Acho que fui enganado!!!!!!!!

VSilva

Well-known member
Hoje de manhã, após uma noite de trabalho, fui atestar a Magane da Maria.

O depósito leva cerca de 60 litros

vsilva0050bz4.jpg

Embora nunca lhe tenha conseguido meter mais de 59 litros. Hoje levou 62 litros :confused: :confused: :confused:

vsilva0048io0.jpg

Procurei pelo selo de qualidade na bomba e não encontrei.

Dirigí-me á caixa, perguntei pelo selo , a resposta foi: BOA PERGUNTA!!!

Disse que iria averiguar isso, e arranquei ( a Maria estava em casa com pressa á espera do carro para ír trabalhar)

Chegado á casa, peguei num garrafão de água vazio, enchí com a ajuda de um doseador de cozinha 5 x 1 litro, fiz uma marca de medição:

vsilva0033ap9.jpg

e voltei á bomba meter 5 litros de gasóleo na mesma bomba:

vsilva0047wk3.jpg

E levou isto:

vsilva0039hw3.jpg

:confused: :confused:

Quando lá regressei lá encontrei o selo de qualidade...

O litro de água é igual ao de gasóleo!?

Mediste os 5 litros de água com o garrafão ainda por abrir? Tens a certeza que o garrafão tinha mesmo 5 litros de água certos? Se os 5 litros de combustivel ultrapassaram o limite dos 5 litros de água, das duas uma: ou levaste mais do que 5 litros de combustivel ou o garrafão tinha menos de 5 litros de água. Quanto ao depósito do carro, não te esqueças que o mesmo pode levar só 60 litros, mas além do depósito ainda tens a tubagem que vai do bocal ao mesmo e aí podem estar os 2 ou 3 litros a mais.

O litro de água é igual ao de gasóleo!?

É, evidentemente. O litro é uma medida de volume (ou capacidade, se quiseres) e é independente do produto (água, gasóleo, etc).

(Desabafo: A Maria de Lurdes havia de ver isto...)

Por outro lado, quer-me parecer que a bomba até te deu mais gasóleo do que era suposto, ou não? Ou seja, a bomba não "rouba", até dá a mais...

Mas então meteste cinco litros de gasóleo e passou a tal marca? Óptimo. A bomba está a deitar mais gasóleo do que marca. Aproveita!!!

parece-me que está tudo mais ou menos correcto!

já agora é proibido comprar combustivel em garrafões de água![:p]

Com teste dos 5 litros t ambém fiquei :confused: :confused: :confused: ~

Mas a verdade é que NUNCA metí mais de 59 litros na Maggoo....em 18 meses de uso intensivo....aliás o 59 litros foram com a autonomia mesmo no fim , o ponteiro não se mexia e atestei até á rolha!

Desta vez tinha seguramente 50 km de autonomia ( 2/3 litros )

Chegado á casa, peguei num garrafão de água vazio, enchí com a ajuda de um doseador de cozinha 5 x 1 litro, fiz uma marca de medição:

vsilva0033ap9.jpg

Cá para mim mediste mal a água. Esse garrafão parece ter o nível muito baixo para ter lá dentro 5 litros. Os garrafões de água para terem 5 litros ficam cheios até ao gargalo.

parece-me que está tudo mais ou menos correcto!

já agora é proibido comprar combustivel em garrafões de água![:p]

Eu sei que sim ( sou responsavel por segurança e higiene no trabalho lá no emprego )....assim como é muito perigoso guardar isso lá na garagem.

Cá para mim mediste mal a água. Esse garrafão parece ter o nível muito baixo para ter lá dentro 5 litros. Os garrafões de água para terem 5 litros ficam cheios até ao gargalo.

Neste caso a Maria anda a fazer bolos com leita á menos [:D]

Neste caso a Maria anda a fazer bolos com leita á menos [:D]

Às tantas!

O importante é que saibam bem! [:D]

On-topic: ou a medida é de facto fraca, ou podes por lapso ter trocado a escala/traço durante o processo.

Às tantas!

O importante é que saibam bem! [:D]

On-topic: ou a medida é de facto fraca, ou podes por lapso ter trocado a escala/traço durante o processo.
E q tal pesares o garrafao de agua numa balança? O kilo é igual ao litro né? portanto logo aí tens como aferir correctamente os 5l, depois metes 1 marca no garrafao e vais á bomba[;)]

Após cerca de 4 anos de utilização e quase 120Kkm acho que nunca consegui meter mais de 56 litros de gasoleo no minha Megane. E muitas vezes com o carro na reserva.
Pelo que me parece que algo estava mal com a bomba para meteres 62 litros:confused: .

Quanto ao garrafão, não te terás enganado com a medida que usaste?[;)]

off-topic: em relação aos bolos, o que interessa é que saibam bem...[br:)]

O kg é igual ao litro multiplicado por pela massa volúmica e já é bom [;)]

1litro ser igual a 1kg acontece por exemplo com a água pura a uma certa temperatura e pressão

EDIT: e em casa é melhor medir o volume do que pesos já que as balanças tendem a errar cada vez mais com a idade.

E eu no meu megane também nunca consegui meter mais que 56 litros

Last edited:
E q tal pesares o garrafao de agua numa balança? O kilo é igual ao litro né? portanto logo aí tens como aferir correctamente os 5l, depois metes 1 marca no garrafao e vais á bomba[;)]

1 kg = 1L num material que tenha 1Kg/dm3 de densidade. É o caso aproximado da água (depende da temperatura).

No gasóleo esta proporção não é valida porque é menos denso que a água, ou seja, 1 L de gasóleo pesa menos de 1 kg.

1 litro de água é igual a 1 quilograma de água.

1 litro de gasóleo é aproximadamente 1 quilo.

VSilva, a capacidade indicada do depósito é sempre um valor aproximado (mesmo que seja exacto ficam a faltar as tubagens), e pelas fotos dos garrafões o valor real deve andar mais perto dos 65 que dos 60.

Essa história do selo é que é estranha. Apareceu do nada, ou não o procuraste bem da 1ª vez?

Uma pergunta ainda mais interessante:

Quando foste abastecer, já estavas em vapores, ou a reserva ainda dava para mais augumas dezenas de km?

O melhor que tens a fazer é saber o que quer dizer esse CERCA DE 60 l. O melhor que tens a fazer é ires a outra bomba atestar; mas o facto de não ter selo, acho que eu protestava.

Nota: eu nunca vi um selo numa bomba de GPL! :sh)

Back