Ainda justifica o diesel?

Penso que até os 15 mil EUR já se arranja algum 1.0 ou 1.2 turbo à gasolina com quilometragem razoável.
Então se for segmento B, parece-me que deverá haver bastantes opções.

PS: fiz uma pesquisa rápida no SV e entre 208, Clio, Fabia, Polo, Ibiza, i20 há carros com menos de 80 mil km e a custar menos de 15 mil EUR.

Last edited:
Habituada a consumos de um 1.4 HDI vai ficar chocada com os consumos de um a gasolina![:D]

Tendo em conta o perfil condução (95% estrada nacional e 5% cidade) será assim tão grande a diferença?

É que mesmo ir para um diesel ja seria um 1.6 HDI que andou a ver e segundo consta os consumos seriam um pouco mais que o 1.4 dela.

A nivel de manutenção também seria mais cara tendo em conta as mariquices dos filtros particulas. Mesmo neste que tem as revisões andam à volta dos 200€ a 300€.

Para 70km por dia, acho que o diesel ainda compensa. O ideal seria mesmo elétrico, mas resta saber se o OP pode com o custo mais elevado de aquisição e tem como carregar em casa

Acabei de ver nas noticias que o diesel está ao dia de hoje mais caro que a gasolina [8b]

Estou a ver que agora vai ser um despachar de carros dieseis impressionante ao preço da chuva...

Não sei onde moras, mas aqui no norte o diesel foi sempre mais barato.

Com a dinâmica actual de preços, um Yaris híbrido acaba por entrar na corrida dos carros mais económicos para fazer kms...

É uma opção bem interessante.

Ainda agora coloquei um post sobre isto no tópico dos combustíveis, o motor a diesel é um motor com os dias contados por causa das questões ambientais (logo, pouto importa se dura 300 ou 400k km), perdeu completamente o benefit que representava que era principalmente o preço do combustível (ainda pode compensar alguma coisa nos consumos), além de que tem custos de manutenção e de circulação muito superiores.

Para responder à questão do tópico era preciso que os valores de mercado refletissem esta realidade que acabei de descrever, mas tanto quanto sei não é o que se tem visto, portanto, quanto a mim: NÃO.

Porque a gasolina também representa um custo de consumo elevado, naturalmente, o futuro todos sabemos que são os híbridos/elétricos, e desses vêm-se cada vez mais.

Para 70km por dia, acho que o diesel ainda compensa. O ideal seria mesmo elétrico, mas resta saber se o OP pode com o custo mais elevado de aquisição e tem como carregar em casa
Se és do norte, isso é uma ofensa ao GPL pah [:p]

No minho é mt comum o gás.

Se és do norte, isso é uma ofensa ao GPL pah [:p]

No minho é mt comum o gás.

O problema do GPL é que é preciso fazer pesquisa prévia pra saber que carros são mais aconselháveis, e que é uma barreira pra muita gente, especialmente para quem não percebe de carros.

Então porque não se vê táxis ou tvde's a gasolina ou invés do diesel?

Nao sei como é em Portugal, mas em muitos países vês táxis eletricos/híbridos/GPL/gasolina.
Se os filtros de particulas fossem inspeccionados nas IPOs praticamente já não havia taxis a gasoleo...

O problema do GPL é que é preciso fazer pesquisa prévia pra saber que carros são mais aconselháveis, e que é uma barreira pra muita gente, especialmente para quem não percebe de carros.
É.
Ou para quem como eu não sabe quais os bons instaladores, que fazem a coisa bem feita.

É.
Ou para quem como eu não sabe quais os bons instaladores, que fazem a coisa bem feita.

É um misto.
Se te pões com instalações perdes garantia e o carro pode ficar mais difícil de revender no futuro dada a desconfianca dos compradores em relação a alterações no motor.

É.

Eu gosto de GPL apesar de nunca ter tido carro a GPL, mas nem nos supostos entendedores de carros há concenso com o GPL, imagina na cabeça do consumidor que apenas quer um carro de ir de A para B.

A grande maioria dos carros do mercado não tem opção GPL, e claro que para muita gente, estar a pegar num carro novo na BMW e levar a um instalador de GPL, não é uma decisão simples de se fazer. Os proprios concessionários podem colocar problemas com garantia.

O GPL é excelente, mas ainda não dá para tudo e todos.

Back