Agora escolha!

Micra:
Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
1ª 7,9
2ª 14,4
3ª 22,3
4ª 31,5
5ª 42,7
R 8,3

A 120 reais vai nas +- 2800 rpms. Mesmo no regime de binário máximo. Terá a essa rotação uns 64cv.

Fiesta.

Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
1ª 8,8
2ª 16,4
3ª 24,7
4ª 33,3
5ª 41,7
O Fiesta vai ligeiramente acima, já perto das 2900.
O binário já está na fase decrescente, por isso já vai abaixo dos 160nm. No entanto a potência será muito semelhante à do Micra.

wykres_power_m.php

A grande diferença é que se reduzir para 4a, no Fiesta pouca diferença vai fazer. No Micra o pulmão será outro.

Os meus dados são ligeiramente diferentes (Micra 5a 43.9 e Fiesta 5a 43.1), Mas é isso.

Onde se nota muita diferença na falta de pulmão é quem gostar de andar em 5a a 70/80 km/h e queira que ele responda logo, mas é para isso que existe uma caixa de velocidades [:D]

Portanto, estás indeciso se trocas ou não o (carro do teu avatar) por um Clio V ou Micra novo, é isso? [:p]

Acho uma pergunta sem sentido, o veículo B será muito melhor, afinal de contas serão quase 20 anos de diferença.
Comportamento não há dúvidas, performance vai conduzir um e tira as tuas próprias conclusões [;)]

Eu passei por algo semelhante mas mais drástico: 1.5d 58cv atmosférico para 1.0T 125cv, e não há comparação possível.
Eu não identifiquei os carros em questão para não influenciar, de alguma forma, a vossa resposta.
O carro A é o Ford Fiesta 1.4 TDCi, meu rodinhas desde há 16 anos. [;)]
O carro B é o Renault Captur TCe 100, muito provavelmente, a minha próxima aquisição.

Os meus dados são ligeiramente diferentes (Micra 5a 43.9 e Fiesta 5a 43.1), Mas é isso.

Onde se nota muita diferença na falta de pulmão é quem gostar de andar em 5a a 70/80 km/h e queira que ele responda logo, mas é para isso que existe uma caixa de velocidades [:D]
Não é o meu caso. Aliás, eu devo ser dos poucos usuários aqui que não ligam nada a velocidades. Eu dou muito mais importância aos consumos e ao facto de poder fazer viagens tranquilas por este nosso lindo país. Obviamente, poderei fazer uma incursão ou outra em autoestrada e daí a minha pergunta inicial neste tópico: queria saber se irei sentir uma maior limitação com o Captur, em autoestrada, relativamente ao meu Fiesta.

Ummm...

Nunca conduzi um de 100cv, mas no meu com mais 25 e caixa igualmente longa não noto nada disso.
Faço muitas vezes a A4 Porto/Alijó e nunca preciso de reduzir.
Mesmo nas subidas do Marão e Vila Real progride facilmente até aos 150/160, a entrar em baixo a cerca de 120.

No meu caso, que também tem caixa de 5, a 5 "corta" aos 278, a 3a aos 159 e a 4a aos 218.
Mesmo o top speed faz-se em 4a, que curiosamente em 5a não passa dos 200 nem a descer (de ponteiro), e em 4a já passei dos 210 no plano.

Também é preciso ter em conta o regime de rotação que atinge cada motor, que neste caso será cerca de 4 mil para o HDI e 5 ou 6 mil para o 1.0.
Para comparar o regime de rotação à mesma velocidade, e retirar 30% ao 1.0

Também já fiz Porto-Lisboa no meu de 125cv já com caixa de 6, com CC nos 130km/h sem nunca precisar de reduzir... E iamos 4 pessoas + bagageira e AC ligado.

Eu não identifiquei os carros em questão para não influenciar, de alguma forma, a vossa resposta.
O carro A é o Ford Fiesta 1.4 TDCi, meu rodinhas desde há 16 anos. [;)]
O carro B é o Renault Captur TCe 100, muito provavelmente, a minha próxima aquisição.

Boa, não tinha pensado no Captur [:D]
Um carro é muito mais do que motor, e neste caso carros com 20 anos de diferença ainda pior, por isso a "embalagem" influencia sempre, e muito!
Experimenta, vê o que achas e tira as próprias conclusões. De qualquer modo, logo à partida vai mentalizando que vais gastar mais dinheiro em combustível.

Boa, não tinha pensado no Captur [:D]
Um carro é muito mais do que motor, e neste caso carros com 20 anos de diferença ainda pior, por isso a "embalagem" influencia sempre, e muito!
Experimenta, vê o que achas e tira as próprias conclusões.
Já fiz um curto test drive e fiquei bastante agradado e até surpreso com a desenvoltura e suavidade do motor, tendo em conta a sua potência e arquitetura, mas foram apenas alguns km em circuito urbano.

De qualquer modo, logo à partida vai mentalizando que vais gastar mais dinheiro em combustível.
Talvez não, uma vez que ando a ponderar ir para a versão Bi-Fuel e, pelas minhas contas, a despesa com combustível até irá ficar ligeiramente mais barata, para além da menor emissão de gases poluentes. [;)]

Tendo binarios equivalentes e o tce ter mais potência obviamente vai ter melhor comportamento.

Sendo bi fuel o diesel deixa de fazer qualquer sentido

Portanto, o facto do Tce ser um tricilindro não constitui uma desvantagem, em relação ao automóvel A, num percurso em autoestrada.

Se te referes à questão do rendimento, é indiferente o número de cilindros.
Poderás notar diferença em termos de refinamento (sonoro e vibrações) se estiveres a comparar um 3 cilindros com um 4 ou 6...da mesma geração e no mesmo automóvel.
Agora, se comparas um 3 cilindros a gasolina com um 4 cilindros a gasóleo com vários anos, o primeiro vai ser sempre mais refinado que o segundo.
E quanto muito começas a ouvir mais o motor em aceleração acima das 3000/3500rpm, que como já se constatou só acontece acima do regime de velocidade que vais praticar.

Como disse ontem, nada como itens experimentar o carro, se possível nas condições onde o vais utilizar para esclareceres as tuas dúvidas [;)]

Se te referes à questão do rendimento, é indiferente o número de cilindros.
Poderás notar diferença em termos de refinamento (sonoro e vibrações) se estiveres a comparar um 3 cilindros com um 4 ou 6...da mesma geração e no mesmo automóvel.
Agora, se comparas um 3 cilindros a gasolina com um 4 cilindros a gasóleo com vários anos, o primeiro vai ser sempre mais refinado que o segundo.
E quanto muito começas a ouvir mais o motor em aceleração acima das 3000/3500rpm, que como já se constatou só acontece acima do regime de velocidade que vais praticar.

Como disse ontem, nada como itens experimentar o carro, se possível nas condições onde o vais utilizar para esclareceres as tuas dúvidas [;)]
Claro! Sem dúvida! Agora é impossível. Só quando regressarmos a alguma normalidade.
Mais uma vez, agradeço os esclarecimentos. apr:)

Voltar
Superior