Pós e contras de cada um:
Mazda: bem equipada, melhores condições de financiamento (é a que fica mais barata no final do fianciamento), mais exclusiva não existem tantas por ai. Contra tem o problema de manutenção caso seja necessária alguma peça (pelo menos é o que tenho lido,aliás foi devido a essa situação que coloquei de parte o audi a3 sportback).
Megane: estava fora de equação até ver pessoalmente a versão bose, os acabamentos das outras versões não tinham a mesma qualidade (tirando a gtline mas esta a nivel de estetica não me satisfazia), também está bem equipado o único problema tem a ver com o espaço atrás ser ligeiramente acanhado.
Opel: é talvez a mais bem equipada e a versão carro está bem conseguida em termos esteticos. A qualidade de construção e dos materiais é boa na parte frontal,nos lugares traseiros a diferença de qualidade para os frontais é grande (plasticos duros e de qualidade inferior).
Golf: versatibilidade de ser carrinha, boa qualidade de construção, bom preço (é a que mensalmente fica mais barata cerca de 25€ em relação às restantes). A nivel exterior tem um design banal, é também a que desvaloriza mais devagar.
Para além das hipóteses acima ainda cheguei a equacionar a 308 SW e a Audi A3 sportback, mas a primeira não me convenceu a nivel de interiores (era a versão style) a segunda como referi mais acima tenho receio dos custos de manutenção.
Muito sinceramente não sei qual escolher