Acidente e fuga

Stormskaer

Allez BENFICA Allez
Hoje de manhã, na recta do cabo, seguia atrás dum camião a velocidades de 80/90km/h e "espreitei" para ver se conseguia ultrapassar.

Nisto o gajo faz pisca para ultrapassar. Como não via o que ia à frente dele e como o espaço que tinha na faixa contrária era muito pequeno, pensei que iria ultrapassar um tractor a baixa velocidade. Aliás, eu não arriscaria ultrapassar ali nada e ia com um ligeiro...

Começa a ultrapassagem e vejo que estava a fazê-lo a um Citroen C3. Vi os carros em sentido contrário a aproximar-se e pressenti logo o pior diminuindo a velocidade e encostando-me à berma.

O camionista mandou-se para cima do C3 com o rodado e triturou-lhe a parte lateral.

Em boa hora me encostei à berma pois passaram bastantes detritos pelo meu lado esquerdo.

O gajo, em vez de parar, ainda aumentou a velocidade! Simplesmente fugiu!

Vi que as pessoas do C3 aparentavam estar bem e segui atrás do camião.

Fiz-lhe sinais de luzes, fotografei-lhe a matricula do reboque e ultrapassei-o apitando para ele encostar.

Mais uma vez, nada!

Como ia com o meu filho no carro fui abrandando "ao longe" e ele, que tinha tanta pressa, fez o resto da recta do cabo a 60 km/h.

Fomos pelo Porto Alto sempre a ver se via algum GNR até que na recta do Modelo ele virou, provavelmente para descarregar nalgum armazém chinês.

Aquilo tem separador central e não deu para fazer inversão. Cheguei à rotunda e pensei melhor: além de ter o meu filho no carro, não vou para um sítio refundido armado em herói.

Liguei para a PSP e contei o que vi. Ainda não tinham participação nenhuma.

Passados uns 15 minutos retornam-me a chamada. A condutora do C3 estaria a fazer a participação e o PSP pediu-me se poderia fornecer os meus dados.

Claro que acedi. Falei depois com a senhora e confirmou que ficou com a lateral toda destruída.

Passei-lhe a matrícula do reboque, a do camião (tractor) e marca do mesmo.

Espero que este "senhor" tenha consequências sérias quer a nível de coimas quer a nível de emprego pois o que ele fez foi a todos os níveis animalesco.

Pessoas como estas não fazem falta na estrada...

Fez bosta da grossa, no mínimo era homenzinho para assumir o que fez. Sem falar que não faria ideia se aleijou as pessoas ou não.

Esperemos que se faça justiça.

É pena que não saia nenhuma diretiva europeia que obrigue os carros a virem com dashcams a filmar a 360º.

Só de pensar que podemos ir descansados "na nossa" e levar com um bicho destes em cima sem culpa nenhuma... :sh)

Eu na quinta feira de manhã, a regressar a casa, tive um gajo que se encostou a mim pelo lado direito. Felizmente era um tipo às maneiras e assumiu logo a culpa e já está a ser tudo resolvido com os seguros. Mas podia ter tido um azar.

E eu se não tivesse travado quase a fundo no dia de Ano Novo, na recta final da A28, tinha levado com um velho doido num Volvo S40 (2.ª geração) que entra à campeão e começa a galgar vias da direita para a esquerda e me fez uma fina pelo canto frontal direito. Buzinei e fiz sinais e o velho deve ter borrado a cueca toda pela cara de pânico a pedir desculpa quando o ultrapassei. De repente, a pressa dele transformou-se em muito vagar... [8b][8b]:sh)

Hoje de manhã, na recta do cabo, seguia atrás dum camião a velocidades de 80/90km/h e "espreitei" para ver se conseguia ultrapassar.

Nisto o gajo faz pisca para ultrapassar. Como não via o que ia à frente dele e como o espaço que tinha na faixa contrária era muito pequeno, pensei que iria ultrapassar um tractor a baixa velocidade. Aliás, eu não arriscaria ultrapassar ali nada e ia com um ligeiro...

Começa a ultrapassagem e vejo que estava a fazê-lo a um Citroen C3. Vi os carros em sentido contrário a aproximar-se e pressenti logo o pior diminuindo a velocidade e encostando-me à berma.

O camionista mandou-se para cima do C3 com o rodado e triturou-lhe a parte lateral.

Em boa hora me encostei à berma pois passaram bastantes detritos pelo meu lado esquerdo.

O gajo, em vez de parar, ainda aumentou a velocidade! Simplesmente fugiu!

Vi que as pessoas do C3 aparentavam estar bem e segui atrás do camião.

Fiz-lhe sinais de luzes, fotografei-lhe a matricula do reboque e ultrapassei-o apitando para ele encostar.

Mais uma vez, nada!

Como ia com o meu filho no carro fui abrandando "ao longe" e ele, que tinha tanta pressa, fez o resto da recta do cabo a 60 km/h.

Fomos pelo Porto Alto sempre a ver se via algum GNR até que na recta do Modelo ele virou, provavelmente para descarregar nalgum armazém chinês.

Aquilo tem separador central e não deu para fazer inversão. Cheguei à rotunda e pensei melhor: além de ter o meu filho no carro, não vou para um sítio refundido armado em herói.

Liguei para a PSP e contei o que vi. Ainda não tinham participação nenhuma.

Passados uns 15 minutos retornam-me a chamada. A condutora do C3 estaria a fazer a participação e o PSP pediu-me se poderia fornecer os meus dados.

Claro que acedi. Falei depois com a senhora e confirmou que ficou com a lateral toda destruída.

Passei-lhe a matrícula do reboque, a do camião (tractor) e marca do mesmo.

Espero que este "senhor" tenha consequências sérias quer a nível de coimas quer a nível de emprego pois o que ele fez foi a todos os níveis animalesco.

Pessoas como estas não fazem falta na estrada...

Fez bosta da grossa, no mínimo era homenzinho para assumir o que fez. Sem falar que não faria ideia se aleijou as pessoas ou não.

Fizeste o que é aconselhável fazer. É escusado confrontar sabe-se lá quem. Anotar matriculas e características, se for com fotos, melhor, e facultar aos intervenientes lesados e/ou autoridades.

Provavelmente virás a ser contactado por perito averiguador da seguradora do camião, para prestares depoimento.

Quanto ao animal, por norma, leva 120€ de multa por ter abandonado o local do acidente sem se identificar.

Convinha a PSP ter identificado o condutor de imediato, até para apurar se tinha Álcool.

Para o lesado isso é irrelevante.

Fizeste o que é aconselhável fazer. É escusado confrontar sabe-se lá quem. Anotar matriculas e características, se for com fotos, melhor, e facultar aos intervenientes lesados e/ou autoridades.

Provavelmente virás a ser contactado por perito averiguador da seguradora do camião, para prestares depoimento.

Quanto ao animal, por norma, leva 120€ de multa por ter abandonado o local do acidente sem se identificar.

120 €???

[8b][8b][8b][8b][8b]

Espera aí...

[8b][8b][8b][8b][8b]

P. S. - E se tivesse havido vítimas (feridos graves ou mortos), era igual?

120 €???

[8b][8b][8b][8b][8b]

Espera aí...

[8b][8b][8b][8b][8b]

P. S. - E se tivesse havido vítimas (feridos graves ou mortos), era igual?

Os 120€ é a forma como as autoridades aplicam a Lei para quem abandona um local de acidente sem se identificar.

Com feridos, mesmo que leves, a coisa já pia mais fino, pois abandono de sinistrados é crime.

Para além de prováveis consequências Legais/Judiciais, começa logo por ter a seguradora á perna para tentar obter o reembolso das despesas suportadas.

Claro que depois entram os advogados em ação, criam um romance e a coisa muitas vezes acaba por não dar em nada...

O valor das coimas em Portugal é simplesmente ridiculo [:D] Se em vez desses 120, fossem 12 000, já pensavam duas vezes.

Quem diz essa, diz também de estacionamentos e semelhantes? Estacionou mal ou parou no meio da via? Tome lá 1000 euros de multa, e da proxima, pense um bocadinho.

E falamos de um profissional, que conduzindo um camião, deve ser o seu trabalho no dia a dia, a ter uma atitude destas, no mínimo era partir-lhe um bracinho.

Os lesados deviam de se queixarem fisicamente, de ir para o hospital de ambulância (blá blá ah e tal está a ocupar uma ambulância desnecessariamente, ok eu sei, siga...), para ficar registado e depois queixa-crime, para ver se o animal tenha uma consequência mais pesada, para evitar que no futuro não faça o mesmo.

Isto não pode ser considerado um simples acidente rodoviário, o gajo ca.gou para os restantes (estado físico e psíquico), até pode ser reincidente, mas só agora foi caço, no mínimo era levantar até às últimas e mesmo com pena suspensa, tentativa de homicídio involuntário e multa pesada.

Não percebo o que este tipo de pessoas pensam, custava muito parar e assumir a porcaria que fez, afinal é o seguro que paga, ou deve ser maluquinho.

Excelente atitude!

Felizmente estas situações são mais que muitas, 90% das vezes derivado a terem álcool no sangue.. e como profissionais que são, as taxas são mais baixas que o "normal."

Claro que é irrelevante, mas o castigo do culpado seria maior e merecido.
És perito averiguador?

Excelente atitude!

Felizmente estas situações são mais que muitas, 90% das vezes derivado a terem álcool no sangue.. e como profissionais que são, as taxas são mais baixas que o "normal."

Não me admirava nada que estivesse "encharcado": manobra suicida seguida de fuga... :rolleyes:

Claro que é irrelevante, mas o castigo do culpado seria maior e merecido.
És perito averiguador?

Disse irrelevante para o lesado, em termos de resolução do caso. Para o animal, claro que sim!

Sim, sou. Também és do ramo/área?

Não me admirava nada que estivesse "encharcado": manobra suicida seguida de fuga... :rolleyes:

Quase sempre é esse o motivo...

O auto de apenas 120€ acaba por compensar para o infractor... Deveria ser de 500€. Aliás, o próprio auto está "incorrecto" .... Pois o auto não é por fuga, mas sim por não facultar os dados ao outro interveniente... Portugal..

...o auto não é por fuga, mas sim por não facultar os dados ao outro interveniente... Portugal..

Exato! Num extremo, se o tipo parar, escrever o nome e numero de telefone num papel, entregar ao outro condutor e for embora, tal já não se aplica.

De qualquer forma, é onde as autoridades se podem basear para "punir" quem o faz.

Exato! Num extremo, se o tipo parar, escrever o nome e numero de telefone num papel, entregar ao outro condutor e for embora, tal já não se aplica.

De qualquer forma, é onde as autoridades se podem basear para "punir" quem o faz.

Verdade... o que é uma completa #$5"€# [8b]

Já há muito que o CE deveria punir a fuga com um auto exemplar..

Mesmo assim o código da estrada prevê que em caso de mortes ou feridos o condutor deve aguardar no local do acidente até à chegada das autoridades, 500€

Back