Acidente

pjovp

New member
Boas,
Não sei se me podem aconselhar.
Hoje a minha mulher a virar à direita apareceu uma rapariga de bicicleta que a ia ultrapassar pela direita e foi contra o carro partindo o retrovisor do lado direito e amolgando a porta.
Chamou-se a GNR que levantou o auto e tivemos bastante dificuldade em relação à rapariga pois tinha 16 anos e era inglesa e esteve sempre a mentir em relação ao nome, ao paradeiro dos pais etc. uma confusão.
Acontece que passados 2 horas lá chegaram os pais e aquilo foi um pouco confuso.
Bem resultado, acabamos por vir para casa, pois a GNR disse que já tinha elaborado o auto com declaração de ambas as partes e que nada mais podia ou havia a fazer. Temos agora que ir levantar a declaração ao posto daqui a 10 dias. Deixem-me referir que para levantar a declaração custa €42. E o que fazer agora?
Obrigado

É bom que tenha, se não só por boa vontade é que te pagam os estragos no carro.

Boa sorte.

epá eu não acredito que a minha mulher foi obrigada a mostrar toda a documentação do carro dela etc, e se eventualmente alguma coisa não estivesse nos conformes multa pa cima e agora ainda tenho que pagar pelos acidentes dos outros?
então quer com isto dizer que para a próxima mais vale esvaziarmos as frustrações partindo o focinho do gaiato e irmos à nossa vida, já que o responsavel é quem não tem a culpa?
o mundo não pode estar assim tão destorcido senão isto qualquer dia é uma selva do caraças.... deve haver alguma coisa que preveja este tipo de situações.

epá eu não acredito que a minha mulher foi obrigada a mostrar toda a documentação do carro dela etc, e se eventualmente alguma coisa não estivesse nos conformes multa pa cima e agora ainda tenho que pagar pelos acidentes dos outros?
então quer com isto dizer que para a próxima mais vale esvaziarmos as frustrações partindo o focinho do gaiato e irmos à nossa vida, já que o responsavel é quem não tem a culpa?
o mundo não pode estar assim tão destorcido senão isto qualquer dia é uma selva do caraças.... deve haver alguma coisa que preveja este tipo de situações.

Infelizmente é assim. Mas também temos que ver uma coisa: grande parte das pessoas, nomeadamente crianças, que utilizam velocípedes na via publica não têm a minima noção do código da estrada, por isso cabe aos condutores anteciparem-se para evitar eventuais acidentes.

Tenta pedir o envio do Auto por e-mail.

Quanto a essa questão a rapariga estava cá de férias, mora cá, ficaram com os contactos dela de onde?

Sinceramente caso esteja cá de férias e já nem entrando no campo da responsabilidade, dificilmente serás ressarcido ou compensará o que vais gastar para o ser.

Infelizmente é assim. Mas também temos que ver uma coisa: grande parte das pessoas, nomeadamente crianças, que utilizam velocípedes na via publica não têm a minima noção do código da estrada, por isso cabe aos condutores anteciparem-se para evitar eventuais acidentes.
Acho que estás muito enganado, qualquer veiculo que seja usado na via pública tem que ter licença para tal, bem como o seu condutor tem que ter conhecimentos para tal. Acho incrivel é a polícia nada mais fazer. Não sei até que ponto não pode apresentar queixa por danos causados em propriedade alheia, tendo como prova o auto da ocorrência e assim "obrigar" ao pagamento dos custos de reparação.

OT: aqueles que defendem chamar as autoridades por causa de um carro que esteja estacionado em cima do passeio, vejam o que fazem as autoridades num caso bem mais caricato [8b]

Um puto de 5 ano num triciclo que licença tem? E se tiver a pé e for a correr?
Neste momento nem sei como está, mas já houve obrigatoriedade de matrículas na bicicletas, já deixou de haver, mas licença para o condutor não me lembro de pedirem...

A PSP a única coisa que pode fazer, tal como um veículo a motor, é confirmar se tem a papelada em ordem a que está obrigado (que pode ser nenhuma), recolher dados e depoimentos.

Acho que estás muito enganado, qualquer veiculo que seja usado na via pública tem que ter licença para tal, bem como o seu condutor tem que ter conhecimentos para tal. Acho incrivel é a polícia nada mais fazer. Não sei até que ponto não pode apresentar queixa por danos causados em propriedade alheia, tendo como prova o auto da ocorrência e assim "obrigar" ao pagamento dos custos de reparação.

OT: aqueles que defendem chamar as autoridades por causa de um carro que esteja estacionado em cima do passeio, vejam o que fazem as autoridades num caso bem mais caricato [8b]

O que é que as autoridades tem haver com lhe pagarem o arranjo do carro ou nao?

Quem está enganado és tu. Para circular de bicicleta na via pública apenas é necessário documento de identificação (bilhete de identidade ou equivalente).

Não é obrigatório ter seguro, embora seja aconselhável.

Estavas a brincar, certo? É que só pode:sh)

Apareceu uma rapariga de bicicleta?À partida a bicicleta não nasceu ali naquele momento...se a bicicleta apareceu pela direita não é porque acabou de ser ultrapassada?Não terá sido uma ultrapassagem do carro à bicicleta à queima seguida de uma mudança de direcção quase imediata sem olhar para o espelho e/ou sem dar pisca?

dantes tinhas de ter matricula nas bicicletas e uma especie de livrete.... ainda sou desse tempo!

mas seguro ou instruçao (codigo da estrada, etc) nem por isso... [;)]

nao vamos mais longe, akeles papa-reformas, que dao hipotese aos jovens de 16 de conduzir sem carta.. de certeza que amolgam mais que uma bicicleta... [8b]

dantes tinhas de ter matricula nas bicicletas e uma especie de livrete.... ainda sou desse tempo!

mas seguro ou instruçao (codigo da estrada, etc) nem por isso... [;)]

nao vamos mais longe, akeles papa-reformas, que dao hipotese aos jovens de 16 de conduzir sem carta.. de certeza que amolgam mais que uma bicicleta... [8b]

Que eu saiba para se conduzir esse tipo de veículos é necessária a licença de condução B1. Logo têm que fazer exame de código.

Boas,
Não sei se me podem aconselhar.
Hoje a minha mulher a virar à direita apareceu uma rapariga de bicicleta que a ia ultrapassar pela direita e foi contra o carro partindo o retrovisor do lado direito e amolgando a porta.
Chamou-se a GNR que levantou o auto e tivemos bastante dificuldade em relação à rapariga pois tinha 16 anos e era inglesa e esteve sempre a mentir em relação ao nome, ao paradeiro dos pais etc. uma confusão.
Acontece que passados 2 horas lá chegaram os pais e aquilo foi um pouco confuso.
Bem resultado, acabamos por vir para casa, pois a GNR disse que já tinha elaborado o auto com declaração de ambas as partes e que nada mais podia ou havia a fazer. Temos agora que ir levantar a declaração ao posto daqui a 10 dias. Deixem-me referir que para levantar a declaração custa €42. E o que fazer agora?
Obrigado

Olha lá, partiu o espelho todo ou foi "só" o vidro? É que se foi só o vidro, quase que aposto que, sem ir à marca, consegues arranjá-lo por menos que o custo de ir buscar o auto do acidente. Agora, se é o espelho todo (especialmente aqueles eléctricos e/ou com o pisca), a conversa (€€€) já é outra...
Boa sorte nisto, porque me cheira que não se vai resolver a bem.

PS: Isto baseado apenas na tua descrição do acidente.

Um puto de 5 ano num triciclo que licença tem? E se tiver a pé e for a correr?
Neste momento nem sei como está, mas já houve obrigatoriedade de matrículas na bicicletas, já deixou de haver, mas licença para o condutor não me lembro de pedirem...

A PSP a única coisa que pode fazer, tal como um veículo a motor, é confirmar se tem a papelada em ordem a que está obrigado (que pode ser nenhuma), recolher dados e depoimentos.
Meu caro, um puto de 5 anos num triciclo? E então se este puto se lembrar de ir para a auto estrada também pode, uma vez que não tem que saber se pode ou não e os outros que carreguem com as responsabilidades? Pois, pois... É mais uma daquelas "regras" num país de brandos costumes em que se toda a gente cometer uma ilegalidade passa a ser regra e passa a ser aceite pela sociedade.

Todo o veículo que anda na via pública, o seu condutor tem que ter habilitação para tal, se não tem, só podem andar em pistas devidamente reservadas para tal. Ora, como em Portugal estas pistas são praticamente inexistentes e já nos habituamos a ver os ciclistas pela rua fora, logo passa a ser legal... Pois Pois...

Curiosamente há 3 semanas na A29, perto de Espinho vi um tipo de bicicleta, (e certamente nem pagou a scut [;)]), se todos se lembrarem de fazer o memo, se calhar daqui a algum tempo passa a ser normal. e aceite.

Quanto à PSP, também assume esta "normalidade" que o povinho meteu na cabeça, caso contrário devia tomar medidas. Eu queria ver se a miuda estivesse a atravessar na passadeira e o carro se encostasse a ela, a condutora estava lixada, agora assim ainda corre o risco de ficar com o prejuizo? Pois, pois...

Se a miúda é menor de idade e pelos vistos tem pais, então os pais que sejam responsabilizados. É por estas e por outras que eu tenho um seguro para a minha filha, quem não o tem que assumam.

...

Se a miúda é menor de idade e pelos vistos tem pais, então os pais que sejam responsabilizados. É por estas e por outras que eu tenho um seguro para a minha filha, quem não o tem que assumam.

O puto de 5 anos de triciclo ou a correr para o meio da estrada era apenas um exemplo, mas pelos vistos pouco claro.

Enfim lá chegaste à conclusão acertada, seja o "puto de 5 anos", seja de bicicleta, mesmo um veículo sem seguro, a conclusão é a mesma, ou tem seguro ou tem que ser o proprietário a assumir, sendo menor, os seus representantes legais.

Voltar
Superior