ligados é não fazerem a devida manutenção aos faróis e às vezes estão tão desalinhados que mais parecem máximos.

O que causa o desalinhamento dos faróis é a trepidação da estrada (buracos, irregularidades, etc.), pequenos toques de estacionamento ou acidentes. Às vezes também pode suceder ao trocar uma lâmpada, forçar sem querer o mecanismo.

Portanto, pode-se desalinhar completamente os faróis sem sequer os usar!

Eu uso os faróis de dia já há vários anos e sempre tive os mesmos cuidados, entre eles verificar o alinhamento dos faróis. Aliás, o mês passado fundiu-se uma lâmpada de médios. Quando a fui trocar, aproveitei e troquei logo as duas (pois a lâmpada que não tinha fundido já tinha alguns anos de uso e a luz já não era tão "branca") e verifiquei o alinhamento dos faróis. Tudo isto por 10€. [:cool:]

Hoje de manha, nalgumas zonas do Porto e grande Porto estava um nevoeiro forte, nalguns sítios a visibilidade a 50 metros era muito reduzida.

Escusado será dizer que mais de metade dos carros com quem me cruzei traziam os faróis desligados e outros, embora poucos, vinham com os super-mínimos acesos. :rolleyes: [8b] [8b]

Hoje de manha, nalgumas zonas do Porto e grande Porto estava um nevoeiro forte, nalguns sítios a visibilidade a 50 metros era muito reduzida.

Escusado será dizer que mais de metade dos carros com quem me cruzei traziam os faróis desligados e outros, embora poucos, vinham com os super-mínimos acesos. :rolleyes: [8b] [8b]

Por Aveiro também estava nevoeiro quase cerrado...

Se metade tivesse os farois ligado, dava-me por contente... devo ter visto uns 10 carros com as luzes ligadas... e cruzo-me com cerca de 50...

Bem,com chuva nunca acendi os médios...
Até ao momento não apanhei chuva intensa.
E com nevoeiro nunca liguei.Porquê?Porque o nevoeiro está alto e não é preciso ligar(só ligo se for nevoeiro cerrado ou chuva torrencial)...É o que diz o código(chuva intensa e nevoeiro)...

Máximos,até ao momento não usei.Os médios e a iluminação das estradas por onde passo são suficientes(pode haver um poste de iluminação aqui,outro daqui a 100 metros,e os médios ajudam...)

O meu pai com chuva é raro ligar.

Mas pergunto:está a chover de forma normal e ligo os médios.
Se vejo bem e me veêm bem para que ligar??

Se fosse assim era,começa a pingar e lá iamos com os médios...

Apesar de ser mais seguro ir com os médios acesos de dia,não vejo grandes vantagens...

Os máximos só acendo ou em estradas sem postes de iluminação ou em auto estrada,tudo isto se não vier ninguém,claro...

E com nevoeiro nunca liguei.Porquê?Porque o nevoeiro está alto e não é preciso ligar(só ligo se for nevoeiro cerrado ou chuva torrencial)...É o que diz o código(chuva intensa e nevoeiro)...

Máximos,até ao momento não usei.Os médios e a iluminação das estradas por onde passo são suficientes(pode haver um poste de iluminação aqui,outro daqui a 100 metros,e os médios ajudam...)

Apesar de ser mais seguro ir com os médios acesos de dia,não vejo grandes vantagens...

Os máximos só acendo ou em estradas sem postes de iluminação ou em auto estrada,tudo isto se não vier ninguém,claro...

Ah então para ti, um incremento de segurança não é uma grande vantagem. Ah ok... tá de acordo com o resto do discurso.

Há que poupar a bateria não é?

Só asneira...

Percebe-se, mas, na verdade, não podemos aferir a necessidade de usar ou não os médios pela desnecessidade que cada um, pontualmente, possa sentir pelo ligar desses dispositivos luminosos. Nem toda a gente tem a mesma capacidade visual.

Os médios não são para nós vermos, mas para sermos vistos.

Por certo uma boa parte dos condutores que se cruzam connosco em condições de chuva poderá achar que não seria necessário trazermos os médios ligados! Mas outra boa parte (eu diria a melhor) pensará que ainda bem que os trazemos ligados e é por esses, que podem não nos ver e quem sabe o que pode acontecer por isso, que se justifica acender os médios.

Nem que seja um condutor apenas que não nos veria e nos mataria e/ou morreria, involuntariamente, por isso..

A diferença é, naquela prioritária perspectiva, colossal, pois pode ser a diferença entre viver ou morrer! [;)]

Na prática da condução, mecanizamos determinadas acções consoante os tipos de sinais, por exemplo,o acender dos stops em situações de circulação normal, a existência de passadeiras, zonas escolares, etc.

Numa situação de fraca visibilidade, dois pontinhos de luz no meio da névoa (alguém que não pensa como tu), podem fazer-te inconscientemente não avançar com uma manobra que poderias considerar reunir todas as condições de segurança.

É a tal PEQUENA vantagem que pode significar a vida ou a morte.

Ok,pronto...
Se estiver a chover passo a ligar os médios...

Aproveitando esta questão das luzes,gostava da saber se o meu raciocinio está corrente quanto ao uso dos máximos:
zonas que não estão iluminadas(que não tenham postes de iluminação,em suma,certas zonas auto estradas e estradas nacionais.).
É esta a minhas perspectiva do uso dos máximos.

Ok,pronto...
Se estiver a chover passo a ligar os médios...

Aproveitando esta questão das luzes,gostava da saber se o meu raciocinio está corrente quanto ao uso dos máximos:
zonas que não estão iluminadas(que não tenham postes de iluminação,em suma,certas zonas auto estradas e estradas nacionais.).
É esta a minhas perspectiva do uso dos máximos.

Usa os máximos sempre que te apetecer ou te der jeito desde que:

Nâo provoques o encandeamento a outros veículos que circulem à tua frente (em qualquer sentido) ou a pessoas e animais.

Face à esperada legislação (lá para 2010) que vai obrigar todos os carros a circular com luzes diurnas, estou a habituar-me a andar permantentemente com os médios ligados. Nem mexo no botão.

Michael

Nestes dois últimos dias, foi um abuso a não utilização dos médios por parte dos condutores, em situações de visibilidade reduzida - ontem nevoeiro, hoje chuva intensa.

Então a partir do momento que o dia começa a clarear (tenho saído de casa ainda de noite), é automático: esteja o tempo que estiver, as pessoas desligam as luzes.

Pior do que esses, só mesmo os iluminados que se lembram de andar de mínimos!![8b]

Mik,em que situações usas os máximos?
Gostava que dessem as vossas opiniões sobre quando usam os máximos...
Posso estar a pedir ideias estranhas,é certo,mas é tudo porque conduzo pouco de noite e nas aulas de condução era muito raro usar luzes...
Até ao momento,nas minhas únicas saídas à noite usei médios...
Só por 3 vezes foram saídas fora da localidade(como quem diz,zona urbana de Viseu,uma para ir à Hangar e 2 para ir ao Retail Park...).
E ontem,numa viagem a Coimbra,o meu pai levava os máximos ligados em zonas que se viam bem com médios...
Há membros do fórum que perguntam sobre o tipo de perguntas que faço,mas por vezes trocar opiniões sobre assuntos para o qual ainda não temos muita experiência não existe mal...
Outra dúvida,no cruzamento com animais.Incluem-se cães,gatos,passáros ou são os chamados VTA?
Também gostava que me confirmassem se é ou não correcto o seguinte:quando vamos com os máximos ligados,ao chegarmos a um cruzamento ou intersecção passar para médios?

Mik,em que situações usas os máximos?

Estradas à noite sem iluminação, desde que não tenha veículos à minha frente, ou me cruze com outros veículos, pessoas ou animais.
...e uso os máximos também como buzina, não só de noite, como por vezes também de dia.

Outra dúvida,no cruzamento com animais.Incluem-se cães,gatos,passáros ou são os chamados VTA?

Nâo é para os VTA, é para toda a bicharada em geral ...que se encandeada poderá provocar acidentes a ti, a outros, ou a eles próprios. Pássaros dificilmente, a menos que estejam pousados no chão (já me aconteceu).

Também gostava que me confirmassem se é ou não correcto o seguinte:quando vamos com os máximos ligados,ao chegarmos a um cruzamento ou intersecção passar para médios?

Que eu saiba, não é obrigatório, desde que se respeite a regra de não encandear outros: veículos, gente ou bichos.

Michael

Bem,Mik,brigado plas duvidas que me tiraste.

Só um aparte,quando te referiste em vias sem iluminação são vias onde não existem postes de iluminação,certo?

Como dizem os espanhóis,muchas gracias Mik

Pior, não.
Mais vale mínimos, do que nada... A diferença ainda é grande.
...agora, se se lembram de ligar as luzes, ao menos poderiam 'lembrar-se' de usar antes os médios.

Michael
Se fores atrás de um carro que leve os mínimos ligados, até nem há diferença nenhuma.

Mas continua a ser uma estupidez, além de que proibido. [;)]

Boas!
È verdade que se ve muitos carros de luzes desligadas com condições de visibilidade fraca, mas por favor desliguem os maximos e calibrem o raio das luzes.
Agora à vinda para casa do emprego, se não era artistas com os maximos, era artistas com as luzes mal reguladas que parecia que estavam a iluminar o tejadilho do meu carro.
RMVC

Voltar
Superior