Acidente com cukpa e sem inspeção....

psifer

New member
Bom dia.
Tive no passado dia 31 de julho um acidente em que fui culpado (foi uma estupidez, estava a desligar o botão dos 4 piscas e quando olhei para a frente já estava em cima do outro!) e em que ainda por cima o carro em que bati por trás foi bater noutro.
O problema é que o da frente quis chamar a polícia e eu n tinha inspeção em dia. Estive fora e ia faze-la nesse mesmo dia. Sei que não devia ter facilitado mas como estive fora e não andei com o carro, e ia leva-lo nesse dia, facilitei.
Agora a companhia diz que assume a responsabilidade perante os danos dos outros carros mas não assume os meus (tenho seguro danos próprios).
O problema é que eles após o acidente disseram que eu podia deixar o carro a arranjar, que ativavam a cobertura danos próprios, eu pus na Renault, o arranjo foi quase 5.000€ e agora passados 2 meses do acidente é que eles dizem que não vão assumir os danos do meu carro pela falta de inspeção.
Pelo que li nas clausulas, a companhia só se pode pôr de parte se houver causalidade entre a falta de inspeção e o acidente, ou seja, se o acidente tiver sido por causa do veículo não estar em condições de circular. No entanto, o acidente foi uma 6ª à tarde e eu levei o carro à inspeção na 2ª de manhã, tendo o carro passado sem problema, por isso penso que isso demonstra que o carro estaria em condições. Também houve a peritagem da companhia posteriormente (não tenho o relatório comigo pelo que não sei o que diz, mas penso que à partida não deve referir nenhum problema mecânico com o carro que possa ter provocado o acidente).
Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone); se nos tivessem dito que o arranjo ficaria em 5000€ nunca o teríamos posto a arranjar, uma vez que não temos esse dinheiro e o carro circulava, ou então teríamos procurado um orçamento melhor noutro lado.
Agora, duas questões:
-A minha companhia enviou carta a dizer que assumem a responsabilidade perante os danos dos outros dois carros; poderão ainda exercer o direito de regresso, ou seja, vir pedir-me o dinheiro que pagaram pelos outros carros por causa da falta de inspeção do meu?
-Considerando o que referi anteriormente, haverá hipótese de conseguirmos que a companhia assuma os danos do meu carro?
Sabemos que nao devíamos ter facilitado, mas como disse,estive fora e por isso não pude levar o carro à inspeção e ele não circulou a não ser naquele dia em que o ia levar e em que tive o acidente.
Obrigado a quem puder ajudar!

Pergunta só para contextualizar. Assumindo que o carro não foi arranjado durante o fim de semana, como é que, com um arranjo de €5000 para fazer, o carro passou na inspecção na segunda de manhã?

O carro não foi mesmo arranjado, e se olhássemos não tinha aparentemente danos grandes, tinha a frente um pouco metida para dentro e imagino que eles tenham substituido a frente toda, e que tenha sido por isso os 4.800€ (iamgino que também sabendo que era através da seguradora tenham aproveitado para "carregar" um bocadinho e substituir tudo e mais alguma coisa) mas não percebo nada de preços de peças e assim.....nós também ficamos bastante admirados com o valor, nunca pensamos que fosse ser tão elevado, tendo em conta os danos aparentes do carro....

Última edição:
pois, também acho, estamos mesmo assustados....
e tudo por uma estupidez! acidente não foi nada aparatoso, ia a velocidade baixa, fui burro em facilitar com a inspeção!
alguém que tenha mais conhecimentos a nível legal e de seguros consegue dizer-me se de alguma forma conseguimos resolver isto a nosso favor?

O carro não foi mesmo arranjado, e se olhássemos não tinha aparentemente danos grandes, tinha a frente um pouco metida para dentro e imagino que eles tenham substituido a frente toda, e que tenha sido por isso os 4.800€ (iamgino que também sabendo que era através da seguradora tenham aproveitado para "carregar" um bocadinho e substituir tudo e mais alguma coisa) mas não percebo nada de preços de peças e assim.....nós também ficamos bastante admirados com o valor, nunca pensamos que fosse ser tão elevado, tendo em conta os danos aparentes do carro....

Um carro com uma batida de 5.000€ e "a frente metida para dentro" não passa na Inspecção... Não sei como fizeste isso.

Nesta história existem algumas coisas que não batem certo:

1- Como é que um carro que precisa de um arranjo de 5000 euros consegue passar numa inspeção?
2- Como é que o carro foi reparado sem existir peritagem e ordem de arranjo por parte da seguradora?

"Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone)"
É por aqui que tens de resolver o assunto, a conversa está gravada e se eles autorizaram a reparação ao abrigo do teu seguro.......agora tem de se responsabilizar.....

Quando dizes frente estás a falar só de chapa, plásticos e iluminação ou o sistema de refrigeração (radiador p.e.) também foi de vela?

Uma distracção ligeira a baixa velocidade causa 5000€ de reparação num carro e danos noutros dois. LOL....

A maior parte dos seguros só são válidos se a inspecção estiver em dia. Consta das letras pequenas que ninguém gosta de ler, mas subscreve na mesma. Para eles estarem a usar esse argumento, o teu seguro deve ser um desses.

se assim é, a resolução a teu favor é não te virem pedir para pagar os danos nos outros carros nem todos os custos associados com a resolução do caso, nem multas por falta de inspecção e condução perigosa.
Para ficares já a saber se eles vão querer compensação por isso, tens que ligar para lá e perguntar. Mas se ligares, alguém do outro lado pode ouvir e pensar "distrai-me, afinal também podemos ir buscar este dinheiro. que estupidez!"

"Pelo que li nas clausulas, a companhia só se pode pôr de parte se houver causalidade entre a falta de inspeção e o acidente, ou seja, se o acidente tiver sido por causa do veículo não estar em condições de circular. "

Essa parte é relativa a danos causados no próprio veículo segurado e nos outros também?

ViraMilho: Não, o carro circulava perfeitamente, inclusivamente fomos de férias nele para o algarve (porto-algarve) e andamos sempre no carro sem qualquer problema, as oticas nem estavam partidas nem nada, só um bocadinho metidas para dentro. O carro só foi reparado mais de 1 mês depois do acidente e sempre circulou sem problemas.

Nesta história existem algumas coisas que não batem certo:

1- Como é que um carro que precisa de um arranjo de 5000 euros consegue passar numa inspeção?
2- Como é que o carro foi reparado sem existir peritagem e ordem de arranjo por parte da seguradora?

"Além disso, foi a própria companhia que autorizou a que puséssemos o carro a arranjar ao abrigo da cobertura de danos próprios (embora não tenhamos nada por escrito a mostrar isto, foi tudo tratado por telefone)"
É por aqui que tens de resolver o assunto, a conversa está gravada e se eles autorizaram a reparação ao abrigo do teu seguro.......agora tem de se responsabilizar.....

1- Pois, não sei mas o certo é que passou, ele circulava perfeitamente, fizemos uma viagem porto-algarve-porto uns dias depois sem qualquer problema! Estive a ver o relatorio de peritagem e dizia na parte dos danos "Frente toda" e no orçamento só tinha "peças: 3500€", mas acreditem que tinha que se olhar de perto para o carro para ver os danos, nem a chapa estava muito amolgada.
2-Em relação a autorização,de facto eles disseram para arranjarmos o carro, mas foi tudo tratado com o mediador AXA, por isso acho que eles n gravam as chamadas...não foi diretamente com a AXA.

é caso para dizer já foste, e agora pagas tu o arranjo do teu bolso, a pala de não teres o carro com a inspecção em dia, e eu estou como os outros como é que passas-te com o carro na inspecção, tu deves estar a omitir muita coisa da real história...

Tão é +/- normal que tenha passado na inspecção, o único problema que vejo neste ponto é o alinhamento dos faróis, pois como dizes estavam metidos para dentro...

Quanto aos 5.000€ é perfeitamente normal em orçamento de colisão na marca, as peças são caras e quando chegam ainda têm que ir à estufa. Pagas à volta de 40€/h +iva a mão de obra dos vários departamentos (bate-chapas, pintura e eventualmente mecânica), pagas todos os consumíveis que eles usam e a preço ouro.

Num bate-chapas de esquina e com peças do aftermarket (de boa marca) a brincadeira ficava-te a metade do preço ou menos provavelmente. A tua seguradora entalou-te e bem.

Não me admira muito o orçamento, sinceramente.
Eu bati na traseira de outro veículo, e para terem a noção da velocidade, 0 carga no acelerador, estava apenas a fazer ponto de embraiagem, e o orçamento na marca foi de 500€ só com os danos visíveis.
Estamos a falar de uma grelha de plástico partida e pintura do pára-choques.

uma vez bati no da frente porque olhei para o tlm que estava no banco do pendura só para ver as horas, mas bater por estar a desligar o interruptor das luzes de emergência nunca tinha ouvido, depois voltaste a ligar?

Direito de regresso?
OMG
Isto cheira a "vou precisar de advogado".

Os danos dos outros terão que ser minunciosamente escrutinados.
A reparação do teu próprio carro também.
Mas havendo provas que pagaram em teu nome X€ em danos...

Boa sorte.

Voltar
Superior