Ainda vale a pena comprar casa?

blakke, perante a tua vida neste momento optava por comprar, está mais que na altura, numa coisa tua podes sempre estar há vontade e fazer o que bem te apetecer, numa coisa alugada, estás a pagar por algo que não é teu, e nem podes fazer o que te apetece...

Eu consigo o emprestimo com 0.9% de juros se o pagar em 25 anos e com a condição da nova compra ser a minha residência principal pelo menos durante os próximos 6 anos. Se o emprestimo rondar os 200.000 euros estou a contar dar 10% de entrada. Hoje mesmo vou ao banco falar com o meu gestor para saber já se cumpro os requísitos para o banco me dar um empréstimo desse valor.

Óptima ideia. É o primeiro passo. Aproveita e faz as contas aos impostos na aquisição que normalmente vem com a simulação e tb despesas de contratação.

Ainda há pouco tempo uns amigos meus venderam uma casa a perder dinheiro (se contar com a inflação). Tem atenção à localização, nem tudo se arrenda facilmente.
Mas normalmente comprar uma casa é um bom investimento se estiveres a pensar em morar naquela área por um período longo de tempo.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk

Isto está bom mas é para meter os pais num lar e alugar a casa deles. [:D]

Conheço uns quantos lisboetas que despacharam os pais para o lar e meteram a casa deles no centro de Lisboa a render

E alguns ainda ficam com o resto da reforma deles deposite pagar ao lar

Vale a pena comprar vale.

Os arrendamentos andam ao preço do ouro. Sei de quem me tenha dito que em Odivelas paga 700 paus por um t2 e não é em nenhum condomínio.

700€?! Mas está tudo louco?

O arrendamento é porreiro por 350€ um t2 jeitoso, agora aos preços que praticam é ridículo.

A pessoa anda anos e anos a pagar 700€ por uma coisa que nunca vai ter? A mim ele custa -me a ganhar...

Até mais que isso, dependendo do T2. Os T3 andam nos 1000€.

Eu tenho um T2 arrendado a 400€, numa zona mais "pobre".

Eu também estou em França e comprei casa em Agosto. Aluguei durante 2 anos a pagar 1100 euros por mês. Ou seja em 2 anos "perdi" uns 25K pelo menos.
Aqui os empréstimos são a taxa fixa logo vais pagar sempre o mesmo mensalmente. Eu consegui 1,13% a 20 anos. Esses 0,9% parecem me muita fruta mas verifica com o teu banco.
Trata é de ver quanto é que cada zona paga de tax habitation e tax fonciere porque podes ter más surpresas no futuro.
Para nós comprar serve para aplicar o dinheiro que se gastava em rendas. E aqui em França, com a natalidade crescente, o preço das casas tem tendencia para ir aumentando de forma sustentavel.

Só há um argumento a favor do comprar que não me encaixa.

Quando se fala em aluguer: "seja pago-o e no fim saio de mãos a abanar."
Se o tivesses comprado no fim terias um apartamento já com uns anos em cima, alugando podes ir trocando para casas mais recentes.

Cá o Portugal, o problema é outro, que é a falta de oferta de aluguer, que sobe os preços, e torna as rendas pouco competitivas face ao crédito.

Eu até agora também pensava assim. Mas posso por a questão de outra forma.

Se eu pagar uma casa minha, no fim do crédito deixo uma casa "já com uns anos em cima" aos meus filhos. Se estiver sempre numa casa arrendada fico com nada para lhes deixar. Eu creio que reparar uma casa construida por mim, com alguns anos saia sempre mais barato do que comprar uma nova.

Eu também estou em França e comprei casa em Agosto. Aluguei durante 2 anos a pagar 1100 euros por mês. Ou seja em 2 anos "perdi" uns 25K pelo menos.
Aqui os empréstimos são a taxa fixa logo vais pagar sempre o mesmo mensalmente. Eu consegui 1,13% a 20 anos. Esses 0,9% parecem me muita fruta mas verifica com o teu banco.
Trata é de ver quanto é que cada zona paga de tax habitation e tax fonciere porque podes ter más surpresas no futuro.
Para nós comprar serve para aplicar o dinheiro que se gastava em rendas. E aqui em França, com a natalidade crescente, o preço das casas tem tendencia para ir aumentando de forma sustentavel.

Para quem não sabe a aqui em França a "taxe fonciére" é o equivalente ao IMI em Portugal e é apenas pago pelo proprietário do imóvel, e a "taxe habitation" é outra taxa que é paga por quem habita no mesmo, caso se seja proprietário e morador, as duas taxas são pagas pela mesma pessoa. São valores a ter em conta porque pode ser uma tabuada equivalente a 2 meses de renda por ano.
Mas o meu objetivo para manter os valores actuais que pago do apartamento são fugir ao centro da cidade e instalar-me numa vila mais pequena nas proximidades.

Os imóveis nas grandes cidades chegam a pagar o dobro em impostos do que um imóvel que esteja numa vila mais pequena a 3 ou 4 quilómetros da cidade.

Back