Ajuda compra carro

nuno198

New member
Viva,

Venho pedir a vossa ajuda/opiniões para a compra de um carro novo

1. Que tipo de carros gostas? Prático
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc) 70% utilitário, os outros 30% citadino/recreativo
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Não tenho preferencia
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Pouca frequencia.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Sim alguma
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 20.000 Km. à partida sim.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sobretudo auto-estrada e EN. Ocasionalmente cidade.
  8. Os consumos terão grande importância? Bastante
  9. A potência do motor terá grande importância? Não
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Sim.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo ou usado
Basicamente o meu actual "chaço" um ford fiesta 1.1 a gasolina de 1993 está a dar as ultimas. Foi um carro que no inicio era para ser um desenrasque mas tornou-se um velho amigo :-) que nestes 4 anos levou com muita quilometragem (provavelmente mais do que seria recomendável). A mim interessa-me um carro minimamente pollivalente. Com algum espaço para pequenas cargas/volumes. Não será um carro de familia, essencialmente para trabalho (visto que vai andar 50% do tempo no Douro convem ter os minimos dos minimos de apetencia para terra batida) e pequenas deslocações de recreio. Tinha pensado num jipe pois parece-me o mais lógico/polivalente, mas julgo que se for por esta via os consumos disparam consideravelmente não? Não importa se é novo ou usado. Aguardo sugestões vossas. Obrigado

Sinceramente não defeni ainda o orçamento. Gostava de explorar as opções, ver e experimentar. Confesso que estou um bocado fora do mercado automovel em termos de preços.

Agora eu sei o que não quero em termos de "classe"/categoria. Nada de luxos, gadgets, extras "inuteis", marcas à partida caras (de "topo", tipo Mercedes, BMW,...).

Última edição:
dacia-sandero-stepway-1.jpg

Novo Dacia Sandero Stepway

Última edição:
Eu próprio que ando no processo de escolha de carro, se estivesse à procura de um com as características apontadas, nomeadamente "ter os minimos dos minimos de apetencia para terra batida", daria uma olhadela ao Honda HR V.

Obrigado. Já estão aqui algumas boas opções. Assistência/peças também é importante. Outros pontos importantes são também o comportamento na estrada (tracção/segurança), consumos médios e espaço bagagem.
Ora recapitulando: Dacia Duster/sandero (quais as diferenças principais entre estes?); Suzuki Vitara; Honda HR V

Dacia Duster, Dacia Sandero Stepaway e Suzuki Vitara parecem-me as opções mais próximas em termos de preço. O Honda já puxa um bocado no preço.
Diesel parece-me a solução mais adequada em termos de economia de combustivel (a performance para mim não é vital) apesar de ser mais caro do que a opção gasolina.
Agora tenho uma questão. Em qualquer de um deles existe a opção 4x2 e 4x4. Em termos de consumos há diferenças mas acham que fará muita diferença em termos de condução? presumo que o 4x4 seja para quem vai realizar muitas viagens offroad não?

O Honda já puxa um bocado no preço.
É verdade mas...

Sinceramente não defeni ainda o orçamento.

Outro motivo pelo qual referi um Honda (e nem mencionei o CR V) prende-se com a cena da durabilidade. Embora não tivesses dito por quanto tempo pretendes manter o carro, tens actualmente um carro de 1993. É claro que podes não querer manter o novo carro durante tanto tempo mas, o meu carro também é de 1993 e, talvez por ser um Honda, não está a dar as últimas.
Hummm... por outro lado as marcas têm mudado muito. Há quem diga que hoje é tudo melhor (mais moderno é, sem dúvida e em termos de segurança tem havido uma grande evolução) mas, também há quem refira que os materiais não duram tanto, para as marcas venderem mais, lol.

Ok pessoal cheguei à conclusão destes três automoveis:

- Dacia Duster 1.5 DCI 110 Tour 4x4 5p MY16 Diesel (valor arredondado: 22.000,00 €) Consumos médios: 4.7L/100Km
- Suzuki Vitara 1.6 DDiS 120 4x4 Diesel (valor arredondado: 26.000,00 €) Consumos médios: 4.2L/100Km
- Honda HR-V 1.6 i-DTEC 120 4x4 Diesel Confort (valor arredondado: 27.000,00 €) Consumos médios: 4.0L/100Km

Em termos práticos de condução (segurança, boa tracção e resposta) qualquer uma das opções é boa/equivalente?
A assistencia/peças em qualquer uma das marcas é boa?
Acham que a opção 4x4 justifica? Em termos práticos os meus percursos são 50% auto-estrada e EN (A4/A24 Porto/Marão/Vila Real/Lamego), 40% deslocações no local de trabalho e arredores (terra batida e EN na zona do Douro) e 10% citadino e ocasionais deslocações de recreio.
Achas diferenças de valores das diferentes oções justificam?

Voltar
Superior