Agora escolha!

albuhera

New member
AUTOMÓVEL A

MODELO: ------------------------------
Utilitário (classe B)
COMBUSTÍVEL: ------------------------
Díesel
CILINDRADA: --------------------------
1.4
Nº CILINDROS: ------------------------
4
POTÊNCIA: ----------------------------
68 CV/4000 rpm
BINÁRIO: -----------------------------
160 Nm/2000 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA: -----------
17,2
Nº RELAÇÔES CAIXA: ----------------- 5

AUTOMÓVEL B

Utilitário (classe B)
Gasolina
1.0
3
101CV/5000 rpm
160 Nm/2750 rpm
12,2

Com estes dados, em teoria, qual deste dois automóveis terá um melhor comportamento em percurso de autoestrada, a velocidade moderada (120/130 km/h)? Porquê?
Desde já agradeço todas as respostas! [;)]

Última edição:
Por causa do valor da potência?
Por causa da cavalagem sim. É mais fácil manter/acelerar numa subida/reta/ultrapassagem num carro com menor relação peso/potência.
Não te esquecas também de ver a relação de mudanças como referido anteriormente, já andei em carros com uma relação demasiado longa em que são agradáveis de conduzir em velocidade cruzeiro a plano, mas quando aparece uma inclinação é necessário reduzir ao ponto de parecer que o motor pede misericórdia.

Realmente ainda não percebi a lógica do "comportamento" neste contexto. Associei imediatamente à rotação de velocidade cruzeiro :confused:
Sim, nesse sentido. Talvez não tenha usado o termo mais correto.
Tenho consciência que nenhum dos 2 automóveis se sentirá como "peixe na água" em autoestrada. No entanto, de acordo com os dados que coloquei, qual dos 2 automóveis fará um esforço menor nesse percurso.

Sim, nesse sentido. Talvez não tenha usado o termo mais correto.
Tenho consciência que nenhum dos 2 automóveis se sentirá como "peixe na água" em autoestrada. No entanto, de acordo com os dados que coloquei, qual dos 2 automóveis fará um esforço menor nesse percurso.
O que tem mais potência... Mas falta saber quantas relações tem a caixa e quão longa é.

AUTOMÓVEL A

Utilitário (classe B)
Díesel
1.4
4
68 CV/4000 rpm
160 Nm/2000 rpm
17,2

AUTOMÓVEL B

Utilitário (classe B)
Gasolina
1.0
3
101CV/5000 rpm
160 Nm/2750 rpm
12,2

Com estes dados, em teoria, qual deste dois automóveis terá um melhor comportamento em percurso de autoestrada, a velocidade moderada (120/130 km/h)? Porquê?
Desde já agradeço todas as respostas! [;)]

È absolutamente indiferente nessas condições. O carro a diesel será mais económico.

O que tem mais potência... Mas falta saber quantas relações tem a caixa e quão longa é.

Isso não é muito importante.
Não estou a dizer que não faça diferença mas para o Otto de 101cv ter mais dificuldades que o diesel só se as relações de caixa fossem estudadas por chimpanzés.
O 1.4 com 68cv é certamente um Ford/PSA e segundo sei, só com caixa de 5v.

Realmente ainda não percebi a lógica do "comportamento" neste contexto. Associei imediatamente à rotação de velocidade cruzeiro :confused:

Comportamento no sentido de como mantém ritmos de AE sem quebras. Se no caso de ter de reduzir de velocidade, demora muito ou pouco a voltar à velocidade de cruzeiro. Se morre muito ou pouco nas subidas. Se obriga a trabalhar com a caixa ou não.
Isto também é "comportamento".

Portanto, estás indeciso se trocas ou não o (carro do teu avatar) por um Clio V ou Micra novo, é isso? [:p]

Acho uma pergunta sem sentido, o veículo B será muito melhor, afinal de contas serão quase 20 anos de diferença.
Comportamento não há dúvidas, performance vai conduzir um e tira as tuas próprias conclusões [;)]

Eu passei por algo semelhante mas mais drástico: 1.5d 58cv atmosférico para 1.0T 125cv, e não há comparação possível.

Comportamento no sentido de como mantém ritmos de AE sem quebras. Se no caso de ter de reduzir de velocidade, demora muito ou pouco a voltar à velocidade de cruzeiro. Se morre muito ou pouco nas subidas. Se obriga a trabalhar com a caixa ou não.
Isto também é "comportamento".
Nenhum deles vai-te proporcionar andar sempre na mudança mais longa sem te obrigar a reduzir numa subida mais íngreme, a essas velocidades de cruzeiro.
Mas só o poderás comprovar na prática. É toda uma equação entre binário disponível a que rotações e escalonamento das relações.

Isso não é muito importante.
Não estou a dizer que não faça diferença mas para o Otto de 101cv ter mais dificuldades que o diesel só se as relações de caixa fossem estudadas por chimpanzés.
O 1.4 com 68cv é certamente um Ford/PSA e segundo sei, só com caixa de 5v.

Clio ou Micra, de certeza.
Não sei se tem diferenças entre eles, mas fui ao carcatalog comparar o Fiesta 1.4tdci 68cv com o Micra 1.0 100cv e aparece isto:

Speed range (max speed on gears in km/h / mph):
Micra 1.0
Fiesta tdci

I:
49 / 30
40 / 25

II:
89 / 55
75 / 47

III:
137 / 85
112 / 70

IV:
194 / 121
151 / 94

V:
264 / 164
190 / 118

Nas primeiras relações não serão muito diferentes, mas em 5a a do Micra é claramente mais longa.

Clio ou Micra, de certeza.
Não sei se tem diferenças entre eles, mas fui ao carcatalog comparar o Fiesta 1.4tdci 68cv com o Micra 1.0 100cv e aparece isto:

Speed range (max speed on gears in km/h / mph):
Micra 1.0
Fiesta tdci

I:
49 / 30
40 / 25

II:
89 / 55
75 / 47

III:
137 / 85
112 / 70

IV:
194 / 121
151 / 94

V:
264 / 164
190 / 118

Nas primeiras relações não serão muito diferentes, mas em 5a a do Micra é claramente mais longa.
Porra. 264 na quinta? Com essa desmultiplicação e com o baixo binário estou a prever que qualquer subidazinha em AE obrigue a reduzir.

Porra. 264 na quinta? Com essa desmultiplicação e com o baixo binário estou a prever que qualquer subidazinha em AE obrigue a reduzir.

Ummm...

Nunca conduzi um de 100cv, mas no meu com mais 25 e caixa igualmente longa não noto nada disso.
Faço muitas vezes a A4 Porto/Alijó e nunca preciso de reduzir.
Mesmo nas subidas do Marão e Vila Real progride facilmente até aos 150/160, a entrar em baixo a cerca de 120.

No meu caso, que também tem caixa de 5, a 5 "corta" aos 278, a 3a aos 159 e a 4a aos 218.
Mesmo o top speed faz-se em 4a, que curiosamente em 5a não passa dos 200 nem a descer (de ponteiro), e em 4a já passei dos 210 no plano.

Também é preciso ter em conta o regime de rotação que atinge cada motor, que neste caso será cerca de 4 mil para o HDI e 5 ou 6 mil para o 1.0.
Para comparar o regime de rotação à mesma velocidade, e retirar 30% ao 1.0

Voltar
Superior