Um Polo ou um Punto duvido que não fossem mais seguros...
Mas enfim,apenas descrevi o que aconteceu com o citro Ax Mk1, não foi nenhum milagre, foi alguma sorte e dizes bem depende onde se bate.
A mim calhou assim e descrevi como foi.
Mesmo assim contive-me no resto é indaguei-me sobre se tal será normal...
Ao que consta frente deforma-se mais, mas também daí a bater a baixa velocidade e o motor entrar pelo habitáculo a dentro, não é muito normal...
Lá a conhecida do teu pai teve sorte, porque se a frente dele desapareceu e ela não ficou ferida e com o motor ao colo, é porque o carro cumpriu o papel dele
No entanto, tenho boa impressão deste Micra e daí o meu espanto após este episódio ...
![]()
Em termos mecanicos é bom, pois a fiabilidade é grande. O Grande senão, é na minha opinião a falta de segurança em caso de acidente frontal, pois no meu "acidente" o carro que me bateu na traseira era um micra desses e a baixa velocidade o estrago foi mesmo grande, pois para teres uma ideia o motor foi para cima da passageiro do veiculo em questão e o condutor saiu em mau estado. Eu pensei que quando se deu o acidente que o meu veiculo estaria muito amolgado quando vi o estado do micra, mas no meu carro apenas partiu o parachoques traseiro....
Concluo que a nivel de resistencia não deve ser do melhor, de resto não é nada mau.
No caso em questão garanto-te que não foi "normal" o tipo de estrago pois já vi muitos acidentes e alguns bem mais violentos e nunca vi um estrago tão grande: o carro ficou sem frente!Concluis mas se calhar concluis mal, porque esses embates em traseiras, regra geral, deixam mossa relativamente pequena no carro da frente, mas mossa grande no carro de trás, porque a traseira dos carros é bem mais rígida que a frente.
É muito comum ver carros com a traseira praticamente intacta e o carro de trás com a frente destruída.
Qualquer carro é assim, até os 5 estrelas Euroncap, a traseira é sempre mais resistente que a dianteira que tem que absorver os impactos e deformar-se progressivamente []
Depois ainda depende do tipo de pancada, às vezes até pode ser uma pancada seca a 30km/h e ficarem os dois sem nada, e por vezes chega um toque a 10km/h para partir as ópticas e cair o pára-choques no chão []
Claro que os carros daquela altura não eram muito seguros, ainda hoje se vendem utilitários que não têm grande segurança, mas essas comparações nunca se devem fazer entre pancadas dianteiras e traseiras porque são situações "pontuais" []
O Puinto e o Polo são projectos mais modernos que o Micra K11.
Concordo plenamente com o que dizes, mas um estrago daqueles não se justificava. Repara bem na distancia parachoques e o vidro... quase como um smart fortwo...
Querias, não querias ?
Toma !
![]()