Ainda justifica o diesel?

O tipo de utilização resulta em muitos km, cerca de 2 mil/mês, mas é num cenário EN onde os consumos são mais próximos e actualmente os preços dos gasóleo e gasolina não têm grandes diferenças.

Um fiesta 1.0 ecoboost gasta pouco, anda bem e é giro e seguro, seria a minha recomendação.

O gasóleo ainda andará entre nós por muitos e bons anos, mas há um claro desinvestimento das marcas neste combustível.

Os elétricos são chatos de utilizar, é mais uma preocupação e só fazem sentido podendo carregar em casa.

Hibridos também não me parece ser o que melhor se adapta à situação.

Eu gosto de GPL apesar de nunca ter tido carro a GPL, mas nem nos supostos entendedores de carros há concenso com o GPL, imagina na cabeça do consumidor que apenas quer um carro de ir de A para B.

A grande maioria dos carros do mercado não tem opção GPL, e claro que para muita gente, estar a pegar num carro novo na BMW e levar a um instalador de GPL, não é uma decisão simples de se fazer. Os proprios concessionários podem colocar problemas com garantia.

O GPL é excelente, mas ainda não dá para tudo e todos.
É mesmo.
E por ex no litoral costuma haver mts postos com GPL.

No nordeste transmontano há 3 ou 4 postos para o distrito de bragança todo :sh)

Pessoal, se fizessem 70kms diários em nacional que combustivel optariam por escolher num carro novo?

A pessoa em questao tem um 206 1.4 hdi de 2005 ja perto dos 400 mil km, e como o carro é uma autentica bomba relogio, (hà 1 mês foi o alternador à vida) está a equacionar mudar de viatura.

No svirtual viu um corsa 2016 1.2 70cv que lhe agradou muito mas a duvida é se compensa esse ou um outro mas a gasoleo. O motor do 206 é da velha escola sem regenerações nem nada e os atuais já são amaricados.

Também lhe disse q a manutenção a gasolina é mais barata e pode ir aí buscar a diferença que vai pagar a mais a nivel de consumo combustivel comparado com o diesel.

Opiniões por favor. Obrigado.

o meu irmão tem precisamente um 206 1.4hdi de 2005, 5 portas, a caminho dos 300 mil. ele ainda há uns 2 dias subiu os Pirenéus com ele, até aos 2300 ou 2500mt de altitude (ou mais, não sei). é um carrito básico, com motor simples, sem grande força, mas lá subiu, quase sempre em 2ª. quem lhe dera ter ido com o meu, sempre ia em 3ª e 4ª! [:D]
o motor é bastante resistente, não consome nada, sempre abaixo de 5 em circuitos normais, só é fraquito em termos de aceleração. agora faz poucos kms com ele e aproveita de vez em quando para esticar um pouco o carro nestas viagens mais longas. daqui a 15 dias vai uns dias para a zona de coimbra, serão mais uns 300kms no mínimo.

eu, por outro lado, faço todos os dias 70kms. 5 dias por semana ao final de um mês são sempre 1700, 1800kms mais umas voltitas. as minhas viagens são sem quase trânsito nenhum, exceto uns 2 ou 3kms à vinda e por vezes só. fazia 100kms durante 4 anos, os dois primeiros atravessando 2 serras, os dois últimos apanhando trânsito de pára e arranca. o meu carro faz mais meio litro no mínimo e não se tem queixado também. é mais velho pouco mais de meio ano que o do meu irmão e tem cerca de 80 mil a mais. raramente avaria. por vezes queixa-se e quando tenho tempo passo pelo mecânico, mas ele manda-me circular. sabes qual é o combustível ideal para nós? um elétrico. só falta ter dinheiro e ter sítio para carregar, pois vivo num prédio. mas é o ideal.

Por 15000€ já compras um dacia sandero novo bi-fuel (gpl gasolina).

ora aqui está. conheço quem tenha tido um 206 2.0hdi, trocou por uma A4 que era de frota e para a esposa comprou um dacia, sem preconceitos. a gpl e a esposa circula relativamente pouco. o moço está muito contente com o carrito.

O tipo de utilização resulta em muitos km, cerca de 2 mil/mês, mas é num cenário EN onde os consumos são mais próximos e actualmente os preços dos gasóleo e gasolina não têm grandes diferenças.

Um fiesta 1.0 ecoboost gasta pouco, anda bem e é giro e seguro, seria a minha recomendação.

O gasóleo ainda andará entre nós por muitos e bons anos, mas há um claro desinvestimento das marcas neste combustível.

Os elétricos são chatos de utilizar, é mais uma preocupação e só fazem sentido podendo carregar em casa.

Hibridos também não me parece ser o que melhor se adapta à situação.

em resumo, um post com sentido e que espelha as possibilidades. mas sendo a pessoa que é, avessa a novas tecnologias, descartaria os elétricos, o gpl e focar-me-ia num diesel de baixo consumo, tipo clio ou 208 ou então num híbrido que não necessitasse de carregamento em casa. quando muito, algo a gasolina em vez de gasóleo se os percursos forem favoráveis aos consumos, sem grandes oscilações de terreno. com 15 mil compram-se bastantes coisas, muito melhores que um 1.2 de 70cv anémicos num carrito básico e que depois ninguém dará grande coisa por ele.

É esta a minha opinião também e já lhe disse apr:). Obrigado

eu, por outro lado, faço todos os dias 70kms. 5 dias por semana ao final de um mês são sempre 1700, 1800kms mais umas voltitas. as minhas viagens são sem quase trânsito nenhum, exceto uns 2 ou 3kms à vinda e por vezes só. fazia 100kms durante 4 anos, os dois primeiros atravessando 2 serras, os dois últimos apanhando trânsito de pára e arranca. o meu carro faz mais meio litro

Tal e qual a a pessoa amiga. Fiquei sem saber que carro tens.

Nunca comprava carro sem GPL de origem. Um carro que não venha com isso de origem leva cortes, furos e sabe-se lá mais o quê.

Hummm....:confused:

Até acho que costumam meter o deposito de combustível GPL no cofre do motor e o motor na bagageira, os consumos ficam melhores, pois o motor atrás não faz tanta força....[;)]

Nunca comprava carro sem GPL de origem. Um carro que não venha com isso de origem leva cortes, furos e sabe-se lá mais o quê.
Oi ??
Há que ver que as oficinas que transformam a GPL estão certificadas.

Aconselho vivamente a validares como é feita a instalação do GPL, os cuidados que leva, os métodos e os testes realizados.
É claro que há instaladores que fazem à pressa mas também há mecânicos que não fazem o trabalho de forma correcta, certo?

Há mesmo muito desconhecimento sobre GPL.
Mas ainda bem, menos fila tenho quando vou abastecer.

Continuem no diesel sem fazer contas às alternativas.

Sim não digo o contrário mas sempre têm que mexer nas entranhas, é como meter gancho de reboque ou já vir com esse gancho de fabrica.

A sério?

ou com sensores de estacionamento traseiro e colocar aftermarket sensores e camara?

Não compares a instalação de um gancho de reboque com tomada com a instalação de GPL...a única semelhança é que se for feito em instalador certificado ambos te oferecem garantia do equipamento montado segundo as specs recomendadas.

Mas ok descartas a instalação de GPL aftermarket...assim reduzes muito as opções.

off-topic: um estofador na zona de arrifana (porto) é tão bom ou tão mau que há uns anos...os audi b5 que vinham com bancos em tecido eram estofados no atelier dele e ficavam tão bons ou melhores que os de origem por uma fracção do preço.

off-topic2: há uns 2 meses houve um acidente na cril em lisboa em que um duster acertou na traseira de um vw lupo por causa do radar de 80 na zona, o lupo ficou com a traseira dentro...o duster...pegou fogo...sobrou a tampa da mala...o resto puff...

Sim não digo o contrário mas sempre têm que mexer nas entranhas, é como meter gancho de reboque ou já vir com esse gancho de fabrica.
Se for bem feito, fica descansado que não afecta em nada o carro.
Mas aí voltamos ao mesmo desafio de um bom instalador.

Só uma pequena nota, desde que comprei o primeiro carro a GPL nunca mais tive outro diesel nem gasolna... Só carros a GPL. Felizmente ainda existe muita desinformação sobre o GPL. Que assim continue (já vou no 4º carro).

Last edited:
Back