Ecoflex
Well-known member
Isto é noutro tópico, mas pronto, eu deixo a minha opinião. O que está a bold, a Maria vermelha não fez. Estão as 2 mal, mas só uma provocou o acidente. A mim, parece-me simples.Realmente o que diz o IMTT é tão taxativo como é igualmente fácil circular em rotundas com tráfego... por vezes até parado no meio da rotunda...
Mas vamos lá ao caso presente em que só havia 2 carros... diz o IMTT quanto à circulação em rotundas: (atenção que desconheço se as seguradoras terão opiniões diversas e quais deveremos respeitar!)
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente
quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da
saída que vai utilizar; Não foi o caso da Maria "Azul"
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à
que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente
sinalizadas. Certamente que a Maria "vermelha" fez o pisca. Certamente que não fez o mesmo que um artista que ia hoje à frente do carro que ia à minha frente e se atirou para a direita, sem sinal / pisca, mas como ia na esqª e achou que nós teríamos que ter saído na saída anterior... vai daqui que vocês não sabem conduzir em rotundas!
Nesse esquema, a estrada/rua onde a Maria "Vermelha" vai entrar até tem 2 faixas... portanto a Maria "azul" teria muito espaço para entrar na mais à direita deixando livre a esquerda para a Maria "Vermelha", isto admitindo que a Maria "Azul" não vai a conduzir um pesado.
Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...