Ainda justifica o diesel?

pois, mas o meu tem quase o triplo da idade e a caminho dos 400 mil... mais 2 anos e chega a essa marca de kms. :(
e só não tem mais 80 ou 100 mil, porque durante 5 anos trabalhei noutros pontos do país e ia de vários tipos de transporte e boleias até.

Ninguém focou o importante: "O carro está com média de 5.3L/100 e consegue fazer cerca de 850 kms com um deposito gasolina contra os cerca de 900 - 920km do antigo HDI no mesmo percurso diário."

+- 70km de diferença em autonomia p os 2 tipos de motor dá q pensar se justifica mesmo o gasoil ainda.

Sendo assim é mais eficiente em consumo de combustível porque o facto de conseguir percorrer cerca de 850 kms com um único tanque indica que o seu consumo é baixo para um 1.2. + 90% nacional presumo.

nem é por aí, mesmo que fizesse menos 100kms no total do depósito, isto já a falar num turbinado de baixa cilindrada. mesmo que um consuma 5,5 e o outro a gasolina 6, tudo bem. o problema é quando falamos em médias de litro e meio ou 2 litros a mais. claro que teremos que ter sempre o pé equilibrado e treinado, mas é possível fazr medias baixas. agora para quem faz muita cidade ou 50 ou 100kms de uma vez, ser a gasolina é quase impraticável, ainda para mais num que seja atmosférico.

Pondo as coisas só do ponto de vista da economia de utilização , se o diesel fosse 30 cts mais caro que a gasolina não compensava.
Para mim compensa. A diferença de preço ia ser esbatida pelos kms percorridos e pelo consumo do motor diesel vs motor a gasolina da mesma potência.

As diferenças de consumo actualmente já são pequenas, falando de carros com a mesma potência.
Quantos carros a gasolina com 120 ou 150 CV arranjas a fazer viagens de autoestrada, Lisboa-Porto ou Faro ou Évora com utilização normal a 120, 130, 140kms/h e ainda fazer 10% do trajeto dentro dessas cidades a gastar 5.5l/100. Atenção! Utilização normal e não a ir a tentar bater consumos, portanto utilização despreocupada e todos os dias. Não falando sequer da longevidade do motor diesel em relação ao gasolina. A minha média de troca para os meus carros é de 10 anos.

Fazendo umas contas rápidas e redondas, desde 2005, ano em que compramos os 1os carros a gasóleo, são mais de 620 mil km rodados neles. Se juntar o Terrano, passam a mais de 680 mil km, mas opto por excluir este porque tem outro tipo de utilização.

Relativamente a problemas típicos dos diesel, a Megane levou uns tubos do FAP, e um sensor por erro de diagnóstico.

Bimassa não considero problema típico dos diesel, porque já troquei na Mégane dci e no S80 T5. Idem para os turbos, que meti no Terrano e no T5

Tive que reparar até hoje uma bomba injectora, do Terrano, porque meti "água com gasóleo" em Marrocos. Injectores, nem sei onde ficam, e entupimentos de FAP não sei o que são.

Entretanto a Megane, com quase 260 mil, fez mais de 500 km na 2a e amanhã fará mais de 600 km.

Com tiradas dessas, o megane tão cedo não deve ter problemas de fap. [:D]

Quantos carros a gasolina com 120 ou 150 CV arranjas a fazer viagens de autoestrada, Lisboa-Porto ou Faro ou Évora com utilização normal a 120, 130, 140kms/h e ainda fazer 10% do trajeto dentro dessas cidades a gastar 5.5l/100. Atenção! Utilização normal e não a ir a tentar bater consumos, portanto utilização despreocupada e todos os dias. Não falando sequer da longevidade do motor diesel em relação ao gasolina. A minha média de troca para os meus carros é de 10 anos.

Por exemplo um golf 1,5 de 130 cv, creio que fará algo aproximado a isso.

Por exemplo um golf 1,5 de 130 cv, creio que fará algo aproximado a isso.
Até admito que este modelo o possa fazer, mas seria também interessante comparar com a versão diesel mais próxima 1.6 tdi. Mas o lote de carros a gasolina a fazer tanto ou menos que o equivalente a diesel será sempre restrito. Depois há a questão de que será que um carro a gasolina vai aguentar 400 ou 500 mil kms sem grandes reparações? Mas são outras histórias. Importante é cada um estar servido com o que melhor atinge os seus objetivos.

Última edição:
Para mim compensa. A diferença de preço ia ser esbatida pelos kms percorridos e pelo consumo do motor diesel vs motor a gasolina da mesma potência.

Para mim também compensa mesmo que fosse 30 cêntimos mais caro por litro o gasóleo no meu caso com potências equiparadas gastava mais de 30% em combustível se fosse a gasolina.
Aliás como faço 95% de cidade para ser preciso se compararmos os consumos em cidade (6,5L vs 9,5L) são mais 45% de gastos se fosse a gasolina[:D]
Audi A4 (B8) 2.0 TDI 143HP DPF Ficha Técnica, consumo, dimensões (ultimatespecs.com)
Audi A4 (B8) 1.8 TFSI 160HP Ficha Técnica, consumo, dimensões (ultimatespecs.com)

Última edição:
Ainda compensará, com as devidas oscilações normais dos preços, mas acredito que cada vez menos.
Mas enfim será sempre a questão de fazer contas para cada caso.

E os carros diesel estão tb muito complexos e voluidos, e com isso tb reduziram mt as emissões e ruido, mas não deixam de ser diesel.

Mas nota-se mais é nos das anteriores gerações.

Nos "primeiros" diesel de injecção directa em massa, tipo HDI, TDI etc, porra, ouvir aquilo hoje é um sacrifício, que tractores autênticos.

Prefiro o tricilindrico ruidoso cá de casa, o polo 1.2i !!!

Voltar
Superior