Acidente no estacionamento do Supermercado

elbmurcs220

New member
e981b5452e539e8551b0a51497374db7.jpg

Boas

Tivemos um sinistro no estacionamento do continente. O nosso veículo é o amarelo, recuava a sair do estacionamento, e embateu no veículo vermelho. Local do embate a verde. O problema é que o vermelho não podia virar à direita no cruzamento, é obrigatório virar à esquerda, como na linha azul.

A culpa é 50/50?

Também concordo que, infelizmente para ti, será atribuída culpa a vocês e, se veio policia, no limite o outro leva multa por entrar em sentido proibido. Na averiguação irão sempre alegar que o condutor ao recuar não tomou todas as precauções, bla bla...

A culpa e de quem fez a marcha atrás ao saír do estacionamento sem tomar os devidos cuidados. O facto de o outro veículo vir em sentido proibido não o isenta de culpas.

Como tem sido dito, numa análise generalista a culpa é sempre de que sai de estacionamento para a via independentemente da eventual infração do outro.
Só mesmo com argumentação hercúlea é que se pode imaginar reverter esta lei "primária"

Como tem sido dito, numa análise generalista a culpa é sempre de que sai de estacionamento para a via independentemente da eventual infração do outro.
Só mesmo com argumentação hercúlea é que se pode imaginar reverter esta lei "primária"

Olha que sei quem tenha batido na traseira de um carro que estava a sair do estacionamento em marcha-atrás e foi considerado culpado porque o outro tinha 3 rodas fora do lancil.

Olha que sei quem tenha batido na traseira de um carro que estava a sair do estacionamento em marcha-atrás e foi considerado culpado porque o outro tinha 3 rodas fora do lancil.
Podias, no embalo, ter posto bold à palavra "generalista"[;)]
Acho que no meu comentário deu para perceber que geralmente a culpa é de quem faz a manobra de sair do estacionamento para a via publica....tudo o resto é por norma bónus.

Cada caso é um caso, e eu não conheço esse, mas que é muuuuuito estranho, é!

Não há qualquer regra que dite isso, e quem está a sair do estacionamento, regra geral, é o responsável.

Ai, provavelmente conseguiram provar algo que nos está a escapar, não foi certamente por ter as três rodas fora do lancil.

E, conheces o caso em pormenor, ou foi-te relatado por alguém?

Não há qualquer regra que dite isso, e quem está a sair do estacionamento, regra geral, é o responsável.

Ai, provavelmente conseguiram provar algo que nos está a escapar, não foi certamente por ter as três rodas fora do lancil.

Só se foi por estar já quase na totalidade na via de trânsito.
Mas mesmo assim, o que aprendi na escola de condução e fiz em exame foi que: Ao estacionar, caso venham carros, temos que ficar parados para não prejudicar a trajetória do outro. Que, regra geral é o que diz o CE: "Nas rotundas, prioridade aos que estão à esquerda; entroncamentos com sinais, primeiro passa quem não tem sinal; Acesso a AE, como o trânsito é mais rápido, quem entra, espera". Obviamente que não diz isto literal, mas em linguagem jurídica, é isto.

Só se foi por estar já quase na totalidade na via de trânsito.

Esteja onde estiver, está a sair do estacionamento, está a recuar, está a invadir a via por onde circulam outros veículos.

Só concebo uma decisão dessas caso, por exemplo, se consiga provar irrefutavelmente (muito difícil) que o carro recue e entre na faixa de rodagem quando o outro nem sequer é visível, e no momento em que está parado prestes a iniciar a marcha para a frente, surja o outro em velocidade inadequada ao local e não consiga parar. Mas, lá está, tudo vai da difícil prova...

Opah, ia havendo porrada e tudo, a polícia mencionou essa das rodas. Também nunca tinha ouvido falar nisso, por isso mencionei. Além disso, o carro que bateu na traseira do que estava a sair e estacionamento podia ter evitado o acidente pois estava a abrandar mas ficou sem travões, além disso não tinha a inspecção. Foi um caso caricato.

Edit: Quando digo que ficou sem travões, os calços ficaram no meio da estrada uns 50m antes do acidente. Ainda hoje me rio com essa cena

Last edited:
Opah, ia havendo porrada e tudo, a polícia mencionou essa das rodas. Também nunca tinha ouvido falar nisso, por isso mencionei. Além disso, o carro que bateu na traseira do que estava a sair e estacionamento podia ter evitado o acidente pois estava a abrandar mas ficou sem travões, além disso não tinha a inspecção. Foi um caso caricato.

Edit: Quando digo que ficou sem travões, os calços ficaram no meio da estrada uns 50m antes do acidente. Ainda hoje me rio com essa cena

Ok, há para ai uma série de situações questionáveis, talvez tenha sido isso, pois numa situação normal é muito difícil que isso aconteça.[;)]

Eu não como irá ser a decisão desta situação, mas fico sempre lixado de pensar que o "carro amarelo" olha em volta e vê que não há outro veículo a circular, faz marcha-atrás com a convicção que pode fazê-lo em segurança e vem um caramelo vira onde não pode e dá-se o acidente. Bolas, o único condutor que não fez nada de errado vai ser considerado culpado ficando no prejuízo e o que prevaricou o CE vai ter uma frente nova de borla? Algo está muito errado aqui.

Back