Ajuda preenchimento da declaração do IVA.

Já agora, e na sequência das questões que deixei atrás, quem me diz que livros de contabilidade se é obrigado a manter e o que pode (em termos informáticos) substituí-los?

De novo, obrigado pela ajuda que puderem dar (especialmente em relação ao post anterior).

...Onde coloco estes valores? O que devo colocar no "Imobilizado", nas "Existências" e nos "Outros Bens e Serviços"? Esta parte é a que me está a causar mais dúvidas. Que consequências existem de se colocar na parte errada alguma destas compras?
O imobilizado são bens da empresa, propriedade plena da empresa, para uso da empresa que seja de vida longa, tipo computadores, instalações.
Existências são coisas para o trabalho da empresa, stocks para venda, matérias primas, produtos acabados e semi-acabados
Outros bens e serviços são coisas que não se enquadram em nenhumas das outras duas
rubricas.

Pretendia o crédito do imposto e suponho que terei que preencher o campo 94 e 96 (com o excesso a reportar). Se não se pretender o reembolso, mas apenas o crédito do imposto, será alguma vez necessário apresentar a relação de clientes, fornecedores e regularizações?
A relação de clientes e fornecedores só se faz se solicitares o reembolso, se puzeres o imposto a recuperar todo em "Excesso a reportar" não fazes as llistagens de clientes, fornecedores e regularizações.

Já agora, e na sequência das questões que deixei atrás, quem me diz que livros de contabilidade se é obrigado a manter e o que pode (em termos informáticos) substituí-los?

De novo, obrigado pela ajuda que puderem dar (especialmente em relação ao post anterior).
Podes, em alternativa aos livros usar um sistema contabilístico de tua autoria desde que o sistema demonstre eficazmente e claramente IVA das operações que depois é puxado para a declaração.
iva50

kushinadaime: mais algumas dúvidas, que me surgiram, para as quais pedia que te pronunciasses.

Quando temos uma fatura com diversos artigos que se enquadrem em rubricas diferentes (alguns para o imobilizado, outros para existências e outros bens e serviços), devemos retirar o valor total e o montante do IVA para cada uma das rubricas, não é assim?

Por exemplo: o total da fatura, sem IVA, é de 500€. Analisando os artigos, registo 300€ para o imobilizado, 100€ para existências a taxa normal e outros 100€ para outros bens e serviços, registando igualmente o IVA pago. São estes os valores que me interessam e devo fazer esta análise a cada fatura que possua, não é?

Outra dúvida: é possível colocar apenas valores na declaração relativos a IVA dedutível, quando não existem ainda faturas passadas a clientes?

E finalmente: num dos últimos quadros, surge a possibilidade de indicar que é a primeira declaração entregue e a data de início de atividade. Contudo, não me permite preencher estes campos. Porque razão acontece isto?

Obrigado pela tua ajuda! Pela que já me destes e pela que peço agora. (Enviei igualmente PM)

Back