citação:Originalmente colocada por Henkel V6
AVANT:
Estás a tomar a parte pelo todo.
Se é verdade que há professores menos empenhados, há muitos outros que trabalham o que lhes pedem e muito mais.
Cada vez que me lembro da Sra. Ministra no Parlamento a dizer que "assim não tenho condições..." enquanto decorria rúido de fundo na sala a níveis perfeitamente banais, só penso no que faria ela frente a turmas que me têm calhado... Para se ser ministro deve-se saber o que se está a "ministrar", e esta senhora transpira a sua ignorância cada vez que abre a boca para falar de uma classe que mais não tem sido do que aquilo que a têm obrigado a ser: burocratas até à última casa e professores nas horas vagas.
O mal da Educação em Portugal é que se perdeu a exigência e o rigor na avaliação. Os sucessivos governos têm obrigado os professores, de formas mais ou menos veladas, a exigir cada vez menos dos alunos, obrigando-os a fazer cada vez mais relatórios para explicar o insucesso.
O menino fica na rua a traficar? O professor não soube motivá-lo.
A menina tem negativa porque só vê Morangos com Açúcar? A escola não tem ofertas apelativas.
As faltas de dias de suspensão não contam para chumbar (ah pois é!...), os pais têm que concordar com a reprovação dos filhos no 1º Ciclo, enfim, podia continuar a estender o rol de barbaridades.
Há, efectivamente, uma coisa em que esta ministra (e este Governo, em geral) é realmente muito boa: em usar factores acessórios para distrair os leigos do que realmente está mal.
Mas tenham cuidado, srs. ministros, porque quando se atira carne crua para o meio da matilha nem todos conseguem comer, e às vezes mordem-nos a mão.