Acusado de não pagar portagens...Novidades!

Nephilim

Banido
Hoje fui aos correios levantar uma carta registada em meu nome, vinha de Matosinhos da AENOR [:I]

Achei estranho logo á prior mas dizia o seguinte:

FALTA DE PAGAMENTO DA TAXAS DE PORTAGENS[:I]

Resumindo...

Fui notificado como ter andado na A7 e ter passado pela via verde de Guimarães sem pagar no dia 17-5-2006 e no dia 31-05-2006

Com a multa dá a modesta quantia de 166.10euros e até me mandam os codigos para pagar dentro de 10 dias senão vai para tribunal...[8]

Acontece que a matricula do carro que anda a cometer essas infrações e outras provavelmente já foi meu mas foi vendido em janeiro, a um fulano de perto de Guimarães que pelos vistos nunca o colocou em nome dele.[:I]

Eu pagar este dinheiro não vou pagar pois o carro não é meu nem nunca andei na A7;) e qdo o vendi procedi como me disseram para fazer na conservatória dos automoveis tudo dentro do normal.

Mas visto estas cegadas e outras que podem ainda vir a aparecer até bem mais graves o que devo fazer?

A unica "prova" que tenho foi depois de ter vendido o carro ter anulado o seu seguro na altura na companhia fidelidade.

Estou a pensar amanhã telefonar para a EANOR de Matosinhos e explicar a situação.

Alguem sabe o que será melhor fazer?[xx(]

Tens a declaração de venda assinada? Se tiveres manda uma cópia para a aenor juntamente com cópia da carta que te enviaram. Não te esqueças de enviar carta registada.

Eu na altura no registo dos carros disseram para preencher um papel e foi o que fiz e entreguei o papel ao gajo que comprou o carro e todos os documentos da viatura...recebi o dinheiro e nunca mais o vi...

sei que ele é da zona de guimarães eu sou da margem sul , esta cegada é na A7 preciamente em guimarães.

pois devia ter ficado com uma copia dos documentos mas fiz aquilo que me disseram para fazer na conservatória[:I]

Nao tava a contar tar agora metido num filme destes... a AENOR diz na carta que se não pagar irei pa tribunal

E se o gajo matar alguem e fugir?[:I]

citação:Originalmente colocada por nmbsousa

Tens a declaração de venda assinada? Se tiveres manda uma cópia para a aenor juntamente com cópia da carta que te enviaram. Não te esqueças de enviar carta registada.

é o melhor, tu ao telefonares para lá eles dizem-te logo qual é o carro e a té te enviam uma foto do mesmo a passar a portagem se quiseres (aconteceu cmg uma vez na via verde, mas era mesmo eu tinha o identificador avariado).
isso pra tribunal vai, pelo menos com a brisa nessa historia não paguei por esquecimento, passado uns tempos recebi uma carta a informar que o processo ia para tribunal, mas dps tlf pra la e paguei logo na boa.

já que não tens a declaração de venda pode ser complicado, visto q o carro está em teu nome ainda, poderás é ver qual a companhia de seguros em q o carro está agora e tentares pegar por ai.

Vais à PSP e mandas apreender o carro (se está em teu nome e tu não o tens, é como se fosse roubado!). De certeza que o gajo se apressa a passar a lata para nome dele,

citação:Originalmente colocada por ClioII

Vais à PSP e mandas apreender o carro (se está em teu nome e tu não o tens, é como se fosse roubado!). De certeza que o gajo se apressa a passar a lata para nome dele,

Exactamente.

Nephilin,

Se existe um carro em teu nome a cometer ilegalidades faz isso mesmo!
Vai à PSP e apresenta queixa que existe um carro em teu nome, e não conduzido por ti, a cometer infracções na estrada, assim pede a apreenção do veículo até que o "comprador" regularize a situação.

Exacto, podes pagar a multa mas ficas com o carro outra vez, mas nem uma cópia da declaração de Venda? e declaração de venda sem data? manda apreender isso hoje.

citação:Originalmente colocada por Jacare

Exactamente.

Nephilin,

Vai à PSP e apresenta queixa que existe um carro em teu nome, e não conduzido por ti, a cometer infracções na estrada, assim pede a apreenção do veículo até que o "comprador" regularize a situação.

Posso ir á PSP daqui de Lisboa e dizer isso...

mas já agora como eles apreendem o carro se a morada do carro pelos vistos é a minha casa[:I] é que eu não sei e ninguem sabe onde esse carro está nessa altura. O que sei é que vendi a uma pessoa da zona de guimarães.

Vou dizer que me roubaram??? se ele me comprou e pagou parece-me algo incorrecto dizer que me roubaram o carro em janeiro e só agora apresentar queixa...não acham?[8D]

Eu acho que devo contar a verdade apenas pois nada tenho a esconder...vendi o carro da forma como me disseram no registo para o fazer nunca pensei dar um filme destes.[8]

Vai à polícia! E à próxima fica com uma cópia da declaração de venda, não vá o diabo tecê-las!

Eu não vou pagar multa nenhuma pois o carro ja nao é meu desde janeiro.

Ao estar a pagar multas de Maio é estar a dizer que era eu que cometi estas infrações e outros que dai possam surgir:(

o que tenho é a dada em que anulei o seguro na fidelidade se forem investigar descobre isso k o seguro foi anulado por mim....

o carro se calhar ate sem seguro anda sei lá...[:I]

Nephilim,

Conheço um caso desses, mas o montante assumui o valor de un 16,000€.

As cartas que elew enviam aos clientes são sempre chapa 5 e são feitas com o intuíto de intimidar. Por isso o falar em Tribunal e coisa e tal.

Escreve à Concessionária e expôe a tua situação.

Estas passagens pelas referidas portagens não foram feitas por ti, pois à data em que se referem já tinhas vendido o carro.

Que vendeste o carro no dia x ao sr. Y.
Que passaste um declaração de venda.
Que o sr. Y, pelos vistos não registou o carro em nome dele
Que vais providenciar junto à DGV para obrigar o outro a fazer o registo.

E ficas tranquilo a aguardar resposta.

Entretanto, diriges-te à DGV e comunicas o sucedido, de modo que eles possam notificar a GNR ou PSP com um pedido de apreensão do carro se ele não se encontrar registado em nome de outro proprietário.

É assim que se faz e se procederes deste modo vais ver que não vai haver problemas. :)

citação:Originalmente colocada por PitBull

Vai à polícia! E à próxima fica com uma cópia da declaração de venda, não vá o diabo tecê-las!

pois mas isto de se vender um carro com apenas um papelinho é ridiculo mas não fui eu k fiz essa lei...

Quem a fez é que é atrasado mental pk não precaveu situações destas[xx(]

se o gajo andar a atropelar pessoa e fugir vou ter a GNR a bater-me á porta..[xx(] eu até na altura o k o carro nao pagou as portagem eu tava a trab em Lisboa e não em Guimarães[8]

amanha de manhã vou telf para a AENOR a ver o k me dizem disto.
pagar os 166euros não pago...isso era tar a aceitar que tinha sido eu...;)

o que acham?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por Jacare

Exactamente.

Nephilin,

Posso ir á PSP daqui de Lisboa e dizer isso...

mas já agora como eles apreendem o carro se a morada do carro pelos vistos é a minha casa[:I] é que eu não sei e ninguem sabe onde esse carro está nessa altura. O que sei é que vendi a uma pessoa da zona de guimarães.

Vou dizer que me roubaram??? se ele me comprou e pagou parece-me algo incorrecto dizer que me roubaram o carro em janeiro e só agora apresentar queixa...não acham?[8D]

Eu acho que devo contar a verdade apenas pois nada tenho a esconder...vendi o carro da forma como me disseram no registo para o fazer nunca pensei dar um filme destes.[8]

Eu sei q parece incorrecto já q o fulano pagou pelo carro.
Mas é mais incorrecto ainda andar a cometer infracções estando o carro em teu nome.

Tens o número de telefone dele? Morada? Podes sempre tentar resolver isto "a bem": ele que pague a multa e regularize a situação na conservatória quanto ao registo do carro.

Se não for a bem... vai a mal (queixa na PSP)!

Eu tive um problema semelhante a esse, vendi um carro e o comprador nunca o passou para o nome dele. Apesar de ter uma semana para ele o fazer, na altura da venda com a desculpa que ia trabalhar para os Açores pediu-me para não pôr data na declaração de venda, e eu de boa-fé lá fiz a vontade.

Passado uns tempos começei a receber multas por passar na via verde, multas de estacionamento e inclusive foi causador de um acidente com fuga dele do local.

Na policia disseram-me que a primeira coisa deveria ser mandar apreender os documentos do carro, não é o carro que é apreendido como já aqui disseram, são os documentos, coisa que não foi necessária pois ele tinha sido apanhado uns meses antes a circular sem seguro.

Primeiro tens de ir ao registo de propriedade pedir uma certidão como está em teu nome, e a seguir com essa declaração vais á DGV e pedes a apreensão dos documentos.

Na altura ainda fui chamado a prestar declarações várias vezes, e mostrei as provas que tinha da venda ( uma fotocópia da declaração de venda )e inclusive referi que a mesma pessoa já tinha sido apanhada a conduzir o veículo sem seguro e sem selo, tendo sido apanhado e autuado das duas vezes, o que serviu de prova em como não era eu que andava com o carro.

Tenta saber se ele tem seguro do carro, que já é uma prova a teu favor, pois sem uma cópia da declaração da venda não tens provas que o vendeste e podes começar a receber mais multas em casa.

Essa ou outras trapalhadas que possam eventualmente surgir, estás ...[xx(]

O que podes fazer já hoje e não deixes para amanhã, é ires á conservatória do registo automóvel, pedires um documento em como a viatura está em teu nome e seguidamente vais á direcção geral de viação e pedes a apreensão da viatura

citação:A fim de resolver a situação relacionada com a viatura em questão, que continua registada em seu nome, poderá requerer a apreensão da viatura junto de uma Direcção de Viação (necessitando para o efeito de uma informação escrita desta Conservatória em como a viatura continua registada em seu nome) ou numa Conservatória do Registo de Automóveis

Resposta da conservatória do registo automóvel sobre a tua questão

Fazes isso na loja do cidadão

Um familiar meu aconteceu uma situação idêntica, mas foi atropelamento e fuga e fartou-se de gastar tempo e dinheiro para ser ilibado
Comigo aconteceu á pouco tempo com acidente e fuga, o que vale é que tinha cópia da declaração de venda e já não me chatearam mais

Uma cópia de documentos importantes nunca fizeram mal a ninguem e ocupam pouco espaço;)

Não sei se será suficiente a prova de anulação de seguro

Verifica se a viatura tem seguro

http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692.htm

Pede a alguem teu conhecido ou conhecido do primo ou do tio, a localização do nome em que está efectuado o seguro e entra em contacto;)

Boa sorte na resolução do poblema[8D]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Nephilim,

Conheço um caso desses, mas o montante assumui o valor de un 16,000€.

As cartas que elew enviam aos clientes são sempre chapa 5 e são feitas com o intuíto de intimidar. Por isso o falar em Tribunal e coisa e tal.

Escreve à Concessionária e expôe a tua situação.

Estas passagens pelas referidas portagens não foram feitas por ti, pois à data em que se referem já tinhas vendido o carro.

Que vendeste o carro no dia x ao sr. Y.
Que passaste um declaração de venda.
Que o sr. Y, pelos vistos não registou o carro em nome dele
Que vais providenciar junto à DGV para obrigar o outro a fazer o registo.

E ficas tranquilo a aguardar resposta.

Entretanto, diriges-te à DGV e comunicas o sucedido, de modo que eles possam notificar a GNR ou PSP com um pedido de apreensão do carro se ele não se encontrar registado em nome de outro proprietário.

É assim que se faz e se procederes deste modo vais ver que não vai haver problemas. :)

Carlos .L. pois mas o prob é que eu não tenho os dados dessa pessoa...nada[|)] só sei que mora perto de Guimarães.

Na altura tive um papel com a morada do gajo mas esse papel já o deitei fora...[xx(]

Posso mandar apreender o carro mas como a policia pode saber onde ele está?[:I]

A forma de vender os carros devia ser diferente desta rebaldaria...eu fiz o k me disseram para fazer pa não ter xatices ...dá mesta m****[8][8]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Carlos .L. pois mas o prob é que eu não tenho os dados dessa pessoa...nada[|)] só sei que mora perto de Guimarães.

Na altura tive um papel com a morada do gajo mas esse papel já o deitei fora...[xx(]

Posso mandar apreender o carro mas como a policia pode saber onde ele está?[:I]

A forma de vender os carros devia ser diferente desta rebaldaria...eu fiz o k me disseram para fazer pa não ter xatices ...dá mesta m****[8][8]
Eu percebo que um gajo se sente na merda com estas coisas, mas acima de tudo tens que te mexer.

O caso que eu conheço é do pai de um grande amigo meu, onde além das passagens pela Via Verde sem pagar, cometeu um infracção de trânsito que o pai não contestou e teve que ir a Tribunal provar que não era ele. Se tivesse escrito uma simples carta à DGV tinha poupado muitas chatisses.

Faz o que te disse.

Se não consegues identificar a pessoa, diz isso mesmo.

Claro que ajuda se arranjares um meio de chegar até ao nome dessa pessoa, vê lá se pagou em cheque e poderás pedir ao banco uma cópia do mesmo. Qualquer coisa, mas é como tu dizes, este sistema de venda e transferência de registos é uma porcaria.

Vais ver que na AENOR uma carta tua, tal como já referi, será suficiente.

Tens é que ter cuidado agora com o resto. Através da DGV eles informam-te dos passos a dar, registam desde já a tua denúncia e mandam apreender o carro.

Mas escreve já a carta. Não te preocupes em ir lá ou falar para lá. :)

Voltar
Superior