ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

6 oficinas. Porto, Coimbra, 2x Lisboa, Leiria e Alrgarve.

Não é um bocado irónico referenciares a Tesla quando estes apenas têm 2 Centros de Serviço (Porto* e Lisboa) em portugal e reputação de ser dos carros menos fiáveis do mercado? 🙄

*O centro de serviço do Porto é uma valente vergonha, aquilo é um barraco que nem tens lugar para estacionar enquanto esperas pela tua marcação. Tive de levar um Model X da empresa 3x, que suplício.

search

😮

Têm na manutenção, ao menos, o serviço gratuíto de vir buscar e trazer o carro?... É que, pelo preço dos modelos!... :rolleyes:

Faz e com AC ligado. Já foi o meu carro de serviço e fazia isso regularmente, inverno ou verão. Chegava era tipo com 10% de bateria ou menos. Chuva não se notava grande diferença, o que se fazia notar mais era temperatura. Mas depois da bateria aquecer já "devolvia" a autonomia.

A minha questão é, este ID3 com menos de 1 ano de idade fazia, agora, quando tiver 5 ou 6 anos (que num ICE está na plenitude de da sua vida) já não vai fazer de certeza.

Porto-Lisboa implica 300 kms de pura autoestrada. Fora as distâncias locais na origem e destino.

Só para fazer o troço de AE e sobrar 10% de bateria, e descontado 5% para cada acesso local, sobram 80% da bateria para AE, o que significa ficar com consumo final abaixo dos 15,5Kwh a 120Kmh. Nem sequer o tesla 3 consegue isto facilmente, só em condições muito extraordinárias.

Seguramente estás a falar da versão long range de 77Kwh, certo?

Porto-Lisboa implica 300 kms de pura autoestrada. Fora as distâncias locais na origem e destino.

Só para fazer o troço de AE e sobrar 10% de bateria, e descontado 5% para cada acesso local, sobram 80% da bateria para AE, o que significa ficar com consumo final abaixo dos 15,5Kwh a 120Kmh. Nem sequer o tesla 3 consegue isto facilmente, só em condições muito extraordinárias.

Seguramente estás a falar da versão long range de 77Kwh, certo?

Só andei uns meses com o carro, e na altura nem sabia que havia duas baterias, depois de o ter entregue um amigo fez-me essa pergunta mas eu nunca soube ao certo. Na altura fizemos os cálculos e chegamos a conclusão devia ser o long range 77kw, a fazer uma média de mais ou menos 18-20kw por cada 100km dependendo das condições.

Pois, desse modo não é nada prático, a menos que tenham viaturas de substituição sem custos adicionais! E mesmo assim!...

Não é prático, mas é o que se fez a vida toda.

Vai à Porsche deixar o carro pra fazer revisão e não tens veículo de substituição. Tens sorte se estiver lá o senhor António que te leva e vai buscar de Cayenne. Pelo menos em Braga e Porto não. Toda a vida foi assim em todas as marcas.

Chamas o uber como eu já chamei muitas vezes quando deixo lá o meu

O mais irónico no meio disto tudo é que se apoia a o desenvolvimento e proliferação deste tipo de veículos, supostamente por razões ambientais, mas não se analisa a sua obsolescência prematura face a um carro com motor de combustão interna. Os segundos cumprem, normalmente, com 20 anos de utlização. Já os primeiros, tenho sérias dúvidas que passem dos 8 a 10 anos. Ninguém vai dar nada por um carro usado cuja bateria ja ronda os 80 % de eficácia (se tanto), o que compromete quer a autonomia quer a performance, e cuja substituição será bastante onerosa para quem o adquirir. Antevejo um futuro nada risonho para o mercado de usados eléctricos. Os híbridos é o que se sabe. Anuncia-se uma determinada autonomia em modo eléctrico, mas na maioria dos casos fica muito aquém, mesmo terminado o carregamento e sem percorrer um único quilómetro. Mas não falta quem os defenda. Ah porque isto, ah porque aquilo. Para mim são um logro, uma fraude.

Não é prático, mas é o que se fez a vida toda.

Vai à Porsche deixar o carro pra fazer revisão e não tens veículo de substituição. Tens sorte se estiver lá o senhor António que te leva e vai buscar de Cayenne. Pelo menos em Braga e Porto não. Toda a vida foi assim em todas as marcas.

Chamas o uber como eu já chamei muitas vezes quando deixo lá o meu

Na "simples" Renault sempre tive viatura de substituição, sempre que precisei.

O mais irónico no meio disto tudo é que se apoia a o desenvolvimento e proliferação deste tipo de veículos, supostamente por razões ambientais, mas não se analisa a sua obsolescência prematura face a um carro com motor de combustão interna. Os segundos cumprem, normalmente, com 20 anos de utlização. Já os primeiros, tenho sérias dúvidas que passem dos 8 a 10 anos. Ninguém vai dar nada por um carro usado cuja bateria ja ronda os 80 % de eficácia (se tanto), o que compromete quer a autonomia quer a performance, e cuja substituição será bastante onerosa para quem o adquirir. Antevejo um futuro nada risonho para o mercado de usados eléctricos. Os híbridos é o que se sabe. Anuncia-se uma determinada autonomia em modo eléctrico, mas na maioria dos casos fica muito aquém, mesmo terminado o carregamento e sem percorrer um único quilómetro. Mas não falta quem os defenda. Ah porque isto, ah porque aquilo. Para mim são um logro, uma fraude.

Está-se farto de "bater nessa tecla", também, mas "ninguém" liga! Nem a isso, nem ao facto de que uma parte considerável da energia eléctrica que também serve para... carregar os EV é obtida da forma que se pretende eliminar... E com o aumento dos EV a que corresponde o aumento das necessidades energéticas de carregamento, nem sei o que esperar futuramente!

Podes ficar tranquilo porque duram os 8-10 anos. Eu tenho um com essa idade e com quase 150 000km.

Não quero saber se vale muito ou pouco porque não o quero vender. Quero mantê-lo na família muito mais tempo porque, mesmo quando a bateria cair para apenas 50% da capacidade original, continua a ser muito útil.

Com 50% de eficácia, se o conseguires tirar da garagem já vai ser muito bom. Acho que nem ao supermercado vais conseguir com ele.

Mas não era essa a questão que queria levantar. Era mesmo a ambiental.

Está-se farto de "bater nessa tecla", também, mas "ninguém" liga! Nem a isso, nem ao facto de que uma parte considerável da energia eléctrica que também serve para... carregar os EV é obtida da forma que se pretende eliminar... E com o aumento dos EV a que corresponde o aumento das necessidades energéticas de carregamento, nem sei o que esperar futuramente!

Outra vez arroz? Onde estão os valores de emissões da exploração, transporte e refinação dos combustiveis fosseis? É que gostam de bater na tecla dos EVs nesse aspecto e no caso dos CI nem conseguem obter valores de energia e emissões necessários para os colocar nas bombas.

Obrigado a todos pelas opções não estou a ver o meu pai a descer do trio germânico já teve Audi agora tem BMW o do i4 parece-me bem mas se calhar desta vez ia para Mercedes ainda não há nada até 60k correto?

Obrigado a todos pelas opções não estou a ver o meu pai a descer do trio germânico já teve Audi agora tem BMW o do i4 parece-me bem mas se calhar desta vez ia para Mercedes ainda não há nada até 60k correto?

Pode começar é já a fazer rondas aos stands que os tempos de espera são bem prolongados.

O aspecto relacionado com as emissões relativas à produção e distribuição das diferentes energias é apenas um dos aspectos a ter em conta e não era num aspecto em particular que eu queria centrar a discussão. A questão fundamental é o impacto ambiental dos diferentes tipos de veículos, numa análise de ciclo de vida, contemplando a produção, utilização e abate/reciclagem.

Não faltam artigos que até estuda muito para além daquilo que descreveste, não servem é esses artigos rafeiros click bait que toda a gente consome, é preciso saber procurar.

O carro não vai pro lixo mesmo que a bateria esteja estragada, a bateria é substituida (sim eu sei que o custo é elevado) e o carro vai fazer pelo menos uma segunda parte da vida. Obviamente o preço em segunda mão vai depender muito se essa substituição já foi feita ou não. Já que falaste em hybridos, que andam no mercado há muito mais tempo que os elétricos, esses Toyota Prius que vês aí na rua com mais de 15 anos, a maioria já trocou a bateria, e o mesmo vai acontecer com os EV's.

Os Leafs e Zoe's que vês nas ruas não deve ir pro lixo depois da bateria dar de si, bateria nova pra dentro e siga.

A parte ambiental está toda a gente a cagar obviamente, isso é só pra dar boa imagem. A razão de escolher elétrico para 95% das pessoas é o custo por km ser muito inferior, a parte ambiental é um bonus pra dizer no jantar de natal. Como em praticamente tudo, para ser amigo do ambiente a maioria das vezes não é com produtos substitutos, é simplesmente utilizar menos esse produto.

Na mercedes tem o EQE mas começa nos 75k na minha opinião é pior negócio do que os 62k do i4 e40.

As alternativas serão os SUV como o audi q4, mercedes EQA ou o bmw iX1 ou 3, mas ficam com preços idênticos e o sedan acaba por ser um formato mais eficiente.

o mais barato penso ser o EQC que anda nos 70k. E é SUV, não vai ter boa autonomia em autoestrada.

Voltar
Superior