Acidente.

Lembro-me de ler há uns anos que, durante a fase de desenho, haviam várias abordagens possíveis para fazer aquele trecho.

Esta foi a escolhida por ser a mais barata. Já não me recordo do pormenor das outras.

Ainda que ocorram muito menos acidentes, do lado de Gaia também é manhoso e as velocidades praticadas são mais altas.

O lado de Gaia está a precisar de umas valentes obras desde a saída da A29 até ao Freixo.
Há lá curvas muito mal construidas e o piso está muito degradado.
Espanta-me como grande parte desse troço ainda é 120 quando outros bem melhores já são 100 e até 80 (A29 por exemplo).

Por acaso acidentes nesse troço acho que já foi muito pior do que agora (conheço bem a zona, volta e meia até ouço os estouros das batidas [:D]).

Se o pessoal imagina-se o stress, ansiadade que muitos andam por aí, até fugiam deles, autênticas bombas relógio.

É o meio ambiente rodoviário, são pressões da chefia (porque isto de fazer trajetos via Google Maps é muito fácil), são pressões dos clientes. É ânsia de chegar a casa.

Eu até poderia chegar casa domingo, poderia ir jantar a casa. Não fosse instruções erradas do expeditor, até ficava vazio ontem, só fiquei hoje, mas umas horas para Bélgica por estradinhas e desvios a mistura.. E em vez de estar a esta hora a espera para carregar na Bélgica já tinha passado Paris, até já estava parado para dormir.

Eu sei blablablá, isso não válida essas atitudes e tal

O respeito de outrora que havia por esta profissão já foi, acabou

Andrepinto

Tudo se resume a isto: "Cada um com os seus problemas, mas nada impede que as pessoas se respeitem em qualquer circunstância."

Ando de carro, moto e camião e pasmam-se, vejo asneiras a serem feitas por automobilistas, motociclistas e camionistas.

Os erros mais crasos são de automobilistas, talvez porque existem em maior número.

Desde a ausência de piscas, o entrar nas rotundas, quando eu como camionista já estou a iniciar a marcha e já a entrar na rotunda, tenho de parar por causa de alguns iluminados, isto é todos os dias, desde comportamentos domingueiros em limites de 70 a irem a 50, só porque sim, não sei.

Os que menos estorvam ainda são os motociclistas, talvez porque hã em menor número.

Todos sabemos que hã abéculas em todo o lado, mas a condução de um pesado, ou o comportamento ao lado de um pesado tem de ser diferente do que ao lado de um ligeiro.

Quando vou de carro, adapto-me perante a presença de pesados, tal como perante a presença de bicicletas, talvez porque sei o que o outro está a passar.

Quando hã envolvimento com pesados ou motos, o ligeiro tem sempre a abébia, por ser o ligeiro, vocês que andam na estrada vêm erros crassos em ligeiros, mas secalhar não ligam, se fosse um pesado ou moto, já era notícia de 1ª página.

Hã que adaptar e mostrar respeito por todos que andam na estrada, se bem que alguns, sejam que veículo conduzem, deviam era de levar um chuto no rabo e lhes ser retirada a habilitação de condução, mas é o que temos, todos a apontarem os dedos a todos.

Mas os camionistas são profissionais e têm um dever acrescido

Ainda há pouco tempo em conversa com um ele admitiu que se colava de propósito aos ligeiros para os assustar. Quando o questionei acerca do perigo ele respondeu que um camião tem travões tão bons ou melhores que um carro de formula 1:confused:

Os travões são bons em quê? Os travões estão aptos para travar 40 toneladas, conjunto mais a carga até 24 toneladas. Se o carro a frente travar de repente nem é bom pensar

Andrepinto

Last edited:

Ainda há pouco tempo em conversa com um ele admitiu que se colava de propósito aos ligeiros para os assustar. Quando o questionei acerca do perigo ele respondeu que um camião tem travões tão bons ou melhores que um carro de formula 1:confused:

Ah bom, os outros que não camionistas, podem fazer *************. que está tudo bem, afinal têm um dever decrescido.

Ainda hã pouco tempo um condutor de ligeiro, matou ciclistas, matou o trabalhador na A1, matou a miúda que ia na bagajeira, bem tu percebes.

Mas vocês podem-se mandar para a direita a cortar tudo e todos? Bastava meter um dia para contar os carros que lá fazem isso, então a polícia em multas, nem era preciso troikas, nem fmis

Por acaso a experiência diz que na saída de francos aquilo é o prato do dia.

Andrepinto

Quem disse que podemos fazer isso?
A diferença é que em Francos levas o gajo em T durante 500 metros porque se pôs à tua frente, mas no caso que refiro vamos na horizontal para a morgue ou para o hospital se calhas de nos acertar.

Ninguem disse que há anjinhos só de um lado, mas as consequencias são um pouco diferentes para ambos.

O lado de Gaia está a precisar de umas valentes obras desde a saída da A29 até ao Freixo.
Há lá curvas muito mal construidas e o piso está muito degradado.
Espanta-me como grande parte desse troço ainda é 120 quando outros bem melhores já são 100 e até 80 (A29 por exemplo).

Por acaso acidentes nesse troço acho que já foi muito pior do que agora (conheço bem a zona, volta e meia até ouço os estouros das batidas [:D]).

Está uma miséria há anos...

A berma central é inexistente e demasiado suja, tens buracos enormes logo após a saida do Freixo, a entrada na Ponte vindo de Gaia é fazeres um bailarico com o carro se não tiveres cuidado...

Uma casa arder como sempre.

O respeito de outrora que havia por esta profissão já foi, acabou
Muitos esforçaram-se para que isso acontecesse. Pela descrição do OP, o condutor deste camião é um deles.

Hoje em dia, cada vez mais, existe orgulho em desrespeitar o próximo. O resultado nunca pode ser bom, mas há quem acha que sim.
Infelizmente, uns quantos morrem e não ficam cá para explicar a sua orgulhosa superioridade à familia dos que mataram.

Adorei a piada de que os condutores profissionais não têm que ter mais responsabilidade que os outros [:D] Ainda bem que era só piada!

Claro que um profissional tem que ter mais responsabilidade do que outro. E se conduzir um pesado ainda mais

Vocês andam com umas piadas fatelas, a responsabilidade é igual para todos, acrescida sim pelo transporte de passageiros se os levares, e também porque deves zelar por uma condução defensiva.
Já percebi que gente ao volante como vocês é contar com problemas na estrada onde circularem. Passem ao longe chiça............

Nada disso, se é profissional e faz a vida disso claro que tem mais responsabilidade do que um amador

Nada disso, se é profissional e faz a vida disso claro que tem mais responsabilidade do que um amador

A responsabilidade é igual para todos, não há desculpas, uns terão mais prática diária de condução outros não.
Mas quem tem menos prática de condução tem de ter ainda mais atenção ao que vai a fazer com um carro nas mãos.

Era bonito era: "Bati num camião mas a responsabilidade é do gajo do camião porque eu sou amador e tenho menos responsabilidade na minha azelhice"

Dava uma coisa esperta uma história destas.

Se este pessoal soubesse a altura do ano que melhor andei nas estradas. Não quero dizer, mas eu digo. Foi no confinamento. Passei Paris as 10 horas da manhã parecia que estava a andar de noite, e em Portugal igual.

Dizem eles que querem tirar os camiões da vci. Mas o maior fluxo é de carros ligeiros. Nunca ouvi falar de acidentes na vci com camiões a noite.

E porque a noite e confinamento? Porque é que há menos azelhas. A maioria dos ligeiros são imprevisíveis. A experiência é que diz que certas situações podem acontecer.

Andrepinto

@Ruibadboy e na França, estes autocolantes? Nem havia necessidade se os ligeiros não se quisessem meter debaixo dos rodados.

Nem sei porque querem se meter por baixo do camião. Ou fazer dos outros otários. Que ainda ontem dois entendidos nos seus ligeiros nas obras da A28 Póvoa Vila do Conde ou ao contrário.

"Aí é as duas faixas estão paradas, bota pela berma"

Azar do caneco quando já não tinham mais berma foram cair a minha frente, azar do caneco, vazio o camião responde, eu sei que se meteram a frente de algum, mas a minha não foi.

Eu venho de lá de trás como todos os outros e vêm dois entendidos que se lembram e bota na berma. Ainda que se fosse uma mota. Jeitoso seria é se as autoridades tivessem logo a seguir.
c211e68d58fabf332cf39395b978e453.jpg
cada51fc948694f04a989e2e58de3ed5.jpg

Andrepinto

E na A1 Arrábida freixo ou sentido contrário? É uma lotaria, pessoal de saltar de faixa em faixa, parecem que têm bichos de carpinteiro.

Mas raio vocês não sabem estar quietos numa faixa? Oh meus amigos, eu também faço essa estrada do trabalho para casa e vice versa e da Arrábida para freixo é sempre na esquerda, porque eu só saio para Maia, só depois do nó de francos é que me meto para direita.

Andrepinto

Olha esta. Agora os ligeiros é que têm que andar atentos ao que os pesados vêm ou deixam de ver. Se não se colassem a traseira como é costume ainda acreditava, assim não sr

Colar a traseira? E de lado posso? Da próxima vez não cedas passagem fora ângulo de visão que vais de arrasto.

Está nas regras básicas de segurança que não se deve meter junto ao camião

Andrepinto

Colar a traseira? E de lado posso? Da próxima vez não cedas passagem fora ângulo de visão que vais de arrasto.

Andrepinto

Oh rafeiro89, não sejas tão tendencioso, há quem faça burrada dos dois lados... eu também estou farto de levar com camiões a mandarem-se para a via do centro uns milisegundos depois (ou ás vezes antes) de ligarem o pisca. E olha que de acordo com as imagens colocadas aí, não vou no ângulo morto...

Andrepinto

Sois uns santos do carago.

Last edited:
Back