Ajuda - como ler uma planta?

O meu problema com a área é que eu não sei exatamente onde começa e acaba cada coisa. Por exemplo, aquela parte dos vidros, acho que ninguém respondeu até que ponto está incluída na área do quarto.

E já agora, a pequena área por baixo da porta, pertence ao quarto ou não? São estes pequenos detalhes que não percebo, e preciso de uma medida relativamente exata. Não pode falhar por 10cm, por exemplo.

Não a parte da janela e da porta não pertencem ao quarto. Essas áreas não são contabilizadas nas áreas úteis, só na área Bruta.

image.png

A mim com a área dá:

Em metros:

[TABLE="width: 167"]
[TR]
[TD="width: 64, align: right"]4.40[/TD]
[TD="width: 103, align: right"]
2.38

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Se bem que a dica dos pixeis através da áreas não era assim tão simples porque o cálculo não é imediato nem proporcional... É preciso fazer a raiz quadrada da área e só depois a proporção. Não sei se alguém se deu ao trabalho... [:D]

Sim eu aproximei um pouco. Até me dava 4.387 por 2.38 qq coisa.

Deu-me isso

[TABLE="width: 231"]
[TR]
[TD="width: 64, align: right"]4.391959[/TD]
[TD="width: 103, align: right"]x 2.374794728[/TD]
[TD="width: 64, align: right"]= 10.43[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Mas andei para aqui com contas de meia noite[:D]

Se bem que a dica dos pixeis através da áreas não era assim tão simples porque o cálculo não é imediato nem proporcional... É preciso fazer a raiz quadrada da área e só depois a proporção. Não sei se alguém se deu ao trabalho... [:D]

Eu fiz mais simples. Importei para o Autocad e andei a ver o que dava melhor.
Curiosamente comecei pela tracejado que parece uma opção de cama (se bem que a simbologia não aparenta isso...)

Depois preferi fazer pelo pilar, com 40x25cm.

O meu problema com a área é que eu não sei exatamente onde começa e acaba cada coisa. Por exemplo, aquela parte dos vidros, acho que ninguém respondeu até que ponto está incluída na área do quarto.

E já agora, a pequena área por baixo da porta, pertence ao quarto ou não? São estes pequenos detalhes que não percebo, e preciso de uma medida relativamente exata. Não pode falhar por 10cm, por exemplo.

A área envidraçada faz parte do vão. Não é área útil.

Essa aposta dos 4,387 já é minha...

Mas o outro lado é menos de 2,38.

Charger, qual o erro máximo admissível? É que estar a discutir mm de erro é diferente de discutir cms de erro.

Se for 2-3 cm, maximo 5, é na boa. Isto porque tenho de fazer um "projeto" para o terraço, e preciso da largura exata. Tenho a área total, mas nem sequer meti a planta do terraço, porque é mais confuso. O quarto, como é um retângulo, é bem mais simples.

A solução mais fácil seria a pessoa que fez a planta esclarecer. Mas a imobiliária não tem outra planta a não ser esta, e o arquiteto parece ter ido passar o Natal à Marte, porque ninguém o encontra. :sh)

Se for 2-3 cm, maximo 5, é na boa. Isto porque tenho de fazer um "projeto" para o terraço, e preciso da largura exata. Tenho a área total, mas nem sequer meti a planta do terraço, porque é mais confuso. O quarto, como é um retângulo, é bem mais simples.

A solução mais fácil seria a pessoa que fez a planta esclarecer. Mas a imobiliária não tem outra planta a não ser esta, e o arquiteto parece ter ido passar o Natal à Marte, porque ninguém o encontra. :sh)

Mas tens a planta completa?
Em PDF?
Tem folha?
Ou só tens uma imagem? E mesmo assim tem folha e legenda?

Depois preferi fazer pelo pilar, com 40x25cm.

Eu acho que solucionaste o problema. Agora tenho poucas dúvidas.

Repara na imagem abaixo, a área do retângulo que eu assinalei é o pilar (aumentado 800%). Tem 46 x 29 píxeis. 46 / 29 = 1.586

Se o pilar for 40 x 25, então 40 / 25 = 1.6

A proporção bate certo. A diferença deve ser no arredondamento natural ao passar para píxeis, já que não há décimas de píxeis.

qFkdCek.png

Posso já vir um pouco tarde, mas penso para resolver o problema em questão (se o entendi correctamente).

Passaria por um cálculo deste tipo.

A = (x' * y') * k^2;

Legenda:

A = área real

x' = comprimento determinado em planta

y' = largura determinado em planta

k = factor de correção

Última edição:
Mais um caso de matemática avançada resolvido apr:)[:D] ( tipo 9º ano?)

Seja

m1 o comprimento em metros ( que queremos descobrir)
m2 largura em metros ( que queremos descobrir)
m3 Area em metros quadrados ( que conhecemos = 10,43m2)

p1 o comprimento em pixel
p2 largura em pixel
p3 Area em pixel quadrados

m1 x m2 = m3= 10,43m2
P1 x P2 = P3

Constante de proporcionalidade U = raiz de (10,43) / raiz de (p3)

m1= ( p1 x U)
m2= ( p2 x U)

E mesmo assim não é assim tão directo nem sei muito bem como esquematizar melhor o problema. Será que não há por aí um matemático de serviço??

uffa[:D]

Posso já vir um pouco tarde, mas penso para resolver o problema em questão (se o entendi correctamente).

Passaria por um cálculo deste tipo.

A = (x' * y') * k^2;

Legenda:

A = área real

x' = comprimento determinado em planta

y' = largura determinado em planta

k = factor de correção

Podes tirar a senha. [:D]

Troca lá isso por miúdos

Da minha fórmula, basta depois fazer o seguinte cálculo.

x = x' * k

y = y' * k

Agora não tenho dados para fazer a prova de conceito.

Então o teu K é o meu U mas a tua apresentação está mais elegante sim sr.apr:)
Felizmente não tens um Pi nas tuas variáveis...[:)]

14608107_1180665285312703_1558693314_n.jpg

Última edição:
Enquanto vocês andam a ler o livro de instruções da máquina, já alguns beberam vários finos.

Se a margem de erro pode ficar na casa dos cms, então as medidas que indiquei são bastante tranquilas.

É que não vale a pena esmiuçar demasiado porque seria preciso ter total confiança na planta, e ela própria pode nem reflectir bem a realidade.

Voltar
Superior