Ajuda informatica! V2.0 (Actualizado)

Papi

New member
Estive em casa de um amigo meu que o PC dele já teve melhores dias! Quando cheguei lá a fonte de alimentação já tinha batido a bota, e depois de por uma nova aparecia isto:

imagem085nn.jpg

acho que o disco foi :( que acham?

ele tava a func bem, mas derepente a fonte foi-se e aparece sempre isso, eu já li algures que uma má fonte pode estrgar o disco! :(

Pois. Não sei.
No meu, velhinho, isso aconteceu uma vez. Desligou-se e quando o liguei não reconhecia o disco. Fui à configuração do sistema e meti a detecção do disco em automático (que é o normal), portanto, retirei de automático e voltei a meter, e depois fiz reboot e lá o leu. Mas deve ser um caso diferente.

epah... ou o disco queimou, em caso de haver mais discos é preciso ver os pins que definem qual é o master e os slaves, bem como definir isso na bios!

Isso tb é um velhote PII deixa o gajo morrer em paz :D.

Vê a bios como disse o Torres, desliga as unidades opticas e vê os junpers do disco para ver se está bem defenido.

A ordem correcta de arranque na bios é HDD--->CDROM--->FLOPY (isto se o windows estiver a funcionar)

citação:Originalmente colocada por Nthor

Isso tb é um velhote PII deixa o gajo morrer em paz :D.

Vê a bios como disse o Torres, desliga as unidades opticas e vê os junpers do disco para ver se está bem defenido.

A ordem correcta de arranque na bios é HDD--->CDROM--->FLOPY (isto se o windows estiver a funcionar)

o meu aqui em casa é igualzinho a esse... tb é um 400, tem é 256mb de ram e 48GB de disco!

nunca me deixou ficar mal... corre o windows 2000 na boa e dá para o basico! [8D]

Parece-me a mim que ficaram por ligar alguns cabos de corrente..cof cof. Certifica-te que ligaste os cabos da fonte ao disco e à drive de disquetes e que ao andares a mexer lá por dentro não desligaste o cabo de dados que liga o disco e a drive de disquetes à board, tanto nas drives como na própria board.

Tem de funcionar :).

Com um pico de corrente de uma fonte avariada, normalmente os discos é que vão à vida 1º :(

Mas tb está a dar erro de floppy, se não é má ligação dos cabos de dados ou alimentação, pode ter sido a controladora ide que se foi....

O CD-Rom é detectado?

cumps,
[dio]

Como já foi dito, o gajo não vai ao Primary Master... Que deve ser onde está o disco, logo não o descobre...

Se ele diz "Primary master hard disk fail" é porque o vai "consultar".
Verifica se o disco roda. Se não rodar verifica se o cabo de alimentação está bem ligado. Se rodar verifica o cabo de dados. Acho estranho falhar ao mesmo tempo o HD e o floppy.
Se puderes, experimenta com outro disco. Podes também tentar ligar o disco ao conector secundário e/ou colocá-lo como slave.
Em última análise, é realmente possível um pico da fonte danificar o disco. Já por cá aconteceu.

Um abraço.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Como já foi dito, o gajo não vai ao Primary Master... Que deve ser onde está o disco, logo não o descobre...
Muitas da possiveis soluções depende de como estão as configurações da bios e/ou mesmo se foram bem feitas as ligações de alimentação da fonte. O certo é que para te ajudar-mos precisamos de mais informações.

Eu sou adepto que "alguém" se esqueceu de ligar uns cabos.. ou então ligou o cabo IDE ao contrário. O fio que tem as marcas vermelhas tem de ficar virado para a lateral aberta,ok?

mesmo antes de montar a nova fonte, e com a antiga ainda a funcionar, ele nunca aparecia o primary master, e com essa configuração da Bios ele funcionava bem! os cabos estão ligados, aquilo foi tarde mas ainda nao estava a dormir. que configurações da BIOS devo mudar?

a configuração depende da versão do BIOS.
Mas se for parecida com esta:
bios.jpg

confirma se no Primary Master está em "Auto" (Pode estar como "None", ou "User")

Back