Aeromodelismo - Quem faz? Por onde começar e onde?

Hoje fui fazer o gosto ao dedo por um pouco, pena o vento instável que se fazia sentir.

Este fim de semana decorre a Expo Modelismo 2008 no Estádio Nacional.
Haverá um pouco de tudo relacionado com o Modelismo e Rádio-modelismo.

Aos interessados, mais informações aqui [;)]

boa noite

iniciei-me na semana passada no aeromodelismo e adquiri um skyraider da protech. como nao percebo muito ainda de aeromodelismo decidi nao o montar e pedir ajuda a quem percebe destas coisas.
foi entao que eu e ele nos apercebemos que quem compra este modelo que é considerado para iniciantes, o consiga montar na perfeiçao.
a montagem da "carcaça" ate foi facil mas as afinaçoes sem duvida nenhuma nao e para principiantes, desde afinar servos, os cabos que estao nos servos até a dura tarefa de equilibrar o aviao passa por um processo nada facil para quem se quer iniciar. posso deixar aqui um exemplo que para equilibrar-mos o aviao tivemos de abrir a parte da frente o "bico" e por la pa dentro a volta de 300g de chumbo, depois de meter o chumbo foi enchido e colado a tampa que abrimos com cola de pistola o que ficou 5 estrelas.
hoje fui experimenta-lo com o tal mestre e estava um mimo, pena estar muito vendo e o motor tb nao tinha força de subir muito mas a planar estava direitinho, deixa la ver agora os proximos voos.
com isto tudo so queria alertar para certos principiantes como eu que nao e so montar a carcaça do aviao e colar os autocolantes, ha todo um processo que nós os "basicos" desconhece-mos.
informem-se com quem sabe e vao ver que terao um aviao muito melhor :)

boa noite

iniciei-me na semana passada no aeromodelismo e adquiri um skyraider da protech. como nao percebo muito ainda de aeromodelismo decidi nao o montar e pedir ajuda a quem percebe destas coisas.
foi entao que eu e ele nos apercebemos que quem compra este modelo que é considerado para iniciantes, o consiga montar na perfeiçao.
a montagem da "carcaça" ate foi facil mas as afinaçoes sem duvida nenhuma nao e para principiantes, desde afinar servos, os cabos que estao nos servos até a dura tarefa de equilibrar o aviao passa por um processo nada facil para quem se quer iniciar. posso deixar aqui um exemplo que para equilibrar-mos o aviao tivemos de abrir a parte da frente o "bico" e por la pa dentro a volta de 300g de chumbo, depois de meter o chumbo foi enchido e colado a tampa que abrimos com cola de pistola o que ficou 5 estrelas.
hoje fui experimenta-lo com o tal mestre e estava um mimo, pena estar muito vendo e o motor tb nao tinha força de subir muito mas a planar estava direitinho, deixa la ver agora os proximos voos.
com isto tudo so queria alertar para certos principiantes como eu que nao e so montar a carcaça do aviao e colar os autocolantes, ha todo um processo que nós os "basicos" desconhece-mos.

Um avião ou um helicóptero bem afinado e montado, é mais de meio caminho andado para o sucesso.
O aeromodelismo não é o mesmo que andar com um carrinho de 2 canais, onde quase tudo corre bem.
Discordo que o aeromodelismo ou o radiomodelismo seja 90% manutenção e 10% de gozo. Pelo menos para mim não dá... Talvez seja por isso que só me viro para os eléctricos...

boa noite

Igual ao meu, boa compra, excelente professor que o Skyraider é apr:)

É imperativo um motor brushless, coloquei um do tamanho do 400 original, cabe na bancada original nem se nota. Agora sobe a 45º tão rápido como descia com o motor de origem [kiss]

quanto tempo de voo durava a tua lipo de origem com motor de origem e quanto tempo da essa com esse motor? ou a que vem de origem com esse motor?

Os tempos de voo dependem muito do tipo de voo. Se planar muito duram mais, até uns 30 minutos.

Com este motor ganha-se tempo de voo, até porque é muito mais fácil ganhar altitude.

A bateria de origem (2S) nunca testei com o motor brushless. Duvido que tenha descarga suficiente para o mexer.

Bem, se é real é, simplesmente, espectacular! [;)]

O vídeo parece ter sido acelerado, mas de qq das maneiras se foi só isso as manobras estão lá...
Mas n vi o vídeo todo.

Claro que é possível, e o vídeo não está acelerado. Aliás, há muitos outros vídeos com pilotagens mais agressivas, seja com helis mais pequenos como maiores.
É certo que nem todos os helis dão para fazer isso, mas a partir de uma determinada faixa de preço, praticamente todos dão. Aliás, um heli que não faça voo 3D ou é porque é um modelo à escala, ou é porque não tem os canais necessários (6). Um heli RC com menos de 6 canais não permite este tipo de voo nem possui tanta liberdade de movimentos.
É simples perceber como este tipo de voo é feito: o rotor anda sempre à mesma velocidade; o que varia é o passo (inclinação) das pás: positivo - o heli sobe, negativo - o heli desce. Quando se vira ao contrário, é ao contrário (passo a redundância). Em conjunto com o controlo do prato cíclico e com a cauda, pode-se fazer tudo.
Agora não se pense que é de um dia para o outro. O tipo de voo demonstrdo no vídeo demora anos a aperfeiçoar, e no caso mostrado, é feito por alguém muito famoso do mundo dos helicópteros RC...

Real e possível, embora extremamente difícil.

Os Helicópteros funcionam com a variação do ângulo da pás (passo) e muito pouco com a rotação do motor, assim sendo é possível mudanças tão bruscas de direcção. Basicamente, com o premir de um botão no rádio, é possível passar de 30º positivos para 30º negativos, criando a mesma força mas descendente.

Com recurso ao passo negativo é até possível aterrar o helicóptero sem motor, usando uma técnica chamada auto-rotação que consiste em colocar passo negativo para acelerar a rotação das pás e, mesmo antes do touch down, passar o passo a positivo e criar alguma força ascendente.

Já agora, repararam que é um modelo EP (eléctrico)? A tecnologia brushless + LiPo veio para ficar apr:)

Real e possível, embora extremamente difícil.

Os Helicópteros funcionam com a variação do ângulo da pás (passo) e muito pouco com a rotação do motor, assim sendo é possível mudanças tão bruscas de direcção. Basicamente, com o premir de um botão no rádio, é possível passar de 30º positivos para 30º negativos, criando a mesma força mas descendente.

Com recurso ao passo negativo é até possível aterrar o helicóptero sem motor, usando uma técnica chamada auto-rotação que consiste em colocar passo negativo para acelerar a rotação das pás e, mesmo antes do touch down, passar o passo a positivo e criar alguma força ascendente.

Já agora, repararam que é um modelo EP (eléctrico)? A tecnologia brushless + LiPo veio para ficar apr:)

Bem, esses 30º... Qual o modelo em que isso é possível? É que 14 ou 15 já é mesmo muito... O que pode existir no máximo é uma variação de 30º entre o passo positivo e negativo.

Boas

Ja comprei a asa nova, e comprei logo outra suplente.

Ontem fui testar a maquina, e voltou a correr mal o teste.... nao sei o que se passa.

1º. A estrada de campo que escolhi por ventura nao era a ideal, mas em termos de espaço aereo era perfeito aquela zona... ou seja, com as pedrinhas o aviao fugia e custava muito a andar a direito, como tal nunca conseguia levantar voo

2º. O Aviao parece-me instavel....é dificil de andar a direito e acho que a culpa nao era so da estrada

3º. Tentei entao experimentar o outro tipo de descolagem, ou seja, atirar o aviao segundo explica no manual, assim o fiz... e o aviao foi praticamente directo para o chao...

Para ser sincero tou a ver o caso mal parado e ja tou arrependido de ter comprado o aviao.... ainda dizem que isto é um avião para iniciantes, mas o mesmo esta-se a revelar muito dificil de controlar.

Nao sei o que faça.

Só agora me apercebi do teu post. Tenho um igualzinho a esse, consigo.o pôr no ar sem problemas, mas tem o problema já reportado, que um dos motores, em princípio o direito, terá menos voltagem,ie, causando que o avião entre em movimento de espiral.

De qualquer das formas, nem como planador é bom e dificilmente se aguenta no ar a pairar.

Pela minha parte foi um mau investimento, não se aprende nada de especial com aquilo, a não ser colocar remendos nas asas [:D]

Estou muito interessado em partir para outro, já um pouco mais a sério e a dúvida prende-se entre o Multiplex Easystar e o Multiplex Minimag.

eu tambem ja andei com essa pica, cheguei a loja e comprei o mais barato que la havia e electrico, porque podia não gostar e assim o custo seria baixo, depois se gosta-se daquilo iria evoluir e comprar um melhor

creio que é o que todos devem fazer, comprar o mais barato e ver se querem mesmo seguir

Não concordo.
O material mais barato (vê o meu caso exposto acima) pode ser muito fraco e ter pouco a ver com as funções mais realísticas que tu pretendes.

O meu pouco tem de funções aviónicas, comprei-o sem me informar e andei com um que apenas me teria custado 40€ mais, que não tem nada a ver, já é um aviãozinho "a sério", estável, e faz o que lhe mando, em que consigo aprender qualquer coisa e que me dá prazer.

Muitas vezes o barato sai caro e não tiramos as devidas conclusões.
Acima de tudo devemos informar-nos antes de nos metermos em certas coisas (pode ser que para a próxima eu aprenda...).

Voltar
Superior