Ainda justifica o diesel?

Greetings!

Carros a diesel depois dos 10 anos a não ser os que ainda eram maioritariamente mecânicos (sem electrónica) são um pesadelo.

Eu conheço um tipo que gastou +3000€ num mazda 3 de 2006 1.6 hdi por causa do filtro de particulas e do depósito do eolys. Eu achei estúpido. Mas ele recusou-se a retirar filtro e bloquear EGR. Teria sido muito mais em conta. É um tipo honesto (borrego). Aposto que quase ninguém lhe dá 3.000€ pelo carro.
Se ele for dar à troca na Carnext nem 2000€ lhe dão pelo carro.

Um amigo gastou +1300€ nos injectores e remover filtro particulas num c4 1.6 hdi de 2010.

Outro amigo gastou 1100€ a meter um motor usado 1.4 hdi num mazda 2 de 2004. Depois da cabeça ter sido reparada já umas duas vezes. O motor já tinha +350.000km. Mas já tinha devorado injectores. Foi-se para o motor usado porque o turbo do motor antigo também já estava nas couves.

Outro num Mazda 5 2.0 diesel já teve uma série de problemas com bimassas, egr, tubos, transmissão, etc.

Outro num bmw F11 520d já levou motor, uns 4 turbos, tubos, radiador, retirar filtro, agora vai ter de abrir motor outra vez.

Diesel é um cancro depois dos 150.000km em muitos carros. Principalmente nos premiums. Injectores então é mato nos Mercedes, grupo VW, PSA. Nada de reparações baratas.

Agora só recomendo eléctrico -> GPL de origem -> gasolina simples sem turbos e etc.
E estou muito fã dos carros asiáticos desde que em conta e em bom estado.
Nada de pensar em comprar um toyota com +300.000km. Tubos rebentam em todo o lado com a idade, calor. Isso dá muita despesa, e avaria outras coisas.

O resto é para gente rica que acha que gastar muito na manutenção ainda dá mais status.

Reparei também na recente visita a Madrid que proíbem a entrada de carros a diesel antes de 2006 na maioria da cidade.

Cumprimentos

Última edição:
Não sei do que falas, só na empresa temos:

2 Puntos 1.3 de 2009 - 0 problemas de injetores e turbos -- Sempre gasóleo do intermarhcé e já vai 1 com 363K e outro com quase 350K
Mais 1 punto 1.3 c/ FAP com 200 mil e igualmente sem problemas de FAP, Motor, Injetores e turbos -- Gasoleo do intermarché

O meu carro pessoal, Ibiza SC 1.9 TDI de 2009 com FAP - 0 problemas de motor, injetores e FAP -- Gasóleo "bom" e aditivos usados preventivamente porque eu quero.

O segredo para os carros a diesel darem problemas depois dos 150K como dizes são:
- Fazer voltinhas de ir ao pão
- Usar óleo que não cumpre normas estipuladas pelo fabricante
- "Esticar" revisões
- Não ter cuidado com o turbo (deixar circular o óleo uns segundos ao ligar e após longas viagens)

Resumindo, problemas é para quem não faz manutenção corretamente e não tem cuidados algum com o carro além de não fazer KM (seguidos) suficientes para ter um diesel

EDIT: Sou apologista dos elétricos e GPL, mas não façam do diesel a "ovelha negra"

Agora só recomendo eléctrico -> GPL de origem -> gasolina simples sem turbos e etc.
E estou muito fã dos carros asiáticos desde que em conta e em bom estado.
Nada de pensar em comprar um toyota com +300.000km. Tubos rebentam em todo o lado com a idade, calor. Isso dá muita despesa, e avaria outras coisas.

Eléctricos só para quem faça as suas deslocações essencialmente num perímetro urbano e possa carregar em casa ou no local de trabalho, o que elimina 90/95% dos condutores. Qualquer viagem maiorzita, tipo Lisboa-Porto e já se tem que ir a fazer gestão da bateria e planeamento, óptimo para pessoal com muito tempo e paciência.

GPL de origem há meia-duzia de carros, na generalidade muito pouco interessantes.

Gasolina sem turbos, também são uma raridade ....

Perante essas recomendações mal por mal que venha o diesel [:D]

Eléctricos só para quem faça as suas deslocações essencialmente num perímetro urbano e possa carregar em casa ou no local de trabalho, o que elimina 90/95% dos condutores. Qualquer viagem maiorzita, tipo Lisboa-Porto e já se tem que ir a fazer gestão da bateria e planeamento, óptimo para pessoal com muito tempo e paciência.

GPL de origem há meia-duzia de carros, na generalidade muito pouco interessantes.

Gasolina sem turbos, também são uma raridade ....

Perante essas recomendações mal por mal que venha o diesel [:D]

Os valores que mandaste não são reais

Arrisco-me a dizer que para uso pessoal os elétricos servem para 80% das pessoas.
Agora o ROI é que pode ser muito longo para quem já tem carro

Os valores que mandaste não são reais

Arrisco-me a dizer que para uso pessoal os elétricos servem para 80% das pessoas.
Agora o ROI é que pode ser muito longo para quem já tem carro

Achas que 80% das pessoas que conduzem têm garagem ? Eu diria que deve haver 5 ou 10% que têm.

Mas isso acresce que para alguns a autonomia de merdinha e o tempo de carregamento simplesmente não dão.

Se uma pessoa for adquirir o seu primeiro carro ou trocar o atual, faz todo o sentido que seja elétrico salvo algumas exceções como quem faz frequentemente viagens longas.

Carregamentos fazes em casa se poderes, no local de trabalho ou em último caso num posto público.

Mesmo que o preço /100KM de carregar na rua seja semelhante ao diesel, ganhas sempre pela fiabilidade, custo operacional e impostos. Fora as vantagens dos elétricos: silêncio, potência instantânea etc etc

Quanto à autonomia... um e-208 promete 400km, mesmo que faça metade, raras são as pessoas que fazem mais de 200KM/dia

Para os aceleras da AE a 150 para cima, é melhor afastarem-se dos EVs, pelo menos por enquanto.

Greetings!

Os motores fiats são usualmente fiáveis, porque são simples. Quando complica vai ver o historial do 2.4 multijet.

Eu já tive vários carros diesel (1.3 multijet, 1.9 jtd, 1.8 tdci).
Nunca tive problemas de maior a não ser egr que tive de bloquear. Os carros perdiam a força toda.
Nunca passei dos 255.000km. Nunca tenho os carros mais de 4 a 5 anos.

Mas posso dar-te alguns exemplos de problemas em motores diesel frequentes:

Multijet 1.3 problemas com tensor em alguns motores. É preciso trocar a corrente antes dos 250.000km. Alguns berram.

1.8 tdci problemas com correia banhada em óleo que é preciso trocar depois dos 200.000km. Algumas transit connect a berrarem. (Aqui é mais manutenção que problema. Mas poucos mecânicos sabem disto.)
Quando troquei a cassete correia no meu Mondeo gastei perto de 300€ no mecânico amigo. Na Ford queriam 1400€. Não era avaria, era apenas para mudar uma cassete correia que custa 120€ e se muda em meia hora.

Os motores TDI devoram óleo em demasia. Tipo 1lt a cada 1000km segundo o manual.
Principalmente os da malta que estica a frio. Muitos problemas destes nos Audi finos.
Posso te mostrar o Q7 3.0 TDI Quatro de um amigo que anda sem força (turbo ou outra tanga).
Mas sim conheço muita gente com Ibizas e similares com +400.000km.

Os acessórios dos motores cdti nos Opel dão problemas atrás de problemas. Vai ver a fiabilidade dos Opel insignia.
Muitos mecânicos não recomendam a compra de corsas com 1.3 cdti.

Injectores que dão muita raia nos PSA, Mercedes e VW. Reparação cara.

Capas das bielas nos motores 1.5 DCI. Motores berram.
Um amigo comprou um Megane de 2007 com 310.000km 1.5 dci. O motor estava super certinho. Quando o ouvi pensei que fosse carro que talvez ainda não estivesse nos 200.000km.
Mas claramente tem a EGR bloqueada e nada de filtro de partículas.

Já o Laguna 3 1.5 dci da minha irmã de 2010 tem gasto muito dinheiro em injectores e filtro particulas.
Penso que chegou à pouco tempo aos 200.000km.

1.9 dci nos Renaults eram um cancro. Motores onde se não se bloqueasse a EGR era o ver devorar turbos a cada 100.000km. Problema de design na lubrificação do topo do motor.
Recomendei bloquear a egr a um amigo quando pagou o segundo turbo. (2000€ na renault). Mas ele preferiu ir buscar uma Passat.

Motores BMW N47 e etc onde a corrente mandava o motor às couves muitas vezes antes dos 150.000km. Para além de terem demasiados componentes em plástico por todo o motor.

Nos motores mais modernos em muitas marcas é ver o filtro a entupir muitas vezes antes dos 150.000km. Na marca é quanto a reparação? +1500€?

É o que me lembro agora.

Muitos motores com turbos e etc foram esticados para além do razoável em termos de potência, depois tem vida curta. Mas normalmente já na mão do terceiro dono e isso é o que importa para a marca.
E o devorar de bimassas porque os motores têm potência a mais para o material?
Mudar bimassa em muitos carros é reparação para mais de 1000€.

Mas sim conheço quem tenha Toyota e Skoda com muitos km. Meio milhão.

Mas há pouco tempo um amigo berrou o motor de um yaris 1.4 d4d de 2006 com 280.000km. Fundiu o piston a 180km/h. Motor usado no sitio custou 1400€.
Aposto se não passasse dos 120km/h como eu normalmente faço, o carro faria o dobro ou mais.
E o 1.4 d4d era um motor que eu metia as mãos no fogo. Conduzi o carro dias antes e era super silêncioso. Fiquei impressionado. Manutenção sempre feita a horas e em excesso.

Não sei do que falas, só na empresa temos:

2 Puntos 1.3 de 2009 - 0 problemas de injetores e turbos -- Sempre gasóleo do intermarhcé e já vai 1 com 363K e outro com quase 350K
Mais 1 punto 1.3 c/ FAP com 200 mil e igualmente sem problemas de FAP, Motor, Injetores e turbos -- Gasoleo do intermarché

O meu carro pessoal, Ibiza SC 1.9 TDI de 2009 com FAP - 0 problemas de motor, injetores e FAP -- Gasóleo "bom" e aditivos usados preventivamente porque eu quero.

O segredo para os carros a diesel darem problemas depois dos 150K como dizes são:
- Fazer voltinhas de ir ao pão
- Usar óleo que não cumpre normas estipuladas pelo fabricante
- "Esticar" revisões
- Não ter cuidado com o turbo (deixar circular o óleo uns segundos ao ligar e após longas viagens)

Resumindo, problemas é para quem não faz manutenção corretamente e não tem cuidados algum com o carro além de não fazer KM (seguidos) suficientes para ter um diesel

EDIT: Sou apologista dos elétricos e GPL, mas não façam do diesel a "ovelha negra"

Última edição:
Problemas todos dão.

Tenho um PSA 1.2 cá em casa, basta veres os problemas de correia que dão bem como catalisador e bebe óleo como gente crescida.
Os 1.4 TSI também deram raia
1.2 TSI Idem
1.4 16v também...

Com a correta utilização e manutenção correta a tempo e horas, 90% dos motores que por aí andam - a diesel e a gasolina - são fiáveis.

Quanto ao que referiste - EGRs entupidas, injetores e FAPs entupidos é má utilização. Um diesel não é carro para fazer 20km diários a dividir por 2 viagens, são motores feitos para papar KM.

Nós graças aos lindos impostos que temos sempre fomos empurrados para o diesel a torto e a direito, até quem só vai ao pão tem um diesel. Depois claro que dão problemas, com utilização errada...

Lembre-me agora de uma dica super importante.

Evitem a todo o custo o 1.5 HDI no grupo PSA e Ford.

É o motor que mais berra segundo mecânicos que trabalham na marca.

E berra pelos 60.000km.

Avaria tipo 10 vezes mais que todos os outros motores da PSA.

Ainda há dias um amigo disse-me que o do 3008 II dele (que segundo ele ainda vale 30.000€) berrou na autoestrada com menos de 60.000km. O que safou foi ele ter feito todas as manutenções na Peugeot e eles assumiram a reparação a 100% (motor novo).
Parece que um motor novo custa 16.000€...
É o carro da esposa para andar com os filhos, por isso carro estimado.

iu

Fica o aviso.

Se acham que estou a exagerar leiam:

https://forum.motorguia.net/auto-aj...1-5-hdi-130cv-terceiro-motor-em-garantia.html

Última edição:
Voltar
Superior