Acidente - charriot afectado?

ELVTMB

Active member
Bom dia,

a minha mulher, ao conduzir o meu Corolla XLi de 93, enfaixou-se contra uma rotunda a alguma velocidade, entrando praticamente de frente contra o lancil, mas ainda assim um pouco desfasado, tanto que a primeira roda a bater recuou uns 10 cm. Todos os pneus arrebentaram, todas as jantes empenaram. A primeira coisa a resolver será o recuo da roda frente esquerda.

E a pergunta é simples: um acidente destes em que praticamente "só" houve contacto com as rodas, pode ter provocado o empeno do charriot? É evidente que o(s) triângulo(s) de suspensão está todo torcido. O meu mecânico quer começar por trocar os triângulos, barra estabilizadora, transmissão esq., charriot e manga de eixo. Quanto aos dois primeiros itens, não há duvidas que têm que ser trocados...a manga de eixo e a transmissão não sei. Achei estranho, o mecânico não ter falado no amortecedor, já que uma vez que a roda recuo, é de esperar que o amortecedor estando fixo no topo tenha torcido não?

Agora, a minha grande duvida é a certeza que mecânico tem que o charriot está empenado, tinha a ideia que para empenar isso tinha que haver embate na carroçaria. Alguém sabe a resposta a esta pergunta, ou pode-me facultar um nr de algum mecânico com experiência neste tipo de acidentes que saiba a resposta?

Obrigado desde já.

Os amortecedores podem estar bons pois eles têm sempre "espaço" para jogar lá em cima.

Tudo o que ele quer trocar faz algum sentido mas obviamente só quem avalia o carro pessoalmente pode ter um juízo mais acertado. O charriot é uma peça difícil de empenar mas pode de facto não estar bom e não tem nada a ver com o chassis do carro, simplesmente é um quadro que suporta a suspensão e o motor que é apertado ao chassis.

Por mim era deixar o charriot no sítio (a não ser que seja visualmente perceptível algum empeno) e depois de levar à máquina de alinhamento para ver se é necessário trocar.

Cumprimentos.

Tenho um colega que subiu um passeio, a roda direita foi a primeira a subir, acabando por subir a do lado do condutor, e o chassi ficou danificado. Pelo menos já se trocou tudo que havia para trocar e a roda do lado do condutor ficou uns 2/3 dedos para trás

No teu lugar, não me metia a comprar material a torto e a direito. Compra o braço e vê se a roda fica no sitio, se não ficar, não gastes mais a menos que pretendas corrigir o chassi

O que é o charriot? :sh)

Já por inumeras vezes deparei com palavras na mecanica automovel que parecem palavras roubadas ao francês, estou curioso.

Os amortecedores podem estar bons pois eles têm sempre "espaço" para jogar lá em cima.

Tudo o que ele quer trocar faz algum sentido mas obviamente só quem avalia o carro pessoalmente pode ter um juízo mais acertado. O charriot é uma peça difícil de empenar mas pode de facto não estar bom e não tem nada a ver com o chassis do carro, simplesmente é um quadro que suporta a suspensão e o motor que é apertado ao chassis.

Por mim era deixar o charriot no sítio (a não ser que seja visualmente perceptível algum empeno) e depois de levar à máquina de alinhamento para ver se é necessário trocar.

Cumprimentos.
O charriot e os triângulos, já saíram. Para desaparafusar estes elementos não foi preciso sair nada. Não sabia. Tal como vocês sugerem, para já vai-se re-montar o charriot e mudar os 2 triângulos. Depois logo se vê.

Engraçado o tipo de apoio do amortecedor. É um apoio totalmente móvel. Nunca pensei.

Obrigado pela atenção :)

Por acaso devia ter visto e não vi: como é que serão as articulações da transmissão? Será que permitem que na ponta se movam 10 cm sem estragarem?

Passei por uma situação similar aqui há uns anos e empenei o charriot forte e feio! Na altura, tudo o que era tralha por debaixo do carro recuou um bom bocado. Foi preciso desmontar muita coisa para voltar a colocar no sítio certo, sendo que entre outras coisas, teve de ser trocado o charriot.
Espero mesmo que não seja o eu caso, pois o raio da coisa é cara que dói!

Por muito amor que tenhas ao Corolla, e eu sei que sim, pondera bem se vale a pena enterrar muito dinheiro num carro com 23 anos...

O meu irmão deixou ir o Clio Storia à valeta, a uns 50 km/h, e embateu numa manilha. Empenou chassi, charriot, rótula axial e triângulo.

Acidente - charriot afectado?

Por muito amor que tenhas ao Corolla, e eu sei que sim, pondera bem se vale a pena enterrar muito dinheiro num carro com 23 anos...

A questão é mesmo essa: os custos. Na altura que me aconteceu, gastei cerca de 1500€ na reparação. Na altura, o carro compensava o investimento, mas se fosse hoje, a coisa já não seria assim.
É daquelas coisas que precisam ser bem ponderadas, pois podem aí da aparecer surpresas durante a reparação que elevem ainda mais o custo.

Ou tens um grande amor pelo teu carro, porque te garanto que náo vale a pena arranjar pelos enormes custos que isso acarreta...

Mais: provavelmente vais ter de meter o carro no banco de ensaios, porque uma pancada dessas afecta sempre o chassis...e isso náo é barato, porque a mecanica quase toda tem de sair fora...analiza os custos disso tudo...

Sim, vou ponderar. Para já, vou pôr os triângulos de suspensão novos (100€ os 2), re-montar o charrion o que exige pouca m.o. Como já percebi, as contas não vão ficar por isto, umas mangas de eixo (+-50 cada uma na sucata), e jantes/ pneus claro, mas vou arriscar nos triângulos, depois pondero.

Obrigado pelas respostas!

Em 2014 tambem tive um "problema" identico, mas não foi contra uma rotunda, mas sim contra uma rocha. A Maria despistou-se, saiu da estrada e foi a lavrar terra ate bater numa rocha. A roda do lado direito foi parar a porta (so afectou o lado direito)

Teve que levar isto:
- Charrion (usado)
- Amortecedor (usado)
- Transmissao (usado) + foles novos
- Triangulo (usado)
- Barra axial (usado)
- Ponteira de direcção (nova)
- Pendural da barra estabilizadora (novo)
Aqui foram 250€ em material, só para o meter a andar (com jante suplente).

Mais tarde, para ficar como deve de ser:
- Jante aluminio (nao dava para reparar, compramos uma usada)
- Pneus ( 2 novos)
- Arranjo da chaparia e pintura.
350€

Bom dia,

e a manga de eixo aguentou o embate?

Eu já comprei 2 triângulos novos da concorrência (parecem-me fraquitos a comparar com os originais mas pronto...) pelo valor de 65 €. A próxima peça a adquirir, esta usada, será o charriot que realmente empenou do lado em que a roda recuou. A olho nu não se vê, mas medindo com algum rigor percebe-se um desvio significativo.

Bom dia,

e a manga de eixo aguentou o embate?

Eu já comprei 2 triângulos novos da concorrência (parecem-me fraquitos a comparar com os originais mas pronto...) pelo valor de 65 €. A próxima peça a adquirir, esta usada, será o charriot que realmente empenou do lado em que a roda recuou. A olho nu não se vê, mas medindo com algum rigor percebe-se um desvio significativo.
A manga de eixo também foi trocada, esqueci-me de referir isso.

Foi na sucata, pedi o material que precisava, desmontaram de um carro e veio tudo o que pedi e não pedi, o preço seria sempre o mesmo trazendo só o que realmente precisava ou trazer o "bolo" completo.

A unica coisa que veio usada e substitui passado uns meses foi os triângulos pois o que veio não estava nas melhores condições.

por acaso tenho uma situação parecida, desde que me espetei contra um passeio mas ao alinhar está tudo correcto :confused:
a direccao talvez esteja um pouco mais presa, nao sei.

Last edited:
Back