Concordo com tudo o que dizes Phobos.
1. Deixa-me voltar a reforçar a ideia de que a garantia da marca não é aplicável para tudo. Pelo menos as garantias que conheço, e que eram antigamente dadas pela VW não eram assim. É importante que tenhas isso em consideração. Posso contudo conceber que fora de Portugal exista outro critério, mas duvido e muito. Daí ter sugerido que junto da BMW valides o que está salvaguardado pela garantia da marca, após reprogramação e o que não está salvaguardado;
2. Entendo que o preço pedido pela BMW é muito alto. Não será alto para esta marca e tendo como referência que todo e qualquer extra que se queira colocar num carro desta marca se faz pagar. E bem. Só paga quem quer, é certo, mas se tens várias pessoas que aqui já intervieram e te garantiram que é um valor alto...alguma coisa quererá dizer. E são opiniões válidas, de pessoas que decerto conhecerão os preços por cá praticados das reprogramações;
3. Para concluir, posso adiantar-te que conheço a realidade de preparação ou aumentos de potência feitos em veículos VW e Audi. Até há uns anos atrás, a SIVA (importador para Portugal destas marcas) concedia ao proprietário do carro uma garantia do trabalho do aumento de potência. Contudo, e consequência do prejuízo que foi acumulando ao longo dos anos, "foge" de qualquer garantia. Naturalmente procede ao aumento de potência, mas de forma clara e inequívoca declina qualquer responsabilidade em caso de avaria ou imobilização da viatura. Como vês, há um "fugir" da responsabilidade de reposição da situação normal por parte do importador.
O teu carro é um dos melhores e mais fortes veículos a diesel do momento. Faz corar muitos desportivos, não fosse o seu "cartão de visita" ter os dois últimos números mágicos "-23d".
Pessoalmente, e se me permites, não mexia no carro.
Cpts.,