Ajuda....Multa sem identificar o condutor

Off topic - é impossivel uma empresa não saber quem conduz determinado carro, ou pelo menos quem o deveria conduzir, por isso, para mim, a coima por não identificar a viatura deveria ser bem pesada...

isso dizes tu que claramente não conheces a realidade laboral,

nem todos os carros da empresa tem um condutor habitual, se não houver uma folha de registos (que ninguem obriga a ter) é mesmo impossível saber quem foi o condutor da hora x do dia y

onde trabalho há 4 viaturas e nenhuma tem um condutor habitual, saem conforme é preciso e com quem é preciso

por acaso faz-se uma folha de registo, mas lá está, ninguem nos obriga a fazer isso

no caso vertente:acorda isso com a empresa, paga a multa, encosta o carro da empresa e mete o teu ao trabalho durante esse prazo

MCunha

Last edited:
Ao fim de quanto tempo é que apareceu a multa na empresa ?

Ainda ontem estava a vir de Espanha pela A29 que vai até Viana do Castelo e os carros que vinham de frente estavam a fazer sinais de luzes e então toca a tomar as devidas precausões ...

Ia eu à frente e mais 2 atrás .... numa descida grande com duas faixas estava uma placa a dizer veloc.max. 70 km/h , encostado à berma estava um Skoda Octavia azul parado ... deduzi logo que fosse radar ... abrandei logo até aos 60 km/h ... nem imaginam ... parecia um tractor, tão devagarinho !!!! os que vinham atrás tb abrandaram .... passado 100 metros depois de passar a bofia os que vinham aceleram que nem uns doidos .... ultrapassaram-me ... para meu espanto vi pelo retrovisor um flash vindo do skoda ... isto ao fim de 300 metros e eu continuava com a msm velocidade : 60 km/h..

Agora eu pergunto : Será que vou ser eu o autuado por estar ao lado dos carros que me ultrapassaram ? Th a certeza que ia à msm velocidade ..

Os radares têm forma de distinguir quais os carros que vão em execesso de velocidade ?

Se me aparecer a multa , posso contestar ?

Abraço,

Nao te preocupes com isso, porque o que o radar faz é por fixaçao de pontos e calcular espaços de tempo por ele pre-definidos e fazer calculos para determinar a velocidade. Segundo o que me disseram! logo nesse caso a velocidade entre pontos do teu carro será correspondente á tua velocidade e nao a dos outros.

Ou fazes isso, dizem que os carros estão sempre com condutores diferentes e que é impossível saber ou então dizes que foi um amigo teu estrabgeiro que estava cá de férias. Tens sempre de pagar a multa mas não focas sem carta. Se os teus patrões forem porreiros pede-lhes para fazerem isso.

Boas,

A mim tb já me calhou uma prenda dessas, só ke foi na autoestrada e fui apanhado a 166Kmh (n foi muito:)) na zona de leiria sentido porto.
Quando chegou a casa a multa já tinha passado uns meses e o carro era alugado!
Como n keria ter problemas, toca a escrever uma carta para os "padrinhos" (GNR) a dizer que n era eu ke ia a conduzir mas sim a minha mulher!:D Toca a espera mais uns meses e lá chega uma carta a casa com a multa em nome da minha mulher. Foi pagar e a minha carta continua limpa!!:D

Boas,

A mim tb já me calhou uma prenda dessas, só ke foi na autoestrada e fui apanhado a 166Kmh (n foi muito:)) na zona de leiria sentido porto.
Quando chegou a casa a multa já tinha passado uns meses e o carro era alugado!
Como n keria ter problemas, toca a escrever uma carta para os "padrinhos" (GNR) a dizer que n era eu ke ia a conduzir mas sim a minha mulher!:D Toca a espera mais uns meses e lá chega uma carta a casa com a multa em nome da minha mulher. Foi pagar e a minha carta continua limpa!!:D

A carta dela é que não.....:sh)

Ainda hoje por volta das 14h30m passei naquela zona e lá estava, a seguir à saída para o estádio, um Toyota Avensis cinzento com todo o equipamento.

Boas...

Eu não te quero estar a mentir, mas aqui na empresa em Janeiro apareceram 3 multas sem condutor, todas de pessoas diferentes e nenhuma minha [;)]

O primeiro pensamento foi o mesmo de muitos deste forum, esqueçam isso dos condutores e paguem só as multas quando elas vierem.

Um dos socios daqui é advogado e foi-se informar, e o que lhe disseram foi muito simples, a empresa é responsavel por todas as dividas que contrai e uma multa não é muito mais do que isso, é uma penalização por uma infracção qualquer mas é também uma divida que a empresa contrai ao estado, uma divida essa que obriga por lei á identificação do infractor, pelo que lhe disseram, se a empresa neste caso não cumprir com a responsabilidade que lhe é atribuida, toda e qualquer responsabilidade vai ser imputada aos Sócios que são os responsaveis maximos da empresa.

Ora eu não estou a dizer que isto está ou não certo, mas que tem a sua logica para forçar o andamento do processo, lá isso tem, tanto que os 3 condutores foram notificados e identificados na respectiva carta.

Mas se alguem tiver mais alguma info era importante...

Cumps

O pagamento da multa cabe à Empresa (caso esta não identifique o transgressor) mas pode dar-se o caso de não existirem registos e dessa forma a Empresa não ter legitimidade para atribuir essa responsabilidade a um funcionário.

Não se deve confundir os Sócios com a Empresa. A Empresa é uma pessoa colectiva e responde através dos sócios ou seus representantes, mas a Empresa propriamente dita não tem carta de condução e como tal não lhe pode ser cassada.

Sem legitimidade para atribuir responsabilidades a um funcionário, apenas haverá que pagar a multa e nada mais. A responsabilidade é da Polícia que não interpelou o prevaricador!

O pagamento da multa cabe à Empresa (caso esta não identifique o transgressor) mas pode dar-se o caso de não existirem registos e dessa forma a Empresa não ter legitimidade para atribuir essa responsabilidade a um funcionário.

Não se deve confundir os Sócios com a Empresa. A Empresa é uma pessoa colectiva e responde através dos sócios ou seus representantes, mas a Empresa propriamente dita não tem carta de condução e como tal não lhe pode ser cassada.

Sem legitimidade para atribuir responsabilidades a um funcionário, apenas haverá que pagar a multa e nada mais. A responsabilidade é da Polícia que não interpelou o prevaricador!

No caso de entidades sem carta de condução, a inibição de condução é substituida pela apreensão do carro. [;)]

Facil vai ao cemitério e tira o nome de alguem que tenha morrido a pouco tempo....estou a brincar..[:)]

isso dizes tu que claramente não conheces a realidade laboral,

nem todos os carros da empresa tem um condutor habitual, se não houver uma folha de registos (que ninguem obriga a ter) é mesmo impossível saber quem foi o condutor da hora x do dia y

Eu claramente não conhecerei a realidade laboral de todas as empresas...[;)]

Acredito que muitas não controlem estas situações, mas também muitas há que não pagam a Ssocial, ordenados, etc...
Há empresas que para alem do condutor, até já sabem onde anda a viatura a cada momento... [;)]

Sendo carro de empresa não se poderá identificar a mulher ou a sogra... A menos que também sejam funcionárias... Digo eu...

Back