Ajuda - Direitos em compra de telemóvel.

fapoc

New member
Boas.

Comprei à dias um telemóvel novo (SE V630i) que, para grande azar meu, vinha com uma avaria. Desliga-se sozinho quando ando com ele no bolso, deve um mau contacto qualquer, não sei mas nem tenho de ser eu a saber.

Depois de detectar o problema voltei à loja onde o comprei e expliquei o problema, a resposta que me deram é que o telefone teria ser testado para confirmar a avaria, ficou lá e estou à espera que me liguem. Ora eu já estou mais do que à espera que eles me digam que o telefone não tem nada (já estou escaldados nestes assuntos) e por isso não mo vão o trocar. A minha questão é, posso pedir que me devolvam o dinheiro simplesmente argumentando que estou insatisfeito com o produto? (Atenção isto dentro dos primeiros 15 dias.) Ou tenho de ter outra justificação qualquer, uma avaria, defeito, etc???

Obrigado desde já a todos, abraço.

Se está dentro do prazo legal eles são obrigados a tocar![;)]

Aliás, nem precisavas mandar o dito para diagnóstico.

Last edited:
Se está dentro do prazo legal eles são obrigados a tocar![;)]

Aliás, nem precisavas mandar o dito para diagnóstico.

Hum, ok.

Já agora, sabes um local onde isso esteja dito de forma "oficial", tipo um documento da DECO ou semelhante?
Nunca se sabe se não irá dar jeito para espetar na cara do funcionário da loja... [;)]

Ate os 1ªs 15 dias podes pedir o dinheiro ou pedir um novo que tem que te dar,depois é que so tem que arranja-lo.
Eu quando comprei o meu tambem deu problemas e nao queriam trocar,que nao tinham etc...a ver se nao me deram um novo.

Ate os 1ªs 15 dias podes pedir o dinheiro ou pedir um novo que tem que te dar,depois é que so tem que arranja-lo.
Eu quando comprei o meu tambem deu problemas e nao queriam trocar,que nao tinham etc...a ver se nao me deram um novo.

Na loja onde fui também disseram que não tinham mais nenhum e depois de repente lembram-se que como não viam a avaria (ele só se desliga às vezes e como é óbvio não aconteceu na loja) tinha de ir pra assistência confirmar se tinha a avaria ou não.
Eu até aceitei a explicação, mas acho estou a ver que não devia ter sido tão permissivo... Vamos lá a ver o que isto dá! :sh)

Na loja onde fui também disseram que não tinham mais nenhum e depois de repente lembram-se que como não viam a avaria (ele só se desliga às vezes e como é óbvio não aconteceu na loja) tinha de ir pra assistência confirmar se tinha a avaria ou não.
Eu até aceitei a explicação, mas acho estou a ver que não devia ter sido tão permissivo... Vamos lá a ver o que isto dá! :sh)

Pois ha lojas que eles nao chateiam trocam e ja esta mas em outras eles metem mesmo nojo como a radio popular!!!
Nao sabias mas para a proxima ja sabes chateia os gajos e diz que nos primeiros 15 dias eles tem que te dar um novo sem arranjo ou o dinheiro que eles baixam a bola.E se nao fosse um telemovel ate podias trocar so por nao gostares independentemente do preço.

E se calhar ao empregado que te atendeu nem lhe faz diferença dar um novo ou mandar arranja-lo.

É verdade no meu caso como nao havia outro telemovel igual segundo eles escreveram alguma coisa no recibo e fui buscar outro novo a outra loja da mesma empresa.

Hum, ok.

Já agora, sabes um local onde isso esteja dito de forma "oficial", tipo um documento da DECO ou semelhante?
Nunca se sabe se não irá dar jeito para espetar na cara do funcionário da loja... [;)]
A Lei n.° 24/96 de 31 de Julho: Estabelece o regime legal aplicável à defesa dos consumidores; revoga a Lei n.° 29/81, de 22 de Agosto.

Dá-me dois minutos e já te dou isso![;)]

Artigo 12.°​
Direito à reparação de danos​
1 - O consumidor a quem seja fornecida a coisa com defeito, salvo se dele tivesse sido previamente informado e esclarecido antes da celebração do contrato, pode exigir, independentemente de culpa do fornecedor do bem, a reparação da coisa, a sua substituição, a redução do preço ou a resolução do contrato.
2 - O consumidor deve denunciar o defeito no prazo de 30 dias, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, após o seu conhecimento e dentro dos prazos de garantia previstos nos n.os 2 e 3 do artigo 4.° da presente lei.
3 - Os direitos conferidos ao consumidor nos termos do n.° 1 caducam findo qualquer dos prazos referidos no número anterior sem que o consumidor tenha feito a denúncia, ou decorridos sobre esta seis meses, não se contando para o efeito o tempo despendido com as operações de reparação.
4 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, o consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos.
5 - O produtor é responsável, independentemente de culpa, pelos danos causados por defeitos de produtos que coloque no mercado, nos termos da lei.

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/pub/difusos/10/lei24_96.htm#Artigo12

EDIT: Ainda não encontrei a lei que regulamenta as garantias... Just a second...

A mim aconteceu-me algo parecido. Comprei um modelo em Braga numa loja vodafone. No dia seguinte reparei que o tlm se auto reinicializava. Fui la de imediato e trocaram-me o telefone. O novo de x em qd faz a mesma coisa mas como não é mt frequente que se lixe pois n o vou mandar um tempão para a garantia e ficar sem ele.

Eles não são obrigados as dar-te um novo! Só terão q o fazer caso não seja possivel a reparação.

Qto ao DL das garantias (67/2003) diz no artigo q podes resolver o contrato (ou seja volta td ao inicio) mas é entendimento recorrente q isso só acontece caso o produta não possa ser arranjado.

As lojas só trocam de imediato para manter o cliente contente.

Só nos contratos à distância é q há o dto a resolver o contrato independentemente das razões no prazo de 14 dias.

Não há nada na lei que obrigue o vendedor (ou o fabricante) a trocar o artigo nos primeiros 15 dias ou a aceitar a devolução sem que antes se tente reparar o bem (a excepção é para a venda de artigos à distância, mas ainda assim não sei se serão 15 dias).
O que o vendedor tem que fazer é garantir que o artigo fica completamente reparado (por reparação ou substituição), e só no caso de se verificar que tal não é possível é que a devolução pode ser feita.

Há também a questão das garantias voluntárias (como as que o Continente e afins oferecem, isto é, 15 dias para testar e devolver o produto caso não estejamos satisfeitos). No entanto essa garantia só se aplica se o estabelecimento a oferecer à partida.

1-Eles não são obrigados as dar-te um novo! Só terão q o fazer caso não seja possivel a reparação.

Qto ao DL das garantias (67/2003) diz no artigo q podes resolver o contrato (ou seja volta td ao inicio) mas é entendimento recorrente q isso só acontece caso o produta não possa ser arranjado.

As lojas só trocam de imediato para manter o cliente contente.

Só nos contratos à distância é q há o dto a resolver o contrato independentemente das razões no prazo de 14 dias.

1- São nos casos cujas características do produto não são as enunciadas pelo fabricante/vendedor e não vão ao encontro daquilo que o consumidor procura. Tal situação tb se encontra referida no Dec. de lei 67/2003

2- Toda essa informação encontra-se aqui prevista: http://www.icp.pt/streaming/67_2003.pdf?categoryId=197322&contentId=377467&field=ATTACHED_FILE

Fapoc, boas leituras![;)]

1- São nos casos cujas características do produto não são as enunciadas pelo fabricante/vendedor e não vão ao encontro daquilo que o consumidor procura. Tal situação tb se encontra referida no Dec. de lei 67/2003

2- Toda essa informação encontra-se aqui prevista: http://www.icp.pt/streaming/67_2003.pdf?categoryId=197322&contentId=377467&field=ATTACHED_FILE

Fapoc, boas leituras![;)]

Muito muito útil. Obrigado underground! Ahh e obrigado a todos os que contribuiram.

Este DL vai-me dar um jeitão!

Abraço.

Nem penses duas vezes...

Se estiveres dentro do prazo de 15 dias, vai à loja e pede para te trocarem o telemóvel. Se eles recusarem, pede a quem te atendeu para confirmar com o seu responsável.

No fim se ainda não tiveres o problema resolvido pede o livro de reclamações.
Se eles sequer tentarem dissuadir-te a escrever no livro de reclamações, escreve duas reclamações, a original e outra a explicar a relutância em darem-te o livro. (Não te esqueças de por os nomes das pessoas que te atenderam).

Lembra-te que tu estás a ter este problema, porque alguém não teve a "coragem" para escrever no livro de reclamações, quando situações semelhantes aconteceram.

Esquece ja vi que é um SE..

Eu tenho a perseguição da Motorola....acho que estou traumatizado :sh)

Por acaso com Motorolas nunca tive problemas, nunca tive nenhum.... [:)]

Mas conheço várias pessoas com problemas em Motos...

Eu sempre usei Nokias, o último que comprei, um 6280, deu-me tantos problemas que ao fim de um mês tinha a Vodafone a devolver-me dinheiro pra não me "aturar" mais, foi o único Nokia com qual tive problemas até agora. Andei 2 meses com um Nokia 3410 que aqui tinha em casa que para fazer chamadas e enviar umas mensagens servia, a semana passada decidi comprar uma coisa um bocado mais actual e pimba, foi isto! 6 dias depois estava a devolve-lo, vamos a ver agora como é!!!

Back