Pessoal, se fizessem 70kms diários em nacional que combustivel optariam por escolher num carro novo?
A pessoa em questao tem um 206 1.4 hdi de 2005 ja perto dos 400 mil km, e como o carro é uma autentica bomba relogio, (hà 1 mês foi o alternador à vida) está a equacionar mudar de viatura.
No svirtual viu um corsa 2016 1.2 70cv que lhe agradou muito mas a duvida é se compensa esse ou um outro mas a gasoleo. O motor do 206 é da velha escola sem regenerações nem nada e os atuais já são amaricados.
Também lhe disse q a manutenção a gasolina é mais barata e pode ir aí buscar a diferença que vai pagar a mais a nivel de consumo combustivel comparado com o diesel.
Opiniões por favor. Obrigado.
o meu irmão tem precisamente um 206 1.4hdi de 2005, 5 portas, a caminho dos 300 mil. ele ainda há uns 2 dias subiu os Pirenéus com ele, até aos 2300 ou 2500mt de altitude (ou mais, não sei). é um carrito básico, com motor simples, sem grande força, mas lá subiu, quase sempre em 2ª. quem lhe dera ter ido com o meu, sempre ia em 3ª e 4ª! [

]
o motor é bastante resistente, não consome nada, sempre abaixo de 5 em circuitos normais, só é fraquito em termos de aceleração. agora faz poucos kms com ele e aproveita de vez em quando para esticar um pouco o carro nestas viagens mais longas. daqui a 15 dias vai uns dias para a zona de coimbra, serão mais uns 300kms no mínimo.
eu, por outro lado, faço todos os dias 70kms. 5 dias por semana ao final de um mês são sempre 1700, 1800kms mais umas voltitas. as minhas viagens são sem quase trânsito nenhum, exceto uns 2 ou 3kms à vinda e por vezes só. fazia 100kms durante 4 anos, os dois primeiros atravessando 2 serras, os dois últimos apanhando trânsito de pára e arranca. o meu carro faz mais meio litro no mínimo e não se tem queixado também. é mais velho pouco mais de meio ano que o do meu irmão e tem cerca de 80 mil a mais. raramente avaria. por vezes queixa-se e quando tenho tempo passo pelo mecânico, mas ele manda-me circular. sabes qual é o combustível ideal para nós? um elétrico. só falta ter dinheiro e ter sítio para carregar, pois vivo num prédio. mas é o ideal.
Por 15000€ já compras um dacia sandero novo bi-fuel (gpl gasolina).
ora aqui está. conheço quem tenha tido um 206 2.0hdi, trocou por uma A4 que era de frota e para a esposa comprou um dacia, sem preconceitos. a gpl e a esposa circula relativamente pouco. o moço está muito contente com o carrito.
O tipo de utilização resulta em muitos km, cerca de 2 mil/mês, mas é num cenário EN onde os consumos são mais próximos e actualmente os preços dos gasóleo e gasolina não têm grandes diferenças.
Um fiesta 1.0 ecoboost gasta pouco, anda bem e é giro e seguro, seria a minha recomendação.
O gasóleo ainda andará entre nós por muitos e bons anos, mas há um claro desinvestimento das marcas neste combustível.
Os elétricos são chatos de utilizar, é mais uma preocupação e só fazem sentido podendo carregar em casa.
Hibridos também não me parece ser o que melhor se adapta à situação.
em resumo, um post com sentido e que espelha as possibilidades. mas sendo a pessoa que é, avessa a novas tecnologias, descartaria os elétricos, o gpl e focar-me-ia num diesel de baixo consumo, tipo clio ou 208 ou então num híbrido que não necessitasse de carregamento em casa. quando muito, algo a gasolina em vez de gasóleo se os percursos forem favoráveis aos consumos, sem grandes oscilações de terreno. com 15 mil compram-se bastantes coisas, muito melhores que um 1.2 de 70cv anémicos num carrito básico e que depois ninguém dará grande coisa por ele.