Ajuda C4 ou Astra

citação:Originalmente colocada por rjtd21

O Vasco tirou no minimo 15 km/h.
E afinal, foi ele que deu os 225 km/h.
E 10 km/h é de certeza, porque aos 140km/h de ponteiro o carro só vai a 130km/h (e isto já confirmei com os escondidos e GPS). Quanto mais a velocidades dessas.

O Vasco, seja ele quem for, ate pode tirar 16.
210 ou 209 é para o caso a mesma coisa.

citação:Originalmente colocada por K2000

O GPS também não é milimetricamente exacto como tentam por vezes fazer passar, apesar de tudo, a sua exactidão é muitíssimo superior ao que um velocímetro normal poderá demonstrar, particularmente a altas velocidades, dessas de 200 e tal que falam mas a que nunca andei...

Quando foi criado o sistema, existia um erro propositado para aparelhos de recepção civis, esse "erro" deixou de ser utilizado aquando da administração Clinton (creio, corrigam-me se estiver enganado).

-

Nos GPS "normais" há erros de posição, e portanto de velocidade (v=dx/dt) de varios metros. Mesmo os "pós-Clinton".
Penso é que há GPS de precisão maior utilizados em determinadas aplicações não-militares mas muito especificas.

citação:Originalmente colocada por Cahib

Mas então estamos todos de acordo que no minimo àqueles 225km/h temos que tirar 10 km/h.
Aliás, axo que até estamos de acordo que temos que tirar ainda mais, para irmos para valores reais de velocidade.
Ou não?

E já agora, por pura curiosidade, o que interesa se o astra 1.3 cdti faz 225, 215, ou 240 km/h numa descida imensa que só aparece de 1000 em 1000 km?
A unica conlusão que, na minha opinião, se pode tirar é que a 6a velocidade sendo escalonada para obter OPTIMOS consumos pode ser utilizada em descidas acentuadas para obter velocidades elevadas. Mas depois de uma descida acentuada acaba sempre por vir terreno plano ou uma subida e o carro perde velocidade.

A mim nada me interessa. Aliás, nem sei porque puxaram novamente a história dos 225 km/h.
Nisso estamos de acordo.
O que me interessa mais são os 174 km/h anunciados.

Mas então estamos todos de acordo que no minimo àqueles 225km/h temos que tirar 10 km/h.
Aliás, axo que até estamos de acordo que temos que tirar ainda mais, para irmos para valores reais de velocidade.
Ou não?

E já agora, por pura curiosidade, o que interesa se o astra 1.3 cdti faz 225, 215, ou 240 km/h numa descida imensa que só aparece de 1000 em 1000 km?
A unica conlusão que, na minha opinião, se pode tirar é que a 6a velocidade sendo escalonada para obter OPTIMOS consumos pode ser utilizada em descidas acentuadas para obter velocidades elevadas. Mas depois de uma descida acentuada acaba sempre por vir terreno plano ou uma subida e o carro perde velocidade.

A mim nada me interessa. Aliás, nem sei porque puxaram novamente a história dos 225 km/h.
Nisso estamos de acordo.
O que me interessa mais são os 174 km/h anunciados.

Exacto, para mim são suficientes e facilmente alcançaveis em recta(e ainda, dentro da média do segmento).[:p]

O GPS também não é milimetricamente exacto como tentam por vezes fazer passar, apesar de tudo, a sua exactidão é muitíssimo superior ao que um velocímetro normal poderá demonstrar, particularmente a altas velocidades, dessas de 200 e tal que falam mas a que nunca andei...

Quando foi criado o sistema, existia um erro propositado para aparelhos de recepção civis, esse "erro" deixou de ser utilizado aquando da administração Clinton (creio, corrigam-me se estiver enganado).

-

Nos GPS "normais" há erros de posição, e portanto de velocidade (v=dx/dt) de varios metros. Mesmo os "pós-Clinton".
Penso é que há GPS de precisão maior utilizados em determinadas aplicações não-militares mas muito especificas.

Mas antes eram erros de posição de muitos metros. Com os chips actuais e cálculos por parte do software consegue-se uma medição bem próxima da real que contrariamente aos velocímetros não é afectada pela velocidade.

-

Mas antes eram erros de posição de muitos metros. Com os chips actuais e cálculos por parte do software consegue-se uma medição bem próxima da real que contrariamente aos velocímetros não é afectada pela velocidade.

Nos GPS normais actuais (tipo Sirf III) continuam a ser de uns bons metros. A unica diferença é que nos velocimetros sabes sempre que o erro é para cima, no GPS não sabes se é para cima se é para baixo. Depende do local, do dia, das condições atomosféricas, etc e tal.

-

boas

exactamente! nomeadamente em descidas os GPS baralham se um bocadito,basta ver um caso que aconteceu comigo que fiz 256kmh de gps num carro limitado electronicamente a 248kmh reais...
mas é facil basta ver quais sao as relaçoes de caixa do astra e multiplicar pelas 4000rpm que estao ai na foto,ja da para ter uma ideia do erro de velocimetro...

temos este exemplo aqui,que é do GTC 1.3 90cv
Desarrollos (km/h a 1.000 rpm)
1ª 7,3 kmh
2ª 14,4 kmh
3ª 23,9 kmh
4ª 32,4 kmh
5ª 42 kmh
6ª 51kmh

51kmhx4000rpm=204 kmh reais

so nao sei se as relaçoes do GTC sao iguais,mas faz todo o sentido

220kmh velocimetro=204km reais um erro de 16kmh é perfeitamente normal.

cumps

citação:Originalmente colocada por mike S3

-

boas

exactamente! nomeadamente em descidas os GPS baralham se um bocadito,basta ver um caso que aconteceu comigo que fiz 256kmh de gps num carro limitado electronicamente a 248kmh reais...
mas é facil basta ver quais sao as relaçoes de caixa do astra e multiplicar pelas 4000rpm que estao ai na foto,ja da para ter uma ideia do erro de velocimetro...

temos este exemplo aqui,que é do GTC 1.3 90cv
1ª 7,3 kmh
2ª 14,4 kmh
3ª 23,9 kmh
4ª 32,4 kmh
5ª 42 kmh
6ª 51kmh

51kmhx4000rpm=204 kmh reais

so nao sei se as relaçoes do GTC sao iguais,mas faz todo o sentido

220kmh velocimetro=204km reais um erro de 16kmh é perfeitamente normal.

cumps

Parabéns pelo contributo positivo para a discussão (que já se afasta do proposito inicial)!

boas

ja agora as do C4 em questao

1ª 8,9
2ª 16,4
3ª 26,5
4ª 37,2
5ª 46,4 kmh

como facilmente se compreende para fazer os tais 204kmh,teriamos de chegar quase as 4500rpm,bem mais complicado...ou entao arranjar uma descida ainda maior...

cumps

Cahib, sei que ainda são uns quantos metros de erro, mas se bem me lembro, na época do "erro para civis" esse erro chegava aos 50 metros... Por causa disso andei eu uns bons anos a pensar que era um sistema horrível.

Quando usamos um aparelho de GPS não nos damos conta desses erros porque o software trata disso, ou seja, se estamos numa estrada, o software assume que iremos continuar na estrada, por isso as setinhas se mantêm sempre em estradas mesmo que a indicação do receptor informe o aparelho que seja uns metros mais ao lado.

Por isso é que disse que é preciso aliar a um bom chip receptor um igualmente bom software de navegação.

O redline do 1.6 HDI 90 cv começa a que rotações?

5000? (Pelo que li... Também li que depois das 4000 já não desenvolve quase nada, pelo menos no de 110cvs)

-

o gps normais têm cerca de 5m de margem de erro e os militares vao até 1m creio eu. ha uns ainda mais precisos k dao precisoes de cm mas so em ocasioes optimas tipo no mar, ou num aviao a alta altitude (onde se apanham ai uns 5 ou 6 satelites) o erro de k falas deve ser o erro propositado k eles tinham dantes k creio k foi iliminado no entanto o erro do gps depende de diversos factores como as oscilaçoes de altitude durante o percurso medido. pk o gps calcula uma velocidade nao angular logo se subirmos ele ve nos de cima no eixo horizontal vamos a menos velocidade. no entanto o erro seja ele kual for deve andar dentro de um valor constante no caso de linha recta mais ou menos direita e a velocidade entre dois pontos deve ser bastante precisa de calcular ai com <5% de precisão digo eu

citação:Originalmente colocada por strangletmuh

-

o gps normais têm cerca de 5m de margem de erro e os militares vao até 1m creio eu. ha uns ainda mais precisos k dao precisoes de cm mas so em ocasioes optimas tipo no mar, ou num aviao a alta altitude (onde se apanham ai uns 5 ou 6 satelites) o erro de k falas deve ser o erro propositado k eles tinham dantes k creio k foi iliminado no entanto o erro do gps depende de diversos factores como as oscilaçoes de altitude durante o percurso medido. pk o gps calcula uma velocidade nao angular logo se subirmos ele ve nos de cima no eixo horizontal vamos a menos velocidade.

Acreditas que nunca tinha pensado nisso? Faz todo o sentido!

Bravo! Afinal a cabeça também é para usar! :D

citação:Originalmente colocada por strangletmuh

-

o gps normais têm cerca de 5m de margem de erro e os militares vao até 1m creio eu. ha uns ainda mais precisos k dao precisoes de cm mas so em ocasioes optimas tipo no mar, ou num aviao a alta altitude (onde se apanham ai uns 5 ou 6 satelites) o erro de k falas deve ser o erro propositado k eles tinham dantes k creio k foi iliminado no entanto o erro do gps depende de diversos factores como as oscilaçoes de altitude durante o percurso medido. pk o gps calcula uma velocidade nao angular logo se subirmos ele ve nos de cima no eixo horizontal vamos a menos velocidade.

Acreditas que nunca tinha pensado nisso? Faz todo o sentido!

Bravo! Afinal a cabeça também é para usar! :D

[:p][:p][:p] nao tenho cabeça so pra usar auricular bluetooth lol

ja agora e pra ser preciso. ha gps k mm com diferenças de altitude calculam velocidades reais muito precisas so k nao sao os k vêm nos carros nem os gps portateis;)

ahh e a todos os doidinhos por gps, saibam k dentro de pouco tempo vao aparecer por ai mais duas redes de posicionamento global. uma europeia (Galileu) à borlix logo aparelhos mais baratos e outra russa (Glonass), n sei se a borlix, k combina GPS+Galileu+satelites proprios [B)]

200612211483_I-suck-at-paint.jpg

O redline do 1.6 HDI 90 cv começa a que rotações?

boas

a questao nao é tanto essa..ate pq o C4 nao tem red line..tem RED LIGHT:D
o problema é que a partir das 4000rpm a curva de potencia desce a pique e as 4500rpm tens pouquissima potencia nas rodas,e o astra para atingir os tais 204kmh,so precisa de fazer 4000rpm,onde ainda tem os tais 90cv,o que faz com que a descida para o astra nao precise de ser tao acentuada como a que o C4 necessita.
mas de facto é facil fazer o tal brilharete dos 220kmh no velocimetro com um carro com apenas 1.25cc e a diesel..
Mas ja esta mais que off-topic e de certeza que nao vai ser por ai,que a escolha ira recair para um ou outro.

cumps

Back