Eu consigo o emprestimo com 0.9% de juros se o pagar em 25 anos e com a condição da nova compra ser a minha residência principal pelo menos durante os próximos 6 anos. Se o emprestimo rondar os 200.000 euros estou a contar dar 10% de entrada. Hoje mesmo vou ao banco falar com o meu gestor para saber já se cumpro os requísitos para o banco me dar um empréstimo desse valor.
Isto está bom mas é para meter os pais num lar e alugar a casa deles. []

Vale a pena comprar vale.
Os arrendamentos andam ao preço do ouro. Sei de quem me tenha dito que em Odivelas paga 700 paus por um t2 e não é em nenhum condomínio.
700€?! Mas está tudo louco?
O arrendamento é porreiro por 350€ um t2 jeitoso, agora aos preços que praticam é ridículo.
A pessoa anda anos e anos a pagar 700€ por uma coisa que nunca vai ter? A mim ele custa -me a ganhar...
Só há um argumento a favor do comprar que não me encaixa.
Quando se fala em aluguer: "seja pago-o e no fim saio de mãos a abanar."
Se o tivesses comprado no fim terias um apartamento já com uns anos em cima, alugando podes ir trocando para casas mais recentes.
Cá o Portugal, o problema é outro, que é a falta de oferta de aluguer, que sobe os preços, e torna as rendas pouco competitivas face ao crédito.
Eu também estou em França e comprei casa em Agosto. Aluguei durante 2 anos a pagar 1100 euros por mês. Ou seja em 2 anos "perdi" uns 25K pelo menos.
Aqui os empréstimos são a taxa fixa logo vais pagar sempre o mesmo mensalmente. Eu consegui 1,13% a 20 anos. Esses 0,9% parecem me muita fruta mas verifica com o teu banco.
Trata é de ver quanto é que cada zona paga de tax habitation e tax fonciere porque podes ter más surpresas no futuro.
Para nós comprar serve para aplicar o dinheiro que se gastava em rendas. E aqui em França, com a natalidade crescente, o preço das casas tem tendencia para ir aumentando de forma sustentavel.