kushinadaime: mais algumas dúvidas, que me surgiram, para as quais pedia que te pronunciasses.
Quando temos uma fatura com diversos artigos que se enquadrem em rubricas diferentes (alguns para o imobilizado, outros para existências e outros bens e serviços), devemos retirar o valor total e o montante do IVA para cada uma das rubricas, não é assim?
Por exemplo: o total da fatura, sem IVA, é de 500€. Analisando os artigos, registo 300€ para o imobilizado, 100€ para existências a taxa normal e outros 100€ para outros bens e serviços, registando igualmente o IVA pago. São estes os valores que me interessam e devo fazer esta análise a cada fatura que possua, não é?
Outra dúvida: é possível colocar apenas valores na declaração relativos a IVA dedutível, quando não existem ainda faturas passadas a clientes?
E finalmente: num dos últimos quadros, surge a possibilidade de indicar que é a primeira declaração entregue e a data de início de atividade. Contudo, não me permite preencher estes campos. Porque razão acontece isto?
Obrigado pela tua ajuda! Pela que já me destes e pela que peço agora. (Enviei igualmente PM)